top of page

Em tarde chuvosa, Medicina é campeã da natação na Olimpíada UFU 2022

Equipe feminina quebrou a sequência vitoriosa da Engenharia UDI. Já a masculina levou o primeiro lugar geral pelo sétimo ano consecutivo


Por Arthur Martins


Atletas da Medicina vibram durante prova de revezamento. Foto: Ítana Santos

Única modalidade aquática da Olimpíada Universitária UFU, as competições de natação ocorreram no último sábado (19), no Praia Clube. As disputas iniciaram às 14h e se estenderam durante toda a tarde, até por volta de 18h, quando os atletas e as atléticas vencedoras subiram no pódio sob chuva. A Medicina foi campeã geral do feminino e masculino.


Apesar de valer a mesma quantidade de pontos para as oito primeiras atléticas colocadas no geral, apenas 13 associações participaram no feminino e 14 no masculino. Houve uma completa ausência das atléticas dos campi de fora de Uberlândia na modalidade. Bio Pontal, Engebio Patos, Engenharia Pontal, Exumadas e a Moca não enviaram atletas. Das A.A.As de Uberlândia, a Psicologia não participou. Outro detalhe da inscrição foi a ausência da Computação no feminino.


O regulamento específico da natação contava com 24 provas entre feminino e masculino. Apesar da chuva, as séries foram realizadas na seguinte ordem:

  • 100m livre

  • 50m peito

  • 100m borboleta

  • 50m costas

  • 200m medley

  • Revezamento 4x50m livre

  • 50m livre

  • 100m peito

  • 50m borboleta

  • 200m livre

  • 100m costas

  • Revezamento 4x50m medley

Dentro do fortíssimo coletivo masculino da Medicina, uma despedida. Ex-presidente da atlética, o nadador Gabriel Ferreira competiu pela última vez na Olimpíada UFU, fato que o motivou a ter uma intensa rotina de treinos.


“Além dos treinos semanais com a equipe da Medicina UFU, desde o início do ano tive acompanhamento junto ao time do treinador Felipe Maia dentro e fora da piscina.”, disse o atleta.


O esforço gerou resultado e Ferreira conquistou dois ouros: 50m costas e 50m borboleta. Ao todo, em quatro participações olímpicas, nadou 16 provas em que levou 12 ouros e quatro pratas. Os números impressionantes que deram a ele o apelido de “Phelps da UFU” em alusão ao maior medalhista da história da natação em Jogos Olímpicos, o estadunidense Michael Phelps.


Essa história com sua atlética começou com o convite de um amigo que na época era coordenador da equipe. “Estava parado por conta do cursinho, mas esse time me fez ter de novo prazer em nadar e criar todo o amor que tenho pela Medicina. Foi muito bom fazer parte disso e sei que para os próximos anos a equipe estará em ótimas mãos”, comentou o atleta.

O time dos futuros médicos é treinado há dez anos por Felipe Maia, sendo que oito atletas treinam com a Medicina concomitantemente com a equipe pessoal de Felipe. Destes, sete nadadores medalharam. “Acredito que consigo unir qualidade e quantidade, trabalhar em cada treino com o máximo de eficiência de cada atleta”, disse ao Arquibancada UFU.

Atleta Gabriel Ferreira em atuação pela Medicina UFU. Foto: Gilson Carvalho Júnior

A natação desta Olimpíada UFU 2022 teve um resultado inusitado: o Top 5 dos dois naipes teve exatamente as mesmas atléticas.


Classificação geral feminino:


Medicina - 317 pontos

Engenharia UDI - 223 pontos

Monetária - 193 pontos

Agrárias - 167 pontos

Educa - 157 pontos

Fisioterapia - 129 pontos

Humanas - 80 pontos

Direito - 75 pontos

Aplicada - 72 pontos

Odonto - 66 pontos

Artes - 20 pontos

Exatas - 12 pontos

Biológicas - 8 pontos


Classificação geral masculino:


Medicina - 317 pontos

Engenharia UDI - 312 pontos

Monetária - 225 pontos

Agrárias - 157 pontos

Educa - 152 pontos

Computação - 150 pontos

Direito - 95 pontos

Fisioterapia - 76 pontos

Artes - 69 pontos

Exatas - 47 pontos

Odonto - 24 pontos

Humanas - 22 pontos

Aplicada - 22 pontos

Biológicas - 4 pontos


Clique aqui para conferir o resultado completo e oficial da natação.


Praia Clube


A princípio, a realização da natação desta edição da Olimpíada UFU estava confirmada para o Parque Aquático Municipal, localizado ao lado do Parque do Sabiá. Contudo, o cancelamento da cessão de espaços públicos para a realização da competição fez com que o palco da modalidade fosse alterado. Com um novo espaço, o Praia Clube, novas regras. Foi permitida a cada atlética a entrada de um dirigente, além dos atletas inscritos. Isso limitou o tamanho das torcidas.


Vencedora de duas provas e estreante em competições da UFU, Beatriz Alves falou ter sido uma experiência fantástica, se sentiu emocionada por competir pela Educa e ter ganhado suas provas, mas o limite de público foi “uma parte chata, porque a natação já é um esporte meio deixado de lado”, disse ela.


Diferentemente da curta piscina do Campus Educação Física, onde grande parte dos atletas treina, a piscina de competição no Praia é longa, ou seja, possui comprimento de 50 metros. Além disso, o clube é estruturado com arquibancada coberta e bons blocos de salto, como elogiado por Beatriz.


Atletas do JUBs marcam presença


Além do destaque da Medicina, os atletas de natação da UFU que representaram a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) nos Jogos Universitários Brasileiros 2022 também estiveram no Praia. Dos 12 enviados para Brasília em setembro, 11 competiram na Olimpíada e dez deles medalharam. Confira abaixo o desempenho deles no sábado de competições:


Bárbara Caetano Silva (Agrárias)

6° no 100m livre feminino

4° no 200m livre feminino


Beatriz Alves de Lima (Educa)

1° no 100m borboleta feminino

1° no 200m medley feminino


Geovani Paiva Souto Oliveira (Fisioterapia)

3° no 200m medley masculino

2° no 100m costas masculino


Guilherme Lisboa de Faria (Monetária)

1° no 200m medley masculino

1° no 100m peito masculino


Isabela Souza Cruvinel Borges (Medicina)

2° no 50m livre feminino

2° no 50m borboleta feminino


Karine Vaz Nunes da Silva (Educa)

3° no 50m costas feminino

1° no 100m peito feminino


Matheus Costa Monteiro (Computação)

2° no 100m borboleta masculino

3° no 5om borboleta masculino


Pedro Augusto de Queiroz Pereira (Engenharia)

2° no 100m livre masculino

1° no 50m livre masculino


Thais Torres Lacerda

Não competiu


Vitor Diassis Marques Rezende (Educa)

4° no 100m livre masculino

2° no 50m livre masculino


Vitor Pereira Thome (Computação)

1° no 100m livre masculino

1° no 200m livre masculino


Vitor Tavares de Assis (Medicina)

2° no 200m medley masculino

3° no 200m livre masculino


No JUBs, apenas Guilherme Lisboa foi medalhista. O aluno de Gestão da Informação, foi terceiro lugar no 400m medley masculino, estilo que não faz parte do quadro de provas da Olimpíada UFU. “A preparação é igual. Eu trabalhei pensando em todas elas [as competições], mas, lógico, a periodização do ano foi pensada no JUBs", respondeu o atleta ao Arquibancada UFU sobre a rotina de treinos para as disputas do segundo semestre.


Guilherme Lisboa prestes a cair na água pela Atlética Monetária. Foto: Ítana Santos



0 comentário

Comentarios


bottom of page