top of page

Direito: preparação e expectativas para a CIA 2025

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • 11 de jun.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de jun.

Com foco na permanência na elite, Direito UFU intensifica treinos e prepara atletas para encarar o alto nível da competição


Por Fernanda Pugliero


ree

Após dois títulos seguidos, Associação Atlética Acadêmica Direito UFU se prepara para volta à primeira divisão | Foto: Acervo pessoal


O Direito está se preparando para disputar a Copa Inter Atléticas (CIA), que será disputada entre os dias 19 e 22 de junho em Uberaba. O objetivo é se manter entre os melhores da elite da CIA. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas para a CIA 2025.


Expectativa do Direito na CIA 2025


Nas últimas duas edições da competição, o Guará conquistou seu lugar na primeira divisão ao garantir o acesso por meio de dois títulos consecutivos, na terceira e na segunda divisão. Para o presidente da atlética, João Passeri, essa trajetória vitoriosa simboliza o trabalho e a evolução da equipe que, após as campanhas anteriores, vem com mais confiança e tem o compromisso de fazer o melhor possível entre os principais times da competição.


Para o presidente, um dos maiores desafios na preparação é colocar toda a intensidade que precisa nos treinos, o que acaba desgastando os atletas. “Esse ano, estamos nos preparando de uma forma diferente. A gente está se preparando para jogar a primeira divisão. Vamos jogar com atléticas de um nível muito alto. Então estamos fazendo uma preparação especial”, destacou João.


“A gente quer muito se manter na primeira divisão, fazer uma boa competição para conseguir manter o nível esportivo que a gente vem apresentando”, finalizou o presidente. 


Rafaela Lima, diretora de esportes, comentou que o planejamento para a CIA está a todo vapor, com vários treinos, reuniões de planejamento e estratégias para terminar de organizar todos os detalhes necessários, em busca do melhor resultado na competição.


“Acho que o maior desafio é não perder a cabeça. Tem sempre muita pressão e muita expectativa, mas acredito que nossa gestão está muito unida e fazendo um ótimo trabalho”, destacou Rafaela.


Ela também pontuou que todas as modalidades têm grande potencial na competição para brigar com as outras atléticas, principalmente as modalidades femininas que vem sendo destaque nos treinos, amistosos e competições que estão participando. 


“A galera está bem motivada, principalmente depois que saiu o resultado do chaveamento. Todos estão dando o seu melhor para chegar e mostrar que o Direito UFU merece estar na primeira divisão.” ressaltou a diretora.


Destaques do Direito na CIA 2025


Matheus Sakate vai disputar a CIA pela primeira vez. Ele pratica quatro modalidades pela atlética: handebol, vôlei, judô e jiu-jitsu. O atleta comentou que treinou praticamente todos os dias para a competição antes das férias e pretende voltar a treinar mais quando estiver próximo da competição.


“Os maiores desafios foram os horários de treino, que são muito tarde, e agora nas férias, porque eu moro muito longe de Uberlândia.”, pontuou o atleta.


Outra atleta estreante na competição é Bianca Bunhola, que pratica vôlei de quadra, vôlei de praia, basquete e futsal. Sobre a rotina de treinos, Bianca comentou que todos estão se esforçando para ter mais de um treino na semana. Para a atleta, um dos maiores desafios na preparação é se comprometer com todos os treinos para que o time esteja sempre completo. 


Ela também ressaltou que, algumas vezes, é complicado conciliar os horários de treino com a faculdade. Porém, ela conta que a sensação de representar a atlética é maior que isso. “É um sentimento de euforia, quero jogar para ganhar, quero torcer. Estou sempre animada e gritando!”


Já Isabella Chimelo, integrante da diretoria de esportes, é veterana na competição, a edição de 2025 será sua terceira CIA. A atleta pratica vôlei de quadra, vôlei de praia, peteca e basquete. “Vi nossa atlética ganhar a terceira divisão, e ano passado ganhamos a segunda. Esse ano, estamos em uma divisão muito forte, então os treinos estão mais intensos e os atletas estão bem engajados.” declarou Isabella.


A diretora também destacou a sensação de participar da competição: “Representar a Atlética Direito UFU é sempre uma alegria. Estar constantemente com o time fortalece muito a nossa relação, somos quase uma família. Todo mundo se apoia e busca evoluir.”


Ficha técnica do Direito

  • Nome: Associação Atlética Acadêmica Direito UFU

  • Apelido: Guará

  • Mascote: Lobo Guará

  • Fundação: 2011

  • Campus da UFU: Santa Mônica - Uberlândia

  • Sede na UFU: Bloco 3D

  • Curso da atlética: Direito

  • Presidente: João Pedro Passeri

  • Diretores de esporte: Gustavo Brandão, Maria Eduarda Maciel, Daniel Rocha, Lara Sene, Maria Luiza Costa, Rafaela Lima, Erick Vilella e Isabella Chimelo

  • Primeira participação na CIA: 2017

  • Melhor campanha na CIA: 6º lugar na primeira divisão 

  • Campanha na CIA em 2024: 1° lugar na segunda divisão



Comments


bottom of page