top of page

Disputa de vagas restantes passa por chuva no futebol de campo da Olimpíada UFU 2024

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • 3 de out. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de out. de 2024

A repescagem contou com apenas três jogos, todos disputados no Campus Educa.


Por Felipe Regal


Computação foi eliminada nas oitavas de final na última Olimpíada | Foto: Felipe Regal

Seis atléticas, que foram derrotadas na primeira fase, se enfrentaram na busca de uma segunda chance para chegar às oitavas de final. A repescagem do futebol de campo da Olimpíada UFU 2024 era para acontecer apenas no sábado (28), mas por conta da chuva, a metade de um jogo foi disputada no domingo (29).


Humanas x Moca


Após uma dura derrota para a Engenharia na primeira fase, a Humanas entrou em campo contra a Moca e dessa vez venceu por um placar elástico. A equipe de Monte Carmelo começou o jogo com apenas oito jogadores, porque o restante, que vinha de ônibus, atrasou.


Com três jogadores a mais em campo, a Atlética da Pantera não conseguiu abrir o placar e foi só depois que o time adversário estava completo, por volta de 11 minutos de jogo, que saiu o primeiro gol do jogo. A cobrança de escanteio encontrou a cabeça de Cláudio Alves, que estufou as redes.


A superioridade da Humanas não permitiu os ataques da atlética de fora de Uberlândia. Pouco antes do fim da primeira etapa, Fred Carrijo fez o segundo gol da partida - Final 2 a 0.


O início do segundo tempo trouxe mudanças na dinâmica do jogo. A atlética de Monte Carmelo cresceu na disputa e criou algumas chances que foram para fora ou pararam nas mãos do goleiro Felipe Pirovani. Mesmo que tenha visto seu adversário crescer no jogo, foi a Humanas que ampliou o placar com Enzo Mari. - 3 a 0.


Pouco depois, mais um gol da Atlética Roxa e preta. Felipe Ponzio venceu o goleiro com um chute de fora da área, no canto esquerdo. Mesmo com o 4 a 0 adverso,  Moca tentou alguns ataques e conseguiu seu gol de honra com Murilo Pereira.


Ainda deu tempo da Humanas ampliar o placar mais três vezes. Felipe Ponzio, novamente de fora da área, Pedro Henrique Batista e Fred Carrijo fecharam o jogo. Final - 7 a 1.


Após a partida, Felipe Ponzio comentou de passar por uma derrota marcante na primeira fase para uma vitória elástica no segundo jogo: “Nós viemos de um jogo difícil, que não conseguimos impor nosso jogo e nem ficar com a bola, mas conseguimos mudar isso para essa partida. Alteramos algumas peças, formação, e deu certo”. 


Medicina x Infernal


Na segunda partida do dia, Medicina e Infernal, derrotadas na primeira fase por Monetária e Exatas, respectivamente, entraram em campo na disputa pela vaga nas oitavas de final.


O jogo começou com um ritmo acelerado e ambas as equipes buscaram o ataque. Mas, o final não foi bom para a atlética de Ituiutaba. Além de perder seu capitão Marcelo Jorge, por lesão, ainda sofreu o primeiro gol, marcado por João Domingos.


No início do segundo tempo, a Infernal empatou com um pênalti convertido por Alan Almeida. Com isso, a Medicina começou a pressionar a equipe de Pontal, que se defendeu com um a menos, após a expulsão do zagueiro João Guilherme Musembani.


Os ataques criados pela atlética de Uberlândia não terminaram em gols, até que, no último lance do jogo, a atlética do Campus Pontal cometeu um pênalti. O capitão, Diogo Augusto Martins, assumiu a responsabilidade e colocou a bola no fundo da rede – final 2 a 1.


Diogo está na sua última Olimpíada e disse que isso foi mais um motivo para cobrar o pênalti no momento decisivo do jogo: “Realmente, é um peso. Eu sou o cobrador oficial, e poderia ser meu último lance na competição. Graças a Deus, converti”.


Computação x Psicologia


O jogo entre Computação e Psicologia iniciou no horário marcado, às 16 horas, mas terminou muito depois do previsto.


A partida começou com a superioridade da Comp, que abriu o placar com Victor Hugo Silva em um chute de fora da área. Em um dos poucos ataques da Psico, Murilo Martins entrou na área e foi derrubado - pênalti. O próprio camisa dez cobrou, de cavadinha, mas parou nas mãos do goleiro.


Depois da cobrança perdida, a Atlética Rosa melhorou no jogo, mas foi a Computação que ampliou o placar. Em mais um chute de fora da área, Matheus Palmieri fechou o primeiro tempo - 2 a 0.


A chuva, que começou a cair na reta final da primeira etapa, piorou muito no início do intervalo. Alguns atletas até tentaram voltar ao campo, mas era impossível retomar o jogo. Assim como em vários outros esportes da Olimpíada naquele dia, o futebol de campo teve que ser paralisado e remarcado para o dia seguinte.


Jogadores e comissão técnica se abrigaram no vestiário | Foto: Felipe Regal

O segundo tempo ficou definido para domingo, dia 29, às 16 horas. E foi sob o calor que Computação e Psicologia deram continuidade ao jogo. Apesar da mudança de dia, a superioridade da Comp se manteve, e ampliou o placar com mais um gol de Matheus Palmieri.


O ritmo do jogo na etapa final foi mais devagar e aconteceu inteiramente no campo de defesa da Psico. Assim, com todos os seus jogadores no ataque, a Comp conseguiu deixar o placar ainda mais elástico. Samuel Goulart de carrinho, Rodrigo Castro de fora da área e Murilo Donizete fecharam o placar - 6 a 0.


Após o jogo, Victor Hugo Silva, destaque da Computação, comentou sobre a interrupção da partida: “Nunca tinha passado por isso (interromper o jogo por conta da chuva). Afetou a gente um pouco porque a gente tava bem, ganhando de dois a zero, mas também ajudou para ver o que a gente errou e pôde melhorar para o segundo tempo”.


Resultados da repescagem:


  • Humanas 7 x 1 Moca

  • Medicina 2 x 1 Infernal

  • Computação 6 x 0 Psicologia


Confrontos das oitavas de final:


  • Direito x Odonto

  • Exatas x Computação

  • Aplicada x Agrárias

  • Humanas x Medicina


Por conta do sorteio, Engenharia, Fisioterapia e Monetária já estão nas quartas de final.


Comments


bottom of page