top of page

"Foi nosso preparativo para a Olimpíada UFU": a primeira vez da Monetária na elite da CIA

Atualizado: 7 de ago. de 2023

A nação vermelha e azul foi em busca da boa campanha na primeira divisão e conseguiu se encaixar na competição

Por Sofia Volpi


Após totalizar 70 pontos e conquistar o nono lugar na classificação da primeira divisão, a Associação Acadêmica Atlética Monetária finalizou a campanha na Copa Inter Atléticas com duas medalhas de bronze, duas de ouro e uma de prata. A jornada da equipe começou em Uberlândia, com adiantamento de alguns jogos, e finalizou em Uberaba.

“Mais que viver, mais que torcer, sou Monetária até morrer”, canta a torcida da atlética / Foto: Celebra Imagens

Para os tamanduás, as expectativas na CIA eram altas. Depois de conquistar uma vaga na primeira divisão, a equipe se dedicou a obter resultados na competição. Infelizmente, para a diretoria, a classificação não chegou nem perto do que estavam planejando, e, imprevistos atrapalharam a subida ao pódio.


O planejamento foi por água abaixo quando a atlética se viu cometendo um erro de comunicação, que acarretou a desclassificação de uma modalidade e a perda de 13 pontos, que fariam diferença no final. Com os possíveis pontos, a Monetária desbancaria a Medicina UFU e se tornaria a quinta colocada da competição. Entretanto, ficou apenas como hipótese.

“Juntamos tudo de bom e de ruim que aprendemos em Uberaba para colocar na nossa principal competição do ano, a Olimpíada UFU. Tudo isso serviu para unir ainda mais nossa delegação e gestão em si, que pode ser um diferencial nas próximas competições ", concluiu Gabriel Schenten, diretor esportivo.


A história da Monetária na CIA 2023


Para Luiza Rodrigues, presidente da Monetária, a Copa Inter Atléticas é um desafio. “É muito difícil prever tudo, muitas coisas acontecem só lá, são dias muito intensos”. Mesmo com o esportivo preparado e tudo planejado, nem tudo saiu como o esperado. Porém, no geral, Luiza acredita que foi uma boa campanha e que em muitos pontos a delegação melhorou, tanto esportivamente quanto organizacional. “Num todo, tivemos melhoras e pioras”, avaliou a estudante de Economia.


Um fato curioso é que durante o período de competição, Luiza mudou sua foto de perfil no WhatsApp para se dedicar totalmente à presidência da atlética. Nos dias 8 a 11 de junho, a foto da gestora continha informações básicas e necessárias para quem fosse contatá-la, como seu cargo na diretoria, como a encontrar e em caso de urgência: o que fazer. Sem foto padrão, apenas o necessário para gerir uma grande equipe.


Por ser mulher, a presidente acredita que às vezes várias pessoas têm a certeza de que podem “passar por cima” da mesma, tanto dentro quanto fora da atlética. “Seja para qualquer tipo de acerto ou erro, parece que a pressão e o holofote ficam maiores, do tipo ‘vamos ver se ela dá conta, se ela realmente consegue fazer isso’”

Os destaques da Monetária na CIA 2023


Uma das medalhas de ouro da atlética foi conquistada no atletismo masculino. A preparação foi pesada, desde o ano de 2022; os atletas estavam focados na primeira competição deste ano, a CIA. A equipe conquistou o primeiro lugar geral e, para Ruan Neres, atleta dos 100 e 200 metros rasos e revezamento, os treinos foram essenciais para a conquista de confiança, além do suporte da atlética.

“Agora o foco é na Olimpíada. Temos que estar preparados porque talvez alguns times que não se saíram muito bem na CIA podem se desempenhar melhor em setembro”, finalizou o corredor.



Ruan após prova de revezamento / Foto: Celebra Imagens

Já a multiatleta Mariana Castilho, que está na Monetária há mais de seis anos, se sente na responsabilidade de levar motivação para as modalidades que pratica. Ao ser questionada sobre o amor que recebe dentro da atlética, Mariana comentou: “Fico muito feliz por todos terem essa visão de mim, de confiança e de como um modelo mesmo!”.

A estudante de Ciências Contábeis dá seu jeito para conciliar estudos, trabalho e múltiplos treinos durante a semana. Com todo esforço, foi possível conquistar o terceiro lugar geral no basquete, esporte que a mesma pratica desde muito nova. “Tive que parar por um tempo, mas logo voltei, abracei a coordenação da modalidade e tive a felicidade de ver o time crescendo, ano passado ficamos no segundo lugar na Olimpíada e esse ano o terceiro na CIA. É muito gostoso o carinho da atlética e da gestão com essa equipe”, concluiu Mariana.



Mariana em jogo contra a Medicina Uniube na CIA 2023 / Foto: Celebra Imagens

Resultados da Monetária na CIA 2023


Medalhas de ouro - 1º lugar

  • Judô Masculino (Geral)

  • Atletismo: Revezamento Masculino - 4x100m e Vinícius Vieira - 800 metros

Medalhas de prata - 2º lugar

  • Atletismo: Brenda Mendonça (5.000 metros), Douglas Ferreira (Arremesso de peso)

  • Peteca Masculino

  • Natação: Guilherme Lisboa (100 metros medley)

Medalhas de bronze - 3º lugar

  • Basquete Feminino

  • Tênis de Mesa Masculino (Geral)

  • Atletismo: Thassio Ferreira (400 metros), Bruna Alves (Arremesso de peso), Ruan Neres (200 metros)

  • Natação: Guilherme Lisboa (50 metros peito)

Ficha técnica da Monetária

  • Nome: Associação Atlética Acadêmica Monetária

  • Apelido: Money

  • Mascote: Tamanduá-bandeira

  • Fundação: 10 de agosto de 2010

  • Campus da UFU: Santa Mônica - Uberlândia

  • Sede na UFU: Bloco 5S, sala 100

  • Cursos da atlética: Administração, Economia, Gestão da Informação e Relações Internacionais.

  • Presidente: Luiza Rodrigues

  • Diretor de esporte: Gabriel Schenten

  • Primeira participação na CIA: 2022

  • Melhor campanha na CIA: 3º na 2ª divisão em 2022

  • Campanha na CIA em 2023: 9º na 1ª divisão



0 comentário

Comments


bottom of page