Jogos eletrizantes e disputados marcaram o final de semana no G1
Por Eric Robert
Equipes se enfrentaram na decisão de 2023, com vitória amarela e preta | Fotos: Ítana Santos
O handebol feminino na Olimpíada UFU 2024 voltou a ser disputado no último final de semana, nos dias 2 e 3 de novembro. Quem esteve presente no G1 acompanhou as partidas de duas fases: as quartas de final e as semifinais.
Ao todo, foram seis partidas ao longo do final de semana. As quartas de final ocorreram no sábado, com dois jogos de manhã e dois à tarde, e as equipes vencedoras disputaram as semifinais na tarde de domingo, após a realização dos jogos da categoria masculina.
Direito x Agrárias (Quartas de Final)
A partida que abriu as quartas de final feminina começou por volta das 9h30 de sábado, enquanto o G1 ainda não estava com muitos torcedores presentes. A Agrárias mostrou a que veio e dominou a partida desde o primeiro minuto. A primeira etapa do confronto terminou com incríveis 11 a 2 para o Javali.
Na segunda metade, a partida até recomeçou equilibrada, mas logo a Agrárias voltou a dominar o duelo após algumas penalidades de dois minutos cometidas pela equipe do Direito. O Javali marcou mais onze gols e deu números finais ao jogo: Agrárias 22 a 5 Direito.
Educa x Odonto (Quartas de Final)
Na partida seguinte, mais um domínio. Impulsionada por sua camisa 8, Ana Flávia Buiatti, a Educa fez um jogo perfeito na metade ofensiva da quadra, e concluiu grande parte dos ataques em gols.
Defensivamente, a Atlética do Cachorro deixou alguns espaços na barreira, fazendo com que a Odonto até sonhasse com uma eventual reação, que não veio. Após o estouro do cronômetro, o placar marcava Educa 30 a 18 Odonto.
Educa x Agrárias (Semifinal)
No domingo, as duas atléticas que se classificaram com os placares mais elásticos no dia anterior, estiveram frente a frente em um duelo por uma vaga na grande final, e não deixaram a desejar.
No primeiro tempo, após um início arrasador da Agrárias, a Educa conseguiu equilibrar o jogo, e buscou uma desvantagem de quatro gols, empatando a partida, que se manteve equilibrada pelo restante do período. Na segunda etapa, mais uma vez a Agrárias iniciou muito bem e neutralizou os movimentos ofensivos do Cachorro.
A Educa equiparou as ações do jogo e marcou diversos gols após uma série de conversões de sete metros executados por sua camisa 8, Buiatti. A reta final foi eletrizante e consagrou a partida como a melhor do final de semana. Ambas equipes mostraram muita qualidade técnica e física em busca da vitória, mas nos segundos finais do jogo, a Educa conseguiu o gol da classificação para a final. Placar: Educa 23 a 22 Agrárias.
Ana Flávia Buiatti, eleita a melhor em quadra nos dois jogos da Educa no final de semana, fez uma projeção de como será a grande decisão do Handebol Feminino em 2024, onde a equipe enfrentará a Engenharia, em uma repetição da final do ano passado.
“Vai ser um jogo muito bonito. Tem toda a questão da rivalidade, mas essa rivalidade fica sempre fora de quadra. Eu respeito muito as meninas da Engenharia, acho que acima de tudo vai ser um jogo muito bonito. Estou muito ansiosa pra jogar e que vença a melhor a equipe”, destacou.
Educa volta à final do handebol feminino | Foto: Eric Robert
Medicina x Fisioterapia (Quartas de Final)
De volta ao sábado de handebol, Med e Fisio protagonizaram a melhor partida das quartas de final. No primeiro tempo, quem estava presente no G1 viu um jogo bem físico, com muito contato por parte das atletas de ambos os times. A Med, impulsionada por sua torcida que estava em peso no ginásio, conseguiu levar uma boa vantagem para o intervalo, à frente no marcador por 10 a 5.
Na segunda etapa, a Fisio mudou completamente a intensidade dentro de quadra e, pouco a pouco, se aproximou no placar. A central do Crocodilo, Maria Clara Rodrigues, havia sido substituída no início do jogo após sentir uma lesão, porém a camisa 34 voltou para a partida como armadora esquerda e contribuiu com vários gols na reação de sua atlética.
No fim, a Med voltou para o jogo após um tempo técnico que contou com um “chacoalhão” de seu treinador para sair com a vitória. Placar final: Medicina 18 a 17 Fisioterapia, para a festa dos integrantes da Medonha nas arquibancadas.
Engenharia x Monetária (Quartas de Final)
Na partida que fechou o sábado de handebol, o Leão enfrentou o Tamanduá em mais um jogo que contou com um bom público no G1. A atual campeã aproveitou vários erros da Monetária no setor ofensivo da quadra para crescer na partida.
A Engenharia acumulou diversas roubadas de bola e, através das falhas das adversárias, concluíram muitos contra-ataques em gols. Ao final da partida, as atuais tricampeãs da modalidade na Olimpíada e campeãs da Copa Inter Atléticas venceram por 18 a 11 e garantiram vaga na semifinal.
Engenharia x Medicina (Semifinal)
Engenharia vai em busca do tetracampeonato | Foto: Laura Malavolta
Domingo à tarde, G1 novamente lotado e mais um grande jogo dentro de quadra. Engenharia e Medicina se enfrentaram em um duelo marcado por muitas provocações nas arquibancadas e intensidade dentro das quatro linhas.
No primeiro tempo, as duas equipes exploraram bastante as pontas, onde puderam concluir a maior parte das jogadas em gols. A Med começou na frente do placar e até abriu três gols de vantagem, mas na reta final do período, a Engenharia virou a partida e foi para o intervalo na frente: 9 a 8 para as leoas.
O segundo tempo começou com a Engenharia ampliando sua vantagem para 12 a 8, o que obrigou o treinador da Medicina a pedir um tempo técnico. Maria Julia Padovani, craque da Med, passou a fazer uma marcação individual em Larissa Silva, destaque da Engenharia. Inclusive, em alguns momentos, as duas até conversavam entre si durante os ataques do Leão.
Mesmo assim, a Engenharia aproveitou seu vasto elenco e, com um grande repertório ofensivo, ampliou o placar. Os números finais da partida ficaram em 18 a 13 para a atlética preta e amarela, que agora enfrenta a Educa na final.
Larissa, atleta da Engenharia, comentou sobre a importância da torcida ao longo dessa campanha, fazendo elogios: “Naquele momento que a gente está cansada no jogo, ofegante, deixando o ritmo cair um pouco, a gente olha para a torcida e vê todo mundo ali, torcendo pra gente, gritando pra gente… Isso anima a continuar até o final e nos ajuda a jogar até o último segundo”.
RESULTADOS:
Quartas de Final
Direito 5 x 22 Agrárias
Medicina 18 x 17 Fisioterapia
Educa 30 x 18 Odonto
Engenharia 18 x 11 Monetária
Semifinais
Engenharia 18 x 13 Medicina
Educa 23 x 22 Agrárias
Disputa de Terceiro Lugar - 9 de novembro
Agrárias x Medicina
Final - 10 de novembro
Engenharia x Educa
Commentaires