Em um fim de semana recheado de atrasos e reclamações, os top 4 da edição anterior venceram seus jogos sem sustos
Por João Maimoni
Os primeiros jogos do handebol masculino da Olimpíada UFU 2024, ocorreram no último sábado e domingo (21 e 22), 16 atléticas da Universidade Federal de Uberlândia se enfrentaram no Campus Educa, na quadra G1, em que normalmente são disputadas as partidas de futsal, mas devido às reformas de alguns ginásios, houve uma divisão dos esportes para outras praças esportivas na cidade de Uberlândia.
Com a necessidade das atléticas estarem em vários lugares diferentes ao mesmo tempo, a famosa aura da Olimpíada esteve mais fraca. Mesmo assim, o fim de semana contou com jogos de alto nível e muitas reclamações devido aos atrasos nas partidas, principalmente no primeiro dia.
Educação Física 47 x 15 Infernal
Já com um atraso de quase 1h, a Educa venceu de forma convincente a Infernal na partida de estreia da recém formada equipe, que é uma união das atléticas do campus Pontal para a competição. O time da casa fez um primeiro tempo perfeito, tendo uma felicidade muito grande na frente do gol, com jogadas rápidas e de ligação direta, terminou a primeira etapa com uma vantagem de 25 a 7.
Seguindo a estratégia de contra-ataques, a Educa não tirou o pé na metade final e mostrou estar pronta para ser considerada uma favorita. Terminou o jogo com um placar de 47 a 15, maior placar do fim de semana. Apesar da derrota, a estreante ainda tem chance na competição, já que vai disputar a repescagem no dia 28.
Em entrevista, o atleta do 4º período de educação física, Felipe Augusto, falou que apesar do time ter trocado de treinador no começo do ano e do pouco tempo de treino, a confiança segue a mesma para um possível primeiro lugar: “Esse ano a gente vai mostrar que aqui é nossa casa, a gente veio pra ganhar”.
Computação 30 x 20 Artes
No último jogo do sábado, o atual quarto colocado da modalidade venceu a atlética da Artes, em um jogo que teve um atraso de quase 1h30 e gerou algumas reclamações sobre o comprometimento da equipe de arbitragem. As duas torcidas estavam presentes e apoiaram as equipes.
O primeiro tempo foi muito equilibrado e disputado, as duas equipes se atacaram e sem recuar, elas mantiveram uma igualdade até a metade do tempo. Depois de desperdiçar um tiro de sete metros, o time de rosa se desestabilizou e os lobos abriram uma vantagem de quatro gols, saíram de quadra vencendo por 17 a 13.
A vantagem só cresceu na metade final, já que a Comp conseguiu manter um fôlego maior até o apito final e encerrou o jogo com um placar de 30 a 20.
Monetária 32 x 14 Moca
No primeiro jogo de domingo, a Monetária saiu triunfante para cima da Moca, o Tamanduá se aproveitou bastante dos erros da equipe adversária. O começo do jogo mostrou o time vermelho mais organizado e atento, abriu uma grande diferença no placar e finalizou a primeira metade na frente: 13 a 5.
A primeira parte já mostrava alguns sinais de calor, mas o segundo tempo foi quando o clima realmente esquentou, com muitas faltas e discussões dentro de quadra. O cansaço permitiu uma chuva de gols, e a Monetária ganhou pelo placar de 32 a 14.
O camisa 12 do time vencedor, Ivan Pereira, contou em entrevista que a equipe da Monetária vem de uma preparação intensa desde o CIA, e falou também da importância da união do time: “A gente está muito entrosado, nós somos muito unidos. conseguimos chegar aqui e imprimir nosso ritmo, fazer nosso jogo e sair com uma vitória muito boa”.
Medicina 29 x 17 Odonto
Em um G1 bem mais animado, a Medicina ganhou da Odonto numa partida bem mais agitada do que o esperado. As torcidas de ambas atléticas estavam presentes, e isso passou para quadra, já que tivemos um começo de jogo eletrizante, mas os futuros médicos souberam aproveitar de várias jogadas rápidas e terminaram o primeiro com sete gols na frente.
O roteiro se manteve, a Atlética do Panda sempre batia de frente na defesa do adversário, mas não conseguia furar, a Medicina aproveitou do cansaço do oponente e de muitos contra-ataques e venceu o jogo por 29 a 17.
Humanas 16 x 13 Psicologia
No terceiro jogo do dia, as duas atléticas não entraram tão inspiradas em quadra, com muitas dificuldades em criar jogadas e principalmente finalizá-las. O primeiro tempo foi morno, a Humanas conseguiu sair na frente, com gols em roubadas de bolas e contra-ataques, terminou a primeira etapa com o placar em 8 a 5.
A segunda metade teve um aumento na qualidade, com as equipes prestando mais atenção, a Psicologia melhorou sua eficiência e diminuiu a vantagem, mas não foi o suficiente, a equipe da pantera venceu o jogo por 16 a 13 e está classificada para a próxima fase.
Engenharia 38 x 14 Fisioterapia
Os atuais campeões mostraram o porquê de ainda serem os favoritos para o primeiro lugar, já que sem dificuldade venceram a atlética da Fisioterapia. Com uma taxa de conversão perfeita nos primeiros 6 ataques, a equipe aurinegra não deu chance ao adversário e manteve o ritmo acelerado até o fim do primeiro tempo e fechou na frente por 17 a 8.
No segundo tempo, a Engenharia apostou em jogadas de alta velocidade e aproveitaram o cansaço acumulado dos oponentes, o Leão seguiu o roteiro da metade anterior e fechou a partida em 38 a 14.
O atleta Welnner Martins comentou sobre a pausa de três semanas entre essa e a próxima fase da competição. Afirmou que, apesar de ser complicado pelo tamanho da espera, o time tem mais tempo para treinar: “dá para a gente corrigir os erros e vim muito mais forte contra a Educa”.
Direito 24 x 9 Gnomada
Mesmo com uniformes muito parecidos, o Direito passou de fase depois de ganhar de maneira convincente da Gnomada, atlética de Patos de Minas. Em um primeiro tempo muito físico, quem conseguiu finalizar melhor suas jogadas foi o Guará, que saiu de quadra à frente por 12 a 4.
Perdendo e sem controle da partida, o camisa 32 da Gnomada, Joaquim Vitor, havia tomado três punições de 2 minutos e foi expulso, ele não gostou e bateu palmas ao juiz, que imediatamente o advertiu com o cartão azul, e está fora da repescagem. Com um jogador a mais, o Direito não teve dificuldade e venceu a partida em 24 a 9.
Mesmo com a vitória convincente, o atleta Augusto Paze comentou sobre a dificuldade de treinar e jogar em uma quadra diferente do costume, já que os jogos são realizados no G1, e não no G2, que passa por reforma: “Por ser uma quadra menor, a marcação fica muito mais apertada. Mesmo a gente treinando no G1, ainda fica complicado.”
Agrárias 26 x 18 Biológicas
Agrárias e Biológicas finalizaram a primeira fase da Olimpíada UFU 2024, com uma partida bastante disputada. A vice-campeã do ano passado saiu melhor no primeiro tempo, criou muitas jogadas e conseguiu abrir uma boa vantagem e foi para o segundo tempo com a vitória por 15 a 7.
Mas o melhor ainda estava por vir: a Biológicas entrou na partida e bateu de frente, o jogo se tornou toma lá dá cá, ambos os times fizeram 11 gols cada na segunda etapa, mas com a vantagem construída no primeiro tempo, o Javali avançou de fase com a vitória por 26 a 18.
RESULTADOS DA PRIMEIRA FASE
Educação Física 47 x 15 Infernal
Computação 30 x 20 Artes
Monetária 32 x 14 Moca
Medicina 29 x 17 Odonto
Humanas 16 x 13 Psicologia
Engenharia 38 x 14 Fisioterapia
Direito 24 x 9 Gnomada
Agrárias 26 x 18 Biológicas
Os jogos de repescagem serão disputados no próximo sábado, dia 28.
Comments