top of page

Engenharia tem dupla de campeões no tênis de mesa da Olimpíada

Apesar de ter levado o ouro feminino e masculino, “Charanga” só foi campeã geral do feminino. O primeiro geral masculino ficou com a Monetária


Por Arthur Martins


Atletas de Biológicas, Educa e Humanas treinam em uma das duas mesas de aquecimento. Foto: Ítana Santos

Nesta edição da Olimpíada Universitária da UFU, a modalidade tênis de mesa foi disputada em apenas um dia. Ao longo do penúltimo sábado (19), atletas de 19 atléticas estiveram no G1 do Campus Educação Física em busca de uma medalha. As equipes buscavam o troféu de campeãs gerais dos naipes, mas só duas levariam. No feminino, a Engenharia de Uberlândia venceu, enquanto no masculino a campeã foi a Monetária.


De acordo com o Regulamento Específico do Tênis de Mesa, cada entidade esportiva pôde inscrever até dois atletas por categoria. No feminino, foram 35 atletas inscritas distribuídas em 18 atléticas, sendo que oito delas perderam por W.O. A Exumadas, que havia feito inscrição, Moca e Engebio Patos não enviaram competidoras. No masculino, foram 39 inscritos, mas oito também não compareceram. Mais uma vez, Exumadas, Moca e Engebio Patos não enviaram delegação. Os outros dois faltantes foram de Aplicada e Psicologia.


Também indicado no livro de regras da competição, os pontos seriam distribuídos até o oitavo lugar da seguinte forma:


O art. 16° previa que, em caso de empate na pontuação geral, venceria a competição a delegação com melhores colocações na classificação final.


Feminino


Atual campeã da Copa Inter Atléticas (CIA) e do Engenharíadas Mineiro, a mesa-tenista profissional Yasmin Martins conquistou a tríplice coroa do esporte universitário pela Engenharia de Uberlândia. Sorridente durante toda a competição, Yasmin atropelou as adversárias, vencendo todas as suas partidas sem perder um set sequer. Segue abaixo a campanha:


Pré-oitavas: Yasmin 2x0 Ana Luiza Pains (Fisioterapia)

Oitavas: Yasmin 2x0 Amanda Branquinho (Biológicas)

Quartas: Yasmin 2x0 Shyrlene Santiago (Fisioterapia)

Semi: Yasmin 3x0 Ana Rávila (Monetária)

Final: Yasmin 3x0 Amanda Assis (Agrárias)


Apesar da dominância, a estudante está focada em participar e vencer os Jogos Universitários Mineiros (JUMs) e, consequentemente, competir nos Jogos Universitários Brasileiro (JUBs). Ela já havia vencido a Olimpíada UFU, em 2013. Na ocasião, Yasmin defendia o azul da Computação. Daquela edição em diante, ela não competiu. Nesse período, a ex-atleta da Educa e da Biológicas Mariane Muraoka criou uma dinastia e levou seis troféus.

Yasmin Martins da Engenharia UDI contra Shyrlene Santiago da Fisioterapia. Foto: Ítana Santos

Medalhista de prata em 2019, Amanda Assis (Agrárias) levou novamente o vice-campeonato. Sua colocação deu ao “Javali” o terceiro lugar geral do feminino, já que sua companheira Beatriz Rissato não chegou às quartas de final. Já a medalha de bronze foi para Ana Clara Mendonça, também da Engenharia. Ela perdeu para a Amanda na semifinal e bateu Ana Rávila, da Monetária, por 3 a 1 na disputa pela última vaga do pódio.


Além da Charanga, a Monetária teve suas duas inscritas entre as oito melhores do campeonato, mais especificamente 4° e 7°, com Fabiana Kamada. Tal feito deu à atlética o segundo lugar geral da modalidade.


Confira abaixo a classificação geral do tênis de mesa feminino:


1. Engenharia UDI - 18 pontos

2. Monetária - 9 pontos

3. Agrárias - 8 pontos

4. Fisioterapia - 5 pontos

5. Medicina - 4 pontos

6. Biológicas - 2 pontos


Masculino


O tênis de mesa masculino da Olimpíada Universitária 2022 teve cheiro e gosto de superação. Em sua quinta participação nos jogos, Tiago Campisi finalmente foi o grande campeão. O atleta estreou no tênis de mesa em 2016 e, logo em seu primeiro ano, foi finalista, mesmo com o braço quebrado. Na ocasião, perdeu para Victor Rubim, companheiro de Engenharia. Em 2017, Tiago conseguiu o bronze após perder na semifinal para Pedro Crivelaro da Engenharia Pontal. No ano seguinte, mais uma derrota para Victor Rubim e mais um terceiro lugar. Em sua quarta participação, em 2019, Campisi voltou à final e novamente foi derrotado por Crivelaro, mas o ano de 2022 prometeu e entregou a redenção.


Campeão do Engenharíadas Mineiro, Tiago chegou à Olimpíada UFU experiente e preparado para o ouro. “Nos últimos três anos, tirando um pedaço de 2020 por conta da pandemia, tenho conseguido ir treinar no Praia Clube ao menos duas vezes por semana”, disse o mesa-tenista, que acredita ter sido a maior constância dos treinos o fator que contribuiu com diferença positiva na parte física, técnica e emocional. O chaveamento permitiu que a final de 2019 se repetisse e deu ao futuro engenheiro a revanche. Por 3 a 2, Campsi venceu o “Pedrão” e levou seu primeiro ouro e a quinta medalha olímpica.

Tiago Campisi atuando contra Vítor da A.A.A Biológicas. Foto: Ítana Santos

Além da experiência no esporte universitário, Tiago Campisi vem marcando presença em competições profissionais. Ele participou da terceira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis de Mesa, que foi disputada entre 21 e 25 de setembro em Uberlândia. Sobre a participação em eventos nacionais, o campeão contou que faz muita diferença para sua carreira, por conta do networking com outros competidores. “Como aqui em Uberlândia não tem nenhum técnico, ficamos à mercê da nossa própria evolução, mútua entre os atletas do Praia”, completou ele.


Enfim, a Engenharia tem os dois melhores mesa-tenistas da UFU. Tiago e Yasmin se conhecem desde 2015, mas recentemente não vêm treinando juntos no Praia Clube. “Algumas vezes por mês a gente bate uma bola com o pessoal da Engenharia na Educa, mas a questão maior é a experiência de jogo dela. [A Yasmin] é uma atleta que já competiu em vários torneios nacionais. Tem experiência em circuitos, o que facilita em grande parte o emocional também.”, falou Campisi. Próximo aos campeonatos, a dupla tem o costume de “bater bola” para acompanhar o nível um do outro.


Apesar do título individual, a Engenharia não levou o troféu geral do masculino, mas o segundo lugar. Com Rodrigo Neves em terceiro e André Lopes em quarto, a Monetária se sagrou a grande campeã. Em terceiro, ficou a Engenharia Pontal.

Os três medalhistas do tênis de mesa masculino da Olimpíada UFU 2022. Foto: A.A.A Monetária/Arquivo Pessoal

Confira abaixo a classificação geral do tênis de mesa masculino:


1. Monetária - 13 pontos

2. Engenharia Uberlândia - 11 pontos

3. Engenharia Pontal - 8 pontos

4. Exatas - 7 pontos

5. Medicina - 5 pontos

6. Artes - 2 pontos


Clique aqui para conferir o resultado completo do tênis de mesa.

0 comentário

Comments


bottom of page