top of page

Exatas: preparação e expectativas para a CIA 2024

Atualizado: 28 de mai.

Com muito treino e dedicação, Atlética do Gorila chega para a competição mostrando confiança e humildade


Por Lucas Mendes


A Copa Inter Atléticas acontece entre os dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho e a Exatas é uma das atléticas que irá disputar a competição. Com uma delegação de mais de 120 atletas, o Gorila vai para o torneio com os pés nos chão, mas com a esperança de terminar em uma boa colocação na elite da CIA. 


Expectativas da Exatas no CIA 2024


Mariana Tanaka, presidente da Exatas, falou sobre a preparação e o ritmo de treino que os atletas estão tendo para a competição: “A Exatas vem treinando regularmente desde o começo do ano. Nossos atletas estão em sintonia dentro e fora de quadra, e isso é algo que ajuda muito durante o jogo.”


Confiante na sua atlética, Mariana mantém cautela e declarou: “Nossas expectativas para a CIA 2024 são boas. Passamos todos esses meses nos preparando e gostamos bastante do chaveamento, mas mantemos o pé no chão. Temos que treinar muito até os jogos porque nada é garantido.”


Pedro Oliveira, diretor de esportes da Atlética, também falou sobre a preparação para a CIA 2024. Assim como a presidente, Pedro gosta de manter as expectativas baixas e afirma que, com trabalho duro, a Exatas irá realizar mais uma CIA da melhor forma possível para os atletas e para a entidade.


Pedro ressalta a importância dos treinos, tanto no sentido físico quanto no sentido da integração entre os atletas: “Estamos muito felizes com nossos desempenhos nos últimos amistosos e nos últimos treinos. Nossas equipes tiveram uma evolução no rendimento e também como família; estamos muito unidos em busca do melhor.”



Destaques da Exatas no CIA 2024


Além das rotinas de treinos e da pressão de disputar a CIA pela sua atlética, o estudante de matemática Luiz Eduardo de Assis ganhou mais uma responsabilidade no último mês: o nascimento de sua filha. Ele contou como é dividir a função de atleta, estudante e agora também de pai.


“Minha filha hoje está com 37 dias. Embora ela tenha sido planejada, sua chegada mudou completamente nossa rotina. Ser pai, atleta, discente e ainda lidar com a demanda do trabalho não tem sido fácil”, afirmou o mais novo papai. Ele ainda disse que se sente esgotado mentalmente muitas vezes, mas que nunca deixa de se animar para um treino.


Luiz também conta que a filha é uma inspiração a mais para a disputa da competição. “Minha filha ainda é novinha e não vai conseguir ir me ver jogar, mas ela tem sido mais um combustível na disputa para ganhar esse título. Espero muito que um dia eu possa contar para minha filha que o pai dela foi campeão da CIA no ano em que ela nasceu.”


Disputando a CIA desde 2018 pela Exatas, Victor Hugo, apelidado de Guzin, foi campeão do futebol de campo em 2022. Após as Olimpíadas UFU 2023, ele não iria mais competir, mas resolveu voltar para o Gorila para o seu “last dance” justamente na CIA 2024. De volta à equipe, Victor Hugo falou sobre a preparação para a competição que se aproxima.


“A preparação deste ano está um pouco diferente dos anos anteriores. Nas Olimpíadas do ano passado, eu tinha me 'aposentado' da atlética e decidi voltar a jogar recentemente. Agora temos um time mais volumoso e o ritmo de treino está maior, algo que não acontecia nos anos anteriores, visto que nossa atlética não é das maiores e temos dificuldades em encontrar jogadores, especialmente calouros.”


Com a despedida se aproximando, ele também falou sobre a sensação de defender a Exatas pela última vez.


“É muito diferente, é uma mistura de sentimentos. Eu ainda não pensei muito sobre isso, porque não me dou muito bem com encerramento de ciclos que são bons, mas depois de ganhar as Olimpíadas e a CIA, percebo que fiz um bom trabalho, consegui ajudar a Exatas e deixar o meu legado na atlética. Mas, é claro que a gente vai para essa última CIA com aquele pensamento de 'é a última', e isso dá uma motivação extra.”


Se disputar uma modalidade já é difícil e extremamente cansativo, imagine a vida de Letícia Tiberti, estudante de estatística que disputa todos os esportes femininos da CIA. A atleta contou como consegue administrar o tempo e o ritmo de treinos para se desdobrar em meio a tantos esportes.


“Sempre gostei muito de esporte no geral, então treinar e praticar todos para mim é muito mais uma diversão, o que acho que facilita um pouco. Mas competir em mais de um esporte exige sim mais esforço e gerir o tempo entre os treinos, que eu alterno nos dias da semana.” Letícia ressalta que, durante os jogos, o seu maior preparo fica na mente, em não deixar a ansiedade tomar conta.


Ficha técnica da Exatas


Nome: Associação Atlética Acadêmica Exatas UFU

Mascote: Gorila

Fundação: 23 de março de 2015

Campus da UFU: Santa Mônica

Sede na UFU: Sala 101 do prédio 5S

Cursos: Estatística, Física (Licenciatura), Física dos Materiais, Física Médica, Matemática, Química (Licenciatura) e Química Industrial

Presidente: Mariana Tanaka

Diretor de Esportes: Pedro Oliveira

Primeira participação na CIA: 2016

Melhor campanha na CIA: 5º lugar na primeira divisão em 2018

Última campanha na CIA: 13º lugar na primeira divisão em 2023 

0 comentário

Comments


bottom of page