top of page

Engenharia UDI: detalhes da preparação, competidores e expectativas para a CIA 2023

Atualizado: 26 de ago. de 2023

A história da atlética Engenharia e sua busca pela sétima conquista consecutiva da Copa Inter Atléticas (CIA)


Por Mariana Gulo


Engenharia também atual campeã das Olimpíadas UFU | Foto: Sofia Volpi

A Engenharia está se preparando para disputar a CIA (Copa Inter Atléticas) entre os dias 8 e 11 de junho, em Uberaba, Minas Gerais. Os atuais campeões serão representados por mais de trezentos atletas na competição e buscam o título pela sétima vez seguida. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas da Engenharia para a CIA 2023.


A atlética faz história na competição desde 2015 - ano em que a competição foi criada. Ao contar com 11 cursos e quatro mil estudantes, o Leão busca manter sua tradição e voltar para Uberlândia com mais um troféu na prateleira. O bom desempenho não acontece apenas na CIA, a Engenharia também mostra seu talento nas Olimpíadas UFU. A atual campeã precisa achar espaço nas prateleiras para os vinte e dois troféus ganhos da competição.


Os estudantes não levam a atlética como apenas diversão ou interdisciplinaridade. “Maior do que qualquer um de nós” foi a expressão usada pela presidente Geovana Miranda, que contou um pouco sobre o amor preto e amarelo que corre pelo sangue dos engenheiros: “Isso aqui não é só uma fase da nossa vida, isso é uma parte muito importante que vai nos construir não só como pessoas, mas como profissionais, então a gente valoriza muito.”


Expectativas da Engenharia UDI na CIA 2023


Os engenheiros retornaram a Uberlândia no ano passado com 13 medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Um dos destaques foi o judô feminino, que trouxe ouro para casa, se mostrou forte e criou expectativas para esse ano. Porém, apesar do bom desempenho, os leões se mantêm sempre com “os pés no chão”.


A CIA 2022 foi o retorno pós pandemia, e não foi apenas a competição que ficou dois anos parada. Nos meses de ensino a distância, muitos atletas ficaram sem treinar, mas a confiança da presidente não foi perdida: “Ano passado foi um ano muito bom esportivamente. Voltamos da pandemia muito fortes e unidos. As expectativas aumentaram esse ano. Trouxemos gente nova, dentro e fora de quadra, nas arquibancadas, nas diretorias, nas comissões técnicas. Estamos mais unidos do que nunca, com gestão, atletas e torcida. Temos uma amizade muito forte e isso ajuda muito”, afirma Geovana Miranda.


A Engenharia acredita que pode trazer as mesmas medalhas do ano passado, mas com um foco maior no judô e no jiu-jitsu: “Este ano a gente vai ter alguns atletas que começaram ano passado, alguns que vão competir pela primeira vez e pessoas que foram bem na cia passada. Foi muito legal ver o ano virar e nossos treinos de luta ficarem constantemente cheios, o pessoal gostou bastante. Estou muito ansiosa para ver as lutas", completa Geovana.


Destaques da Engenharia UDI na CIA 2023


Com o tamanho da Engenharia, atletas não faltam. Mas para a presidente Geovana, a atleta Juliana Cristina, estudante de Engenharia Química, é uma das maiores promessas da CIA 2023. A atleta compete pelo judô feminino pelo terceiro ano e afirma que está mais focada do que nunca: “Eu vou com tudo. Estou tentando me preparar o máximo possível, tanto nos treinos da engenharia, quanto nos da UFU, para tentar ser campeã. Esse é meu objetivo maior, esse é meu foco, treinar para conquistar o primeiro lugar.”


Para ela, mais importante que o treino, é a união da equipe, também já citado pela presidente: “E sobre o processo, eu acho que fica bem mais fácil quando se tem uma equipe que está caminhando junto com você, e é assim que é a equipe da engenharia. Sempre tem gente motivada, treinando, buscando o seu melhor e isso vai ajudando a comparecer aos treinos e dar o seu melhor em cada.”


Por fazer parte de uma atlética grande, competitiva e vencedora, Juliana também fala sobre a pressão de ser ‘Engenheira’: “Tem uma certa pressão ali para a gente sempre estar no lugar mais alto do pódio e a gente vem se preparando bem justamente para manter o nosso lugar no pódio.”


Ficha técnica da Engenharia


  • Nome: Associação Atlética Acadêmica Engenharia UFU

  • Mascote: Leão

  • Fundação: 06/03/1972

  • Campus da UFU: Santa Mônica - Uberlândia

  • Sede na UFU: Prédio 1B

  • Cursos da atlética: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Automação, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química.

  • Presidente: Geovana Miranda

  • Diretores de esporte: Ana Laura Correa, Fernando Gil, Raian Nasser e Yasmin Giacomo

  • Primeira participação na CIA: 2015

  • Campanha na CIA em 2022: 1º na 1ª divisão


Atletas da Engenharia


Procurada pelo ARQ UFU, a Engenharia não divulgou a lista de atletas que disputarão a CIA 2023.




0 comentário

Comments


bottom of page