Primeiro fim de semana contou com diversos aces e nenhum tie-break
Por Bruno Stocco
Os jogos do vôlei masculino tiveram início nos dias 21 e 22, marcando a abertura da Olimpíada. Dentro do calor e barulho do ginásio do SESI Gravatás, várias equipes deram uma boa largada para a busca do ouro.
Exatas x Aplicada
A manhã do sábado apresentou um jogo de boa qualidade para quem assistiu o show da Exatas em quadra. Com mais de 10 pontos de saque, a força do time não vacilou. Um dos destaques, com três aces marcados, foi um rosto novo na equipe: Enzo Tales, do curso de Matemática.
O jogador se apresentou como mais um dos bons nomes do time, que se coloca entre os favoritos novamente. “Eu consegui só agregar, é muito bom você entrar em uma coisa que já está mais ou menos pronta”, conta o “bixo” sobre os ajustes que a equipe passou.
Vale ressaltar também a grande partida do capitão Nikolas Vulcão, que conseguiu manter o ritmo do time acelerado. “Se tem como melhorar, dá mais ânimo ainda. Se for para fazer 20 jogos, é ganhar os 20 de 3 a 0”, ressaltou Enzo.
1º Set: Exatas 25 x 12 Aplicada
2º Set: Exatas 25 x 9 Aplicada
Fisioterapia x Computação
Os campeões do vôlei masculino da Olimpíada UFU 2022 voltaram às quadras com sangue nos olhos. Em 2023, o time da Fisio caiu de forma prematura, mas isso virou uma chave nos jogadores. “A gente não vai parar nas quartas, a gente quer mais. Tem muita gente que vai se formar agora, esse campeonato é para todo mundo”, explica Vinícius Carrijo, central do time.
O discurso não foi da “boca para fora”. O confronto contra a Computação era um dos mais equilibrados desta fase, e o time conseguiu se sobressair. A grande força do Crocodilo foi seu exército de atacantes. Todos na quadra conseguiram manter um alto nível nas viradas de bola. Nenhum momento de maior pressão atrapalhou, já que a rotação dos ataques era alta e ninguém se sobrecarregou.
O levantador, Vinícius Sartori, tem grandes méritos por essa distribuição. Os recursos que ele apresentou em quadra mostram que um bom ataque pode vir de qualquer lugar. A Computação tentou seguir o ritmo da adversária, mas o clima dos dois lados da quadra era diferente. “A Fisio é isso: a Fisio é conquista, a Fisio é vitória”, completa Carrijo.
1º Set: Fisioterapia 25 x 18 Computação
2º Set: Fisioterapia 25 x 10 Computação
Humanas x Psicologia
Já no domingo, a Pantera e a Fênix entraram em um confronto complicado. As defesas de ambos os lados estavam bem acertadas, com grandes rallies acontecendo durante todo o jogo. A ressaca da Arena Olímpica não afetou nenhum dos times, que deram a vida por todas as bolas.
No meio desse jogo longo, a Humanas encontrou uma forma de furar a defesa ou pelo menos enfraquecer o ataque adversário: o saque. O time apostou em saques fortes e precisos para conseguirem mais pontos. Claro que os aces ajudaram, mas o foco era destruir o passe da Psico. Com mais facilidade na recepção, a Pantera poderia construir melhor os ataques e só então furar a defesa.
Dois jogadores tiveram mais destaque nesse quesito, o ponta Ryan Martins e o oposto Miguel Paladino. As boas sequências de ambos abriram vantagem nos dois sets da partida.
Seguindo a estratégia do adversário, a Psico apostou em saques arriscados no segundo set. Com dificuldades, a Humanas colocou Ryan para levantar: “Sou o coringa do time. Joguei nessa posição ano passado inteiro, estou acostumado”, disse ele. A mudança fez efeito e garantiu a vitória apertada no set final.
1º Set: Humanas 25 x 14 Psicologia
2º Set: Humanas 25 x 20 Psicologia
Monetária x Agrárias
Outro confronto difícil da primeira fase aconteceu só no fim da tarde de domingo. As atléticas ficaram um bom tempo esperando devido ao atraso das partidas, que são colocadas em horários muito próximos, então qualquer jogo acirrado atrasa todos os seguintes. Apesar disso, as torcidas estavam em peso no SESI. As baterias tocaram desde o aquecimento até depois do jogo, sem descanso. Isso mesmo com o calor abafado dentro do ginásio.
Várias dificuldades fora do jogo atrapalham a concentração dos jogadores e este foi um fator decisivo na partida. As equipes mostraram estar em níveis técnicos bem próximos, com trocas de pontos durante todo o primeiro set. A diferença entre elas foi a Agrárias cometendo três erros de rotação em momentos de proximidade do placar.
O segundo set tomou outros rumos. Ambos os times já estavam mais presos dentro da partida e se mantiveram assim até o final. O jogo, que já era disputado, ficou ainda mais acirrado, e o nível das jogadas também subiu. Então, entraram destaques das duas equipes: o bloqueio do Javali e o saque do Tamanduá. Os ataques da Monetária sempre encontravam um paredão. Nem todas as bolas paravam no block, mas ele definitivamente atrapalhou e fez a Money arriscar mais.
Mas ainda não foi o suficiente para a vitória da Agrárias. Luiz Gabriel conseguiu dois aces em momentos cruciais para a atlética vermelha, sacramentando a vantagem. Além dele, o time como um todo pressionou muito nesse fundamento, que rendeu uma vitória apertada.
Os jogadores da Monetária mantiveram o pé no chão, apesar da vitória. “Para ser honesto, foi uma partida um pouco abaixo, poderíamos ter apresentado bem mais. A expectativa era de um jogo mais tranquilo”, comentou Luiz.
1º Set: Monetária 25 x 20 Agrárias
2º Set: Monetária 25 x 23 Agrárias
Moca x Infernal
O último jogo do fim de semana começou na escuridão noturna. Com mais de uma hora de atraso, as duas atléticas estavam com toda sua delegação no SESI. Ambas são de fora de Uberlândia e estavam esperando o fim do jogo para poderem voltar para suas cidades depois das competições.
Nem a tristeza de um domingo à noite foi capaz de desanimar as torcidas. Muitas provocações e rivalidade na arquibancada marcaram o jogo, às vezes até passando do limite. Se os atletas tiveram um minuto de silêncio foi muito. Isso tudo incendiou a partida para além do que seria normalmente. Imagina, a atlética inteira assistindo e torcendo por você. É impossível eles não ficarem empolgados.
E o jogo em quadra seguiu o mesmo ritmo de fora dela: acelerado. A Moca virava bola atrás de bola, mesmo com certas dificuldades. A recém-formada Infernal até tentou se manter no mesmo nível, mas não conseguiu. Os atletas de Monte Carmelo mostraram que tem grandes chances de ser uma pedra no sapato dos favoritos nas próximas fases. Surpreendente ou não, é bom abrir os olhos porque ninguém está garantido na final, mas todos estão com muita vontade de ganhar.
1º Set: Moca 25 x 15 Infernal
2º Set: Moca 25 x 16 Infernal
Resultados da primeira fase:
Direito 2 x 0 Gnomada Patos
Exatas 2 x 0 Artes
Fisioterapia 2 x 0 Computação
Engenharia 2 x 0 Artes
Medicina 2 x 0 Biológicas
Humanas 2 x 0 Psicologia
Educa 2 x 0 Odonto
Monetária 2 x 0 Agrárias
Moca 2 x 0 Infernal
Próximos jogos (Repescagem):
A fase de repescagem acontecerá no próximo final de semana da Olimpíada UFU, com as equipes que perderam seus jogos de estreia. Confira quais serão os confrontos, que ainda não têm horário definido:
Psicologia x Gnomada Patos
Agrárias x Biológicas
Odonto x Infernal
Artes x Computação
Comments