top of page

Exatas: detalhes da preparação, competidores e expectativas para a CIA 2023

Atualizado: 26 de ago. de 2023

Os gorilas buscam repetir a melhor atuação e estar entre os cinco melhores, figurando no pódio novamente


Por Bruno Stocco


A Olimpíada UFU mostrou a força de diversos esportes da atlética | Foto: Arthur Pereira de Oliveira

A Copa Inter Atléticas (CIA) ocorrerá entre os dias 8 e 11 de junho e contará com diversas candidatas fortes, entre elas a AAA Exatas UFU. Ela se destaca por ter conseguido um sexto lugar no ano passado, bem próximo do pódio. A atlética, que foi campeã do futebol de campo masculino e vôlei masculino, busca defender as medalhas de ouro e ganhar mais algumas. Para isto, a preparação está reforçada.


Considerada “a pequena entre as grandes” pela própria presidente, Amanda Brandão, a atlética do gorila prova cada vez mais porque esse título está “caindo por terra”. Apesar do número limitado de atletas, a Exatas formou uma reputação muito forte em diversas modalidades masculinas, como vôlei, futebol de campo e basquete. Estas equipes foram medalhistas na CIA no ano passado e desejam repetir ou melhorar, caso possível, a colocação.


Mas nem “tudo são flores” para a Exatas. Mesmo com campanhas vitoriosas, muitos atletas diminuíram sua participação. A falta de elenco pode ser um problema para a atlética que se dispõe a participar fortemente da maioria das modalidades. Isto também tem o lado positivo, já que traz um grande incentivo para os outros atletas darem o melhor e se destacarem.


Expectativa da Exatas na CIA 2023


A Exatas crê que pode defender as medalhas conquistadas no último ano. As principais fontes de confiança são os esportes coletivos. Durante as competições recentes, eles conseguiram melhorar seu desempenho em algumas categorias e até se reafirmar como dominantes em outras.


Um exemplo disto é o vôlei masculino. Apesar de não terem alcançado a medalha e terem que se contentar com uma eliminação nas quartas de final na última Olimpíada UFU, a equipe ainda é a atual campeã da CIA, e a presidente Amanda Jordão mostra grande confiança nos atletas. “Os meninos estão indo pra cima pra defender o ouro. Se ganhou o ouro ano passado, tem que defender no outro”.


Confiante para a disputa da CIA, a presidente não se mantém com expectativa alta apenas nas modalidades já consolidadas. “A gente tem várias modalidades que estamos com esperança de sair com o ouro. Vamos tentar pelo menos a maioria. Somos fortes, temostime para isso. A Exatas é a pequena entre as maiores, mas somos muito temidos em relação ao esportivo. Quando a galera fala que vai pegar a Exatas já fica com uma atenção maior porque, querendo ou não, nosso coletivo é muito forte”, afirma Amanda Jordão.


Mesmo quando o assunto são os problemas com o número de atletas, Amanda reforça a confiança forte em seus atletas. “A gente tá muito desfalcado em relação à quantidade de atletas. [...] Não sei se é por conta do pós-pandemia que estavam mais animados em 2022, já que estavam há dois anos sem jogar. Do ano passado pra esse ano, a única coisa que vejo de diferença é a animação e empolgação dos nossos atletas. Mas quem está com a gente está lá pra fazer o melhor e entregar a vitória.”


Destaque da Exatas na CIA 2023


A grande confiança da diretoria é um ânimo a mais para os atletas. A presidente falou sobre alguns dos que mais fazem sucesso na atlética. Entre eles está o estudante de Estatística, Jhonatan Alves, um dos grandes exemplos de multi-atletas da Exatas. Além de vôlei, o jogador também faz parte da equipe titular de basquete e é muito importante em ambas modalidades.

Para ele, a confiança da diretoria é apenas mais um combustível para representar a atlética. “Enquanto eu treino duas horas, tem pessoas treinando quatro. Então todo esforço que eu tenho ainda é pouco e tento colocar isso em prática. Destaque, sucesso e vitória são consequências da sua dedicação e as pessoas que estão no topo do basquete, Michael Jordan, Oscar Schmidt, sempre tinham uma pressão em si. E o erro faz parte, errar a última bola do jogo faz parte de um campeão”.

E mesmo sendo de grande importância em todos os esportes em que participa, Jhonatan fez questão de ressaltar a importância de um bom grupo para um jogo coletivo. “A CIA é um campeonato que vem cada vez mais forte com equipes muito bem preparadas. Eu e toda a equipe da Exatas não ficamos de fora disso. Nós fazemos vários amistosos, academia, treinos muito fortes, muito intensos, para chegar lá e estar bem preparado e acreditar no nosso grupo, na nossa equipe”.


Ficha técnica da Exatas


  • Nome: Associação Atlética Acadêmica Exatas UFU

  • Mascote: Gorila

  • Fundação: 23 de março de 2015

  • Campus da UFU: Santa Mônica

  • Sede na UFU: Sala 102 do prédio 5S

  • Cursos: Estatística, Física (Licenciatura), Física dos Materiais, Física Médica, Matemática, Química (Licenciatura) e Química Industrial

  • Presidente: Amanda Jordão

  • Diretor de Esportes: Kaio Rafael

  • Primeira participação na CIA: 2016

  • Melhor campanha na CIA: Quinto lugar em 2018

  • Última campanha na CIA: Sexto lugar em 2022


Atletas da Exatas


Procurado pelo ARQ UFU, a Exatas não divulgou a lista de atletas que disputarão a CIA 2023.


0 comentário

Commentaires


bottom of page