Evento promovido pela Liga das Atléticas da UFU (LAUFU) teve palestras e capacitações sobre diversos aspectos do ambiente esportivo universitário
Por Mateus Batista
O Conecte-se foi realizado no último domingo (4), dentro do Arquibancada Sports Bar, com o objetivo de auxiliar as novas gestões das atléticas da universidade. Promovido pela LAUFU, o evento contou com diversas palestras e capacitações sobre a organização dentro das AAAs, como identidade visual, produção de eventos, assédio no ambiente universitário, termos jurídicos e parte esportiva.
O Conecte-se começou a ser pensado após a Olimpíada UFU do ano passado, após a percepção de déficits em setores de algumas atléticas, segundo Leonardo Yamaguti, presidente da LAUFU. “Enquanto Liga, temos um papel de evitar que as atléticas cometam esses erros que, para nós, são básicos. [Erros] em lançamento de kit de produtos, em eventos, como lançar um recurso esportivo”, completou.
Outro detalhe importante para a LAUFU apareceu nos palestrantes do dia: inicialmente, a Liga procurava um outro ponto de vista externo à UFU, buscando um atleta famoso ou atléticas de outros estados para passarem seus conhecimentos. Porém, a organização do evento optou por trazer pessoas que já passaram pelas AAAs da universidade, devido ao seu conhecimento da realidade do esporte universitário dentro da UFU. Esse é o caso de Guilherme Dezopa, que ministrou uma palestra sobre identidade de marca dentro das atléticas.
Guilherme foi membro da gestão na antiga Atlética da FACED (união dos cursos de Jornalismo e Pedagogia) em 2016 e participante das conversas para a fundação da Humanas no ano seguinte. Ele conta que ficou muito grato com o convite e exaltou a dedicação de parte da sua vida com o esporte e o entretenimento universitário.
“Voltar anos depois, após muitas experiências profissionais no país todo e muito estudo, dialoga com o que eu acredito que é o marketing e a comunicação: nutridos de colaboração, estudo e bons insights”, completou.
Segundo a LAUFU, 130 convites foram vendidos, e não se restringiram apenas para atléticas localizadas em Uberlândia: Monte Carmelo, Engenharias e Biotecnologia de Patos e Engenharia Pontal estiveram presentes no Conecte-se. “Para a Liga, isso é importante, por serem atléticas que se sentem deixadas de lado por não estarem aqui em Uberlândia”, exaltou Leonardo.
Esse convite não passou despercebido pelas AAAs de outros campi. Ana Quevedo, presidente da Engenharia Pontal, agradeceu o convite da LAUFU e parabenizou a iniciativa da Liga. “Foi a primeira vez que tivemos alguma integração com o pessoal de Uberlândia sem ser pela Olimpíada. Fico muito feliz de terem lembrado dos campi avançados e fazerem de tudo para irmos”, ressaltou.
“O conhecimento que tivemos nesse domingo foi incrível. Tínhamos várias dúvidas sobre marketing, evento, até mesmo sobre CNPJ, e todas foram sanadas. É de extrema importância ter esses eventos semestralmente se possível, pois sempre temos pessoas novas nas gestões”, apontou Ana, que assumiu a presidência do Rinoceronte em janeiro.
Comentarios