Com quebra de recordes e despedidas, piscina do Parque Aquático Municipal teve um dia agitado
Por Eduardo Bessa e Maria Eduarda Amorim
Foi com o Sabiazinho de fundo que os atletas disputaram as medalhas da natação na Olimpíada UFU 2024. | Foto: Eduardo Bessa
A natação teve seu início e fim na Olimpíada UFU 2024 dentro da piscina do Parque Aquático Municipal, localizada no Parque do Sabiá, no sábado (26). O Sol quente acompanhou toda a competição e, após o término de todas as baterias, deu lugar a nuvens cinzas e chuva fria. E o amarelo não se destacou apenas no céu, mas também na piscina, com a Engenharia sendo a campeã geral tanto na modalidade masculina, quanto na feminina.
Mesmo com a grande quantidade de ausentes durante as baterias, as provas ocorreram de forma tranquila e consecutiva. Porém, junto com a chuva, surgiram reclamações por parte dos atletas por conta dos atrasos na divulgação dos resultados .
Para além da competição, a natação na Olimpíada UFU desse ano foi marcada pela despedida de alguns atletas do esporte universitário. Foi possível perceber ver premiação, a emoção de quem subia ao pódio da competição pela última vez.
O atleta da Monetária, Guilherme Lisboa, se despediu da Olimpíada UFU e foi homenageado por sua trajetória | Foto: Eduardo Bessa
Natação Feminina
Nesta modalidade, o placar chamou a atenção para a acirrada disputa entre Engenharia e Medicina, bi-campeã consecutiva até a atual edição.
Com 320 pontos, o Leão superou a Serpente por apenas nove pontos, já que a vice-campeã contou 311 pontos. Ao total foram quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze para a Engenharia, enquanto a Medicina conquistou três medalhas de prata e quatro de bronze. A terceira colocada, Fisioterapia, teve 179 pontos com três medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.
Dentre as diversas atletas que se destacaram na modalidade feminina e saíram com várias medalhas, Camila Oliveira, da Engenharia, chamou a atenção por conquistar o ouro e quebrar o recorde de duas modalidades individuais, 200m Medley e 100m Borboleta. Entretanto, ela esteve ausente da entrega das medalhas após o término da primeira metade das provas, e foi representada por outra pessoa da Engenharia.
A atleta Ana Julia Baptista, do Direito, competiu pela última vez na Olimpíada UFU, conquistando duas medalhas de ouro nesta edição, e quebrando o seu próprio recorde nos 100m costas. A nadadora do Guará falou sobre a sua preparação que resultou em mais um grande resultado:
"Eu venho treinando desde que eu entrei na UFU, mas todo ano acaba sendo uma preparação diferente. Esse ano eu tive muitas competições. Assim, eu fiz o que eu pude no meio-tempo, mas hoje eu me preocupei mais em me divertir, porque é a minha última e eu queria muito aproveitar, pois é muito bom!", destacou.
Ao todo, foram quebrados cinco recordes na modalidade feminina, por atletas de Engenharia, Direito, Psicologia e Fisioterapia | Foto: Gilson Carvalho
Natação Masculina
Apesar do não comparecimento de alguns atletas durante as modalidades, a natação masculina ocorreu de forma tranquila e sem muitas emoções durante as disputas. As exceções à regra foram a desistência que ocorreu nos 50m Peito, em que um dos atletas da Humanas não completou a prova, e também em relação ao Revezamento 4x50 Medley, no qual a disputa entre Engenharia e Monetária ficou acirrada, com a primeira levando a melhor por 1'58''96, com pouca diferença em relação à segunda, que teve 1'59''16.
Ao fim das baterias, com um total de 10 medalhas, divididas entre sete ouros e três bronzes, o Leão manteve o primeiro lugar alcançado na Olimpíada do ano passado. O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, para o Tamanduá e a Serpente. Com também dez medalhas, sendo duas de ouro, cinco de prata e três de bronze, a Monetária garantiu sua subida de posição no pódio, enquanto a Medicina, após oito anos garantindo as duas primeiras posições, ficou no terceiro lugar do pódio com um total de seis medalhas – um ouro, duas pratas e três bronzes.
As emoções foram reservadas para a quebra de recordes, com Guilherme Lisboa, da Monetária, e Andre de Souza, da Engenharia. O representante da camisa vermelha e azul disputou os 200m Medley e marcou o tempo de 2'18"66, ultrapassando seu próprio recorde de 2022, em que marcou 2'19"86. De acordo com Guilherme, desde que ele entrou na UFU e começou a nadar pela atlética, ele busca entregar o seu melhor e, para ele, a sensação de bater o próprio recorde pela quarta vez é incrível.
Já o atleta de camisa preta e amarela entrou na piscina pelos 50m Livre e marcou 0'24''53, superando o recorde de 2018, feito por Vitor Diassis, da Educa, que marcou 0'25''13.
"Eu fico muito grato, porque eu vi essa marca e eles me falaram 'Ô cara 25''18, você tem capacidade de fazer 24', e sabia que eu tinha treinado muito. Eu fico muito feliz, porque toda minha família estava aqui, minha namorada também, e isso para mim é só orgulho de querer treinar mais". Andre ainda destacou que competia desde criança e parou por alguns anos, mas frisou que o apoio e a torcida dos pais sempre esteve presente.
Fora da piscina, os torcedores também fizeram bonito, com a presença de amigos e familiares dos atletas | Foto: Gilson Carvalho
Gota d'água
Em meio a tantas emoções, a frustração também se fez presente. Durante o final das competições, a chuva chegou e foi embora antes do resultado das últimas provas. A demora chateou atletas e dirigentes, fazendo com que a insatisfação se espalhasse pelo Parque Aquático.
Alice Prudente, atleta e dirigente da Monetária, apontou que a organização do ano passado foi boa, mas teceu críticas à condução nesta edição. “Esse ano está sendo diferente: a chamada das provas, a colocação, a premiação, tudo. Então é muito frustrante para a gente, como atleta e como gestão, principalmente, porque estamos aqui, vamos nos treinos e chamamos o pessoal para ir, e na hora da competição, está dessa forma. Então é muito complicado".
A prova dos 50m Livres masculino foi a que mais sofreu com manifestações de erro no resultado | Foto: Gilson Carvalho
O último mergulho
Diversos atletas vitoriosos na natação se formaram e, portanto, participaram de sua última Olimpíada UFU nesta edição. Era possível perceber no rosto deles uma identificação com a sua torcida e sua atlética, que na piscina se tornam um só e com um único objetivo.
Nos pódios e até mesmo após as provas, apesar das provocações, era perceptível a união e alegria de cada um dos atletas. Vários dos que se despediram vão com medalhas e recordes quebrados, guardados para sempre em suas prateleiras, porém a sensação que ficou foi a de uma passada de bastão.
Nomes vitoriosos das Olimpíadas UFU anteriores dão lugar para novos atletas, que além de carregar a missão de manter o espírito competitivo da competição, devem continuar a alegria de estar presente neste evento. Sentimento esse que transbordou no Parque Aquático Municipal.
Isabela Borges, atleta da Medicina, foi uma das homenageadas após o fim das provas. Ela conquistou três medalhas nesta edição e vinha de uma campanha também vitoriosa no ano passado, na qual conquistou quatro medalhas | Foto: Maria Eduarda Amorim
Resultados
Natação Feminina
100m Borboleta - Camila Oliveira - Engenharia - 1'16''7 *Recorde
50m Peito - Isabela Lisboa - Fisio - 0'36''71
100m Livre - Bianca Godoi - Psicologia - 1'10'’2 *Recorde
50m Costas - Ana Julia Campos - Direito - 0'36''12
200m Medley - Camila Oliveira - Engenharia - 2'56''06 *Recorde
Revezamento 4x50m Livre - Engenharia - 2'12''06
50m Livre - Ana Carolina Coelho - Engenharia - 0'32''16
100m Peito - Isabela Lisboa - Fisio - 1'22''50 *Recorde
50m Borboleta - Beatriz Alves - Educa - 0'37''79
200m Livre - Iolanda Tavares - Monetária - 2'55''22
100m Costa - Ana Julia Campos - Direito - 1'20''66 *Recorde
Revezamento 4x50m Medley - Fisioterapia - 2'37''59
Natação Masculina
100m Borboleta - José Jorge de Paiva Rispoli Neto - Medicina - 1'03''50
50m Peito - Pedro Viana Nunes - Engenharia - 0'31''54
100m Livre - Vitor Pereira Thome - Computação - 0'57''43
50m Costas - Benjamin Lemos Baeta - Engenharia - 0'30''53
200m Medley - Guilherme Lisboa de Faria - Monetária - 2'18''66 *Recorde
Revezamento 4x50m Livre - Engenharia - 1'42''34
50m Livre - André de Souza Campisi - Engenharia - 0'24''53 *Recorde
100m Peito - Guilherme Lisboa de Faria - Monetária - 1'08''22
50m Borboleta - Andre de Souza Campisi - Engenharia - 0'26''91
200m Livre - Pedro Silva de Souza - Educa - 2'09''75
100m Costa - Benjamin Lemos Baeta - Engenharia - 1'11''64
Revezamento 4x50m Medley - Engenharia - 1'58''96`
Pódio Geral Feminino
1º Lugar: Engenharia
2º Lugar: Medicina
3º Lugar: Fisioterapia
Pódio Geral Masculino
1º Lugar: Engenharia
2º Lugar: Monetária
3º Lugar: Medicina
Komentar