Primeira competição do ano teve a maioria dos jogos com placares apertados
Por Bruno Stocco
No último sábado, 11 de março, ocorreram as partidas do futsal masculino no campus Educa pelo Agita UFU 2022/2, a primeira competição desde a volta às aulas. Mais uma vez, o formato foi amistoso por causa do intuito principal de integração.
Odonto x Medicina
O primeiro jogo do dia, às oito horas da manhã, nem deixou o sono aparecer. Desde o início foi possível observar um padrão que durou até o fim da partida - ataque atrás de ataque. O ritmo foi muito acelerado e os goleiros precisaram trabalhar muito nos contra-ataques armados pelas equipes. Por isso, sem muito tempo para reorganização, as defesas tiveram problemas para lidar com os atacantes adversários em lances de velocidade.
E foi nesse ritmo frenético que saíram os gols da partida. A Odonto se manteve firme e, em uma sequência de recuperações de bola, abriu o placar. Não demorou muito para aumentar a vantagem em um contra-ataque. A Medicina sentiu e nem mesmo o apoio da torcida, que deve ser lembrada pela quantidade de pessoas presentes no sábado de manhã, conseguiu levantar os ânimos do time.
No segundo tempo, a Odonto fez o terceiro gol na partida. Dessa vez, ver a desvantagem no placar foi o suficiente para a Medicina ensaiar uma possível reação.. Assim foi feito. O controle do jogo virou e, após uma sequência de chutes, a Medicina descontou no placar. Nesse momento, o outro adversário - o relógio - não foi superado.. O resultado poderia ter sido outro se o goleiro Matheus Ribeiro não tivesse feito grandes defesas. Em entrevista ao Arq, Matheus ressaltou o duelo e o desempenho da equipe: “O horário é difícil, mas jogar contra a Medicina é sempre diferente, dá um gás a mais. Se não fosse a minha defesa jogar bem, a gente teria sofrido mais gols”.
Exatas x Agrárias
O segundo jogo do dia manteve a alta intensidade vista no início do evento e, de cara, a Exatas engatou uma sequência de ataques e abriu dois a zero no placar. O tempo era favorável para uma reação dos javalis, mas a pressão sofrida, não - a Agrárias não conseguiu trabalhar a bola. Além da superioridade tática, a vantagem física permitiu que os gorilas ditassem o ritmo do jogo. Como resultado, a primeira finalização da Agrárias só aconteceu nos últimos minutos do primeiro tempo.Na etapa final, os times mudaram - taticamente e mentalmente. O jogo ficou equilibrado e as duas equipes tiveram chances de chegar ao gol. O duelo pegou fogo quando, em uma bela jogada em equipe, a Agrárias descontou. A Exatas sentiu o golpe e desacelerou o jogo, mas, apesar disso, seu adversário não conseguiu aproveitar o momento de fragilidade e o confronto terminou com vitória da Exatas por 2 a 1.
Fisioterapia x Monetária
Depois de uma pausa no masculino para os jogos femininos, Fisioterapia e Monetária se enfrentaram. O jogo mais equilibrado do dia estava muito faltoso e os dois times não pouparam nas reclamações, principalmente com a arbitragem, que foi muito criticada.
O número alto de faltas se deu devido à agressividade dos dois times no momento de roubar a bola - ninguém poupou forças nas divididas. Depois de muito contato, o juiz tirou o primeiro e único cartão amarelo da partida. Tecnicamente, o jogo foi tão equiparado que não houve nenhuma chance de grande destaque e terminou em 0 a 0, um empate sem gols que não agradou a torcida presente.
Aplicada x Direito
O jogo seguinte também foi recheado de infrações e reclamações.. O camisa18 da Aplicada, habilidoso e perigoso quando arrancava com a bola, só era parado com falta. Apesar de ser forte ofensivamente, faltou a Aplicada o equilíbrio defensivo. Como resultado, o Direito saiu em vantagem - 1 a 0.
O Direito dominou a partida e fechou os espaços como pôde até o camisa 18 aparecer. Em uma jogada genial, ele passou por dois marcadores, chegou à linha de fundo e, num chute cruzado e forte, marcou o gol de honra. Em seguida, o Direito marcou mais um gol e fechou o placar em 2 a 1.
Psicologia x Biológicas
O jogo começou equilibrado e sem muito perigo. A rede só balançou em uma saída de bola errada da Biológicas, a bola sobrou para o pivô da Psicologia. Cara a cara com o goleiro, não desperdiçou. Um a zero para a Psico.
A partida continuou monótona, sem grandes chances até o meio do segundo tempo, quando a Biológicas criou chances reais de empate, no meio do segundo tempo. O goleiro da Psicologia precisou fazer boas defesas para evitar o empate. Com foco no empate, a Biológicas relaxou a defesa e deixou espaço para o contra-ataque dos adversários. Dito e feito. No contragolpe, a Psicologia anotou mais um gol. A Biológicas se deu por vencida mesmo antes da partida acabar. A Psicologia, como nada tinha a ver com isso, descolou um pênalti e ampliou o marcador. Fim de jogo: 3 a 0 para a Psico.
Humanas x Computação
O horário da partida prejudicou a Humanas, já que, no momento do jogo, alguns atletas do futsal estavam representando a atlética no futebol de campo. Mesmo assim, o confronto começou insano. A Computação fez sua parte e abriu o placar ainda no primeiro tempo. Em seguida, Samuel, camisa 10 da Humanas, anotou dois gols e virou o jogo. A Comp não se intimidou e correu atrás do empate antes mesmo do intervalo.
No segundo tempo, por não ter reservas, era claro o cansaço da Pantera, que foi dominada até os cinco minutos finais. Nesse tempo, o ataque praticamente não saiu e a a Computação marcou mais dois gols. No fim da partida, os atletas do futebol de campo chegaram para completar o elenco. O jogo, que estava 4 a 2 para a Computação, virou outro. A Humanas controlou e não deixou o oponente trocar passes no ataque. A pressão deu resultado e o empate foi alcançado.
Engenharia x Educa
A última partida do dia também demonstrou a vontade dos atletas.. Como consequência, as equipes não conseguiram formar jogadas certeiras pela forte marcação dos adversários. As torcidas gritaram muito, como sempre, e praticamente se revezaram no controle dos sons do ginásio. A rivalidade, a marcação, a empolgação da torcida e o fato de ser o último jogo deram um sabor diferente dentro de quadra. Os jogadores não tiveram medo de acertar seus oponentes com faltas duras. E foram dessas faltas que saíram as melhores chances do primeiro tempo, seja em chutes diretos, seja em passes para dentro da área.
No segundo tempo, o cansaço decorrente da correria bateu. Os técnicos precisaram recorrer aos bancos e também aos “bixos” - eram três no time da Educa. A partida seguia a mesma até o primeiro gol da Educa - um chute do meio da quadra que carimbou a bola no travessão e quicou dentro do gol. O gol no fim do jogo foi sentido pela Engenharia, que buscou o gol, mas abriu a defesa. No contra-ataque, a tabelinha da Educa resultou no segundo e último gol da partida. Fim de jogo e 2 a 0 para a Educa.
Resultados
Odonto 3 x 1 Medicina
Exatas 2 x 1 Agrárias
Fisioterapia 0 x 0 Monetária
Aplicada 1 x 2 Direito
Psicologia 3 x 0 Biológicas
Humanas 4 x 4 Computação
Engenharia 0 x 2 Educa
Comments