Equipe feminina quebrou a sequência vitoriosa da Engenharia UDI. Já a masculina levou o primeiro lugar geral pelo sétimo ano consecutivo
Por Arthur Martins
Única modalidade aquática da Olimpíada Universitária UFU, as competições de natação ocorreram no último sábado (19), no Praia Clube. As disputas iniciaram às 14h e se estenderam durante toda a tarde, até por volta de 18h, quando os atletas e as atléticas vencedoras subiram no pódio sob chuva. A Medicina foi campeã geral do feminino e masculino.
Apesar de valer a mesma quantidade de pontos para as oito primeiras atléticas colocadas no geral, apenas 13 associações participaram no feminino e 14 no masculino. Houve uma completa ausência das atléticas dos campi de fora de Uberlândia na modalidade. Bio Pontal, Engebio Patos, Engenharia Pontal, Exumadas e a Moca não enviaram atletas. Das A.A.As de Uberlândia, a Psicologia não participou. Outro detalhe da inscrição foi a ausência da Computação no feminino.
O regulamento específico da natação contava com 24 provas entre feminino e masculino. Apesar da chuva, as séries foram realizadas na seguinte ordem:
100m livre
50m peito
100m borboleta
50m costas
200m medley
Revezamento 4x50m livre
50m livre
100m peito
50m borboleta
200m livre
100m costas
Revezamento 4x50m medley
Dentro do fortíssimo coletivo masculino da Medicina, uma despedida. Ex-presidente da atlética, o nadador Gabriel Ferreira competiu pela última vez na Olimpíada UFU, fato que o motivou a ter uma intensa rotina de treinos.
“Além dos treinos semanais com a equipe da Medicina UFU, desde o início do ano tive acompanhamento junto ao time do treinador Felipe Maia dentro e fora da piscina.”, disse o atleta.
O esforço gerou resultado e Ferreira conquistou dois ouros: 50m costas e 50m borboleta. Ao todo, em quatro participações olímpicas, nadou 16 provas em que levou 12 ouros e quatro pratas. Os números impressionantes que deram a ele o apelido de “Phelps da UFU” em alusão ao maior medalhista da história da natação em Jogos Olímpicos, o estadunidense Michael Phelps.
Essa história com sua atlética começou com o convite de um amigo que na época era coordenador da equipe. “Estava parado por conta do cursinho, mas esse time me fez ter de novo prazer em nadar e criar todo o amor que tenho pela Medicina. Foi muito bom fazer parte disso e sei que para os próximos anos a equipe estará em ótimas mãos”, comentou o atleta.
O time dos futuros médicos é treinado há dez anos por Felipe Maia, sendo que oito atletas treinam com a Medicina concomitantemente com a equipe pessoal de Felipe. Destes, sete nadadores medalharam. “Acredito que consigo unir qualidade e quantidade, trabalhar em cada treino com o máximo de eficiência de cada atleta”, disse ao Arquibancada UFU.
A natação desta Olimpíada UFU 2022 teve um resultado inusitado: o Top 5 dos dois naipes teve exatamente as mesmas atléticas.
Classificação geral feminino:
Medicina - 317 pontos
Engenharia UDI - 223 pontos
Monetária - 193 pontos
Agrárias - 167 pontos
Educa - 157 pontos
Fisioterapia - 129 pontos
Humanas - 80 pontos
Direito - 75 pontos
Aplicada - 72 pontos
Odonto - 66 pontos
Artes - 20 pontos
Exatas - 12 pontos
Biológicas - 8 pontos
Classificação geral masculino:
Medicina - 317 pontos
Engenharia UDI - 312 pontos
Monetária - 225 pontos
Agrárias - 157 pontos
Educa - 152 pontos
Computação - 150 pontos
Direito - 95 pontos
Fisioterapia - 76 pontos
Artes - 69 pontos
Exatas - 47 pontos
Odonto - 24 pontos
Humanas - 22 pontos
Aplicada - 22 pontos
Biológicas - 4 pontos
Clique aqui para conferir o resultado completo e oficial da natação.
Praia Clube
A princípio, a realização da natação desta edição da Olimpíada UFU estava confirmada para o Parque Aquático Municipal, localizado ao lado do Parque do Sabiá. Contudo, o cancelamento da cessão de espaços públicos para a realização da competição fez com que o palco da modalidade fosse alterado. Com um novo espaço, o Praia Clube, novas regras. Foi permitida a cada atlética a entrada de um dirigente, além dos atletas inscritos. Isso limitou o tamanho das torcidas.
Vencedora de duas provas e estreante em competições da UFU, Beatriz Alves falou ter sido uma experiência fantástica, se sentiu emocionada por competir pela Educa e ter ganhado suas provas, mas o limite de público foi “uma parte chata, porque a natação já é um esporte meio deixado de lado”, disse ela.
Diferentemente da curta piscina do Campus Educação Física, onde grande parte dos atletas treina, a piscina de competição no Praia é longa, ou seja, possui comprimento de 50 metros. Além disso, o clube é estruturado com arquibancada coberta e bons blocos de salto, como elogiado por Beatriz.
Atletas do JUBs marcam presença
Além do destaque da Medicina, os atletas de natação da UFU que representaram a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) nos Jogos Universitários Brasileiros 2022 também estiveram no Praia. Dos 12 enviados para Brasília em setembro, 11 competiram na Olimpíada e dez deles medalharam. Confira abaixo o desempenho deles no sábado de competições:
Bárbara Caetano Silva (Agrárias)
6° no 100m livre feminino
4° no 200m livre feminino
Beatriz Alves de Lima (Educa)
1° no 100m borboleta feminino
1° no 200m medley feminino
Geovani Paiva Souto Oliveira (Fisioterapia)
3° no 200m medley masculino
2° no 100m costas masculino
Guilherme Lisboa de Faria (Monetária)
1° no 200m medley masculino
1° no 100m peito masculino
Isabela Souza Cruvinel Borges (Medicina)
2° no 50m livre feminino
2° no 50m borboleta feminino
Karine Vaz Nunes da Silva (Educa)
3° no 50m costas feminino
1° no 100m peito feminino
Matheus Costa Monteiro (Computação)
2° no 100m borboleta masculino
3° no 5om borboleta masculino
Pedro Augusto de Queiroz Pereira (Engenharia)
2° no 100m livre masculino
1° no 50m livre masculino
Thais Torres Lacerda
Não competiu
Vitor Diassis Marques Rezende (Educa)
4° no 100m livre masculino
2° no 50m livre masculino
Vitor Pereira Thome (Computação)
1° no 100m livre masculino
1° no 200m livre masculino
Vitor Tavares de Assis (Medicina)
2° no 200m medley masculino
3° no 200m livre masculino
No JUBs, apenas Guilherme Lisboa foi medalhista. O aluno de Gestão da Informação, foi terceiro lugar no 400m medley masculino, estilo que não faz parte do quadro de provas da Olimpíada UFU. “A preparação é igual. Eu trabalhei pensando em todas elas [as competições], mas, lógico, a periodização do ano foi pensada no JUBs", respondeu o atleta ao Arquibancada UFU sobre a rotina de treinos para as disputas do segundo semestre.
Comentarios