top of page

Direito UFU: detalhes da preparação, competidores e expectativas para a CIA 2023

Atualizado: 26 de ago. de 2023

Guará promete reverter a competitividade das quadras em conquistas e bons resultados


Por Leíse Alves


A Associação Atlética Acadêmica Direito UFU está se preparando para disputar a Copa Inter Atléticas (CIA) entre os dias 8 e 11 de junho em Uberaba. A atlética do Guará estará representada por 80 atletas na competição e deseja subir para a segunda divisão neste ano. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas do Direito para a CIA 2023.


Com a proximidade da competição que agita o Triângulo Mineiro, o Direito tem focado em treinos táticos. É esperado que os amistosos se intensifiquem nos dias que antecedem o torneio, a fim de melhorar a capacidade de jogo, o entrosamento entre os atletas das equipes, e principalmente a parceria.


Até porque a CIA já está batendo na porta. Por isso todos os atletas continuam treinando normalmente em suas categorias, mesmo que não componham o time titular. A preparação deve ser igual para todos, afinal, imprevistos acontecem e, de última hora, eles podem ser acionados para representar o Guará.


O Direito UFU tem uma trajetória de muitas vitórias no Jogos Jurídicos Mineiros, e para subir de divisão no próximo mês em Uberaba, eles contam com o espírito de “ser Guará”. O ideal, traçado pela atlética, é trazer cada vez mais esse sentimento para a CIA, e outros campeonatos, como por exemplo a Olimpíada UFU.


Expectativa do Direito UFU na CIA 2023


“Expectativas mais altas do que nunca!”, é o que afirmam os diretores da gestão 2023.


No ano passado, o Direito caiu para a terceira divisão da competição. Com foco nos treinos desde o início do ano, os Guarás acreditam que não pertencem a última divisão da Copa Inter Atléticas.


O objetivo é trazer o troféu de primeiro lugar para a FADIR. Para alcançar esse feito, cada modalidade tem treinado duas vezes por semana e participando de amistosos para os atletas pegarem ritmo de jogo. Além disso, a atlética investiu em treinadores em modalidades mais específicas, como o tênis de campo e o tênis de mesa.


Destaques do Direito UFU na CIA 2023



Além de ser atleta em quatro modalidades, Paula Borges também é diretora de esportes do Direito UFU (Imagem: Arquivo pessoal/Reprodução EXP)

Com diversos poliatletas, o Guará tem como destaque no esportivo a Paulinha. Paula Borges participa dos times de handebol, basquete, vôlei e ainda se arrisca no futsal.


Questionada sobre o destaque, conquista e bons resultados, Paula relembra os Jogos Jurídicos Mineiros e admite que este ano precisam trazer o mesmo entusiasmo para a Copa Inter Atléticas. Ela acredita que a diferença de uma competição para a outra, está na questão cultural e de própria vivência. “O espírito esportivo e competitivo nos Jurídicos é muito mais exacerbado, principalmente no que se refere à torcida, à arquibancada e no ‘sentir Guará’.” E é com esse espírito de pertencimento, que o Direito UFU já sente o “efeito jogos” disponível nas redes sociais grená e dourado.


Ficha técnica do Direito

  • Nome: Associação Atlética Acadêmica Direito UFU

  • Apelido: Guará

  • Mascote: Lobo Guará

  • Fundação: 2011

  • Campus da UFU: Santa Mônica - Uberlândia

  • Sede na UFU: Segundo andar do prédio 3D

  • Cursos da atlética: Direito - Diurno/Noturno

  • Presidente: Alexsandro Cristino Júnior

  • Diretor de esporte: Paula Borges

  • Primeira participação na CIA: 2016

  • Melhor campanha na CIA: Campeã da segunda divisão em 2017

  • Campanha na CIA em 2022: 12º lugar da 2ª divisão

Atletas do Direito UFU


Procurada pelo ARQ UFU, o Direito UFU ainda não divulgou a lista oficial que disputarão a CIA 2023, mas indica uma delegação com cerca de 80 atletas.


0 comentário

Comments


bottom of page