Favoritas se garantiram no Handebol Feminino da Olimpíada UFU 2025
- Arquibancada UFU
- 3 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de set.
Monetária e Medicina fizeram o melhor jogo do final de semana
Por Eric Robert

No último sábado (30), foram definidas as quatro atléticas semifinalistas da Olimpíada UFU 2025. As partidas aconteceram novamente no G2 e contaram com um excelente público ao longo do dia. Os dois primeiros jogos do dia aconteceram às 8h e às 09h20, abrindo a programação do handebol no G2. Depois, a categoria feminina deu espaço aos jogos do masculino e só retornou por volta de 16h30, com o duelo entre Agrárias e Humanas.
Engenharia 18 x 16 Fisioterapia
Após golear a Artes nas oitavas de final, a Fisio chegou embalada para enfrentar a atual vice-campeã da competição, Engenharia. As torcidas das duas atléticas estavam empolgadas, logo às 8h, marcaram presença em grande número no G2 e levaram suas tradicionais faixas e bandeiras para o ginásio.
A primeira etapa da partida começou muito equilibrada, com as duas equipes defendendo muito bem e conseguindo aproveitar as chances claras de gol que eram criadas. O grande destaque dos primeiros 25 minutos foi a ausência de advertências dadas pela arbitragem. Nenhuma atleta sofreu punição de dois minutos no primeiro tempo. A Engenharia terminou a primeira metade com vantagem de um gol, 9 a 8.
No segundo tempo, mais emoção. O grupo de arbitragem, que foi renovado após as oitavas de final, demonstrou estar confuso com o manejo do placar eletrônico, o que fez com que a partida fosse interrompida por alguns minutos. Após o reinício da partida, a Fisio chegou a empatar o jogo, mas conforme a reta final foi se aproximando, a atlética do Leão conseguiu abrir uma vantagem de três gols, e ficou confortável para segurar o placar e jogar a pressão para as adversárias. A melhor atleta da partida foi a goleira Rafaella Lima, da Engenharia, que fechou o gol e garantiu o triunfo para sua equipe. Final: 18 a 16.
Educação Física 19 x 4 Direito
No jogo com maior disparidade técnica do dia, a Educa não tomou conhecimento do Guará e passou por cima das adversárias. No início do jogo, a equipe do Direito demonstrou falhas em todos os setores defensivos, sofrendo gols tanto pelas pontas quanto pelo centro da defesa. No ataque, também não foi diferente.
O Guará não conseguiu encaixar nenhuma jogada ofensiva e errou diversos passes. A maioria desses erros de passe resultaram em contra ataques da equipe do Cachorro, onde as atletas tiveram a oportunidade de finalizar sem marcação defensiva.
Na segunda etapa, o jogo manteve o mesmo roteiro e o técnico da Educa, Raphael Artiaga, aproveitou a vantagem no placar para descansar algumas titulares e usar as jogadoras da segunda unidade do seu elenco. Ao fim da partida, após vitória por 19 a 4, Bianca Camila Gobetti, uma das principais jogadoras da Educação Física, comentou sobre a partida. “Eu acho que o jogo foi bom e maduro de ambos os lados, por mais que haja essa discrepância no placar, acho que isso refletiu a garra que a gente tem tido nos treinos. O time vem com uma energia muito boa desde o ano passado e isso está refletindo dentro de quadra”.

Agrárias 22 x 11 Humanas
Na primeira partida da tarde o Javali e a Pantera travaram um bom duelo em busca de uma vaga entre as quatro melhores do torneio. A partida começou muito estudada e ambas as equipes demonstraram dificuldade para encontrar espaços na defesa adversária.
Com o passar do tempo, a Agrárias tomou a iniciativa e concentrou seu ataque em sua pivô, Ana Flávia Borges, que com um alto índice de aproveitamento, conseguiu marcar diversas vezes no gol da Pantera. A Humanas tentava responder pelas pontas, onde claramente havia um buraco na defesa da atlética verde e azul, e por vezes conseguiu ser efetiva.
No segundo tempo, a tônica da partida se manteve a mesma, com a Agrárias forçando o jogo em sua pivô, que sempre se sobressaia em relação à defesa da Pantera. A Humanas, por sua vez, teve muita dificuldade para conseguir concluir ao gol adversário e viu seu rival abrir vantagem no placar. Após 50 minutos o marcador mostrava vitória da Agrárias por 22 a 11.
Em entrevista, a pivô do Javali, Ana Flávia, comentou sobre o sentimento de jogar mais uma Olimpíada e novamente chegar à semifinal com a Agrárias. “É sempre uma emoção muito grande porque eu jogo Olimpíada há muito tempo e toda vez eu fico ansiosa, é muito bom estar aqui de novo e poder participar pela Agrárias”.
Monetária 16 x 14 Medicina
Na última partida do dia, Money e Med protagonizaram o duelo mais equilibrado das quartas de final. Já no final da tarde de sábado, o G2 se tornou um verdadeiro caldeirão, dividido ao meio entre as cores vermelha, do Tamanduá, e verde, da Serpente. O primeiro tempo começou com bastante contato entre as atletas, o que gerou algumas punições de dois minutos e cartões amarelos para as jogadoras das duas equipes.
A Monetária, mostrou um repertório ofensivo maior em relação a sua adversária e agrediu a defesa alviverde por todos os setores da quadra. Já a Medicina concentrou o seu jogo na central, Maria Júlia Padovani, que jogando sua última Olimpíada, demonstrou muita intensidade e vontade de vencer, além da armadora Rilary Freitas, que teve importante participação no ataque.
Os 25 minutos finais da partida também foram de muito equilíbrio, porém a Monetária conseguiu ser mais efetiva diante do gol adversário, enquanto a Medicina parou em uma barreira chamada Anne Sousa. Além de defender muitos ataques da Serpente pelas pontas, a goleira da Money ainda conseguiu fechar a meta em cobranças de sete metros das adversárias, o que certamente foi decisivo para que a sua equipe saísse vitoriosa. Final de jogo com vitória e classificação da Monetária: 16 a 14.
A goleira Anne Sousa, comentou após o jogo sobre a importância do técnico Rafael Tim na excelente campanha da Monetária até aqui. “O Tim é ótimo. Além de ele ser um bom profissional, ele nos dá dicas, nos mostra onde estamos errando, dá conselhos para as meninas acertarem e ajustarem o seu jogo conforme a situação da partida”.

RESULTADOS
Quartas de final:
Engenharia 18 x 16 Fisioterapia
Educação Física 19 x 4 Direito
Agrárias 22 x 11 Humanas
Monetária 16 x 14 Medicina
.png)








Comentários