Pré-oitavas e oitavas de final foram marcadas por disputas acirradas e torcidas fervorosas
Por Estela Araújo
Depois de muita espera durante os anos de pandemia, a Olimpíada UFU finalmente está de volta. O último final de semana foi marcado por muitos jogos e resenha dos alunos de todos os campi, que vieram de longe para fazer história no futsal feminino. E é claro que as meninas deram o seu nome e trouxeram suas atléticas para alguns destaques.
Já é jogos! - Oitavas
O primeiro jogo começou às 8 hs do sábado. Arrastada na ressaca da abertura do dia anterior, a torcida estava presente para prestigiar as jogadoras da EngeBio (Atlética da Engenharia e Biologia de Patos de Minas) contra a Exatas de Uberlândia. O primeiro gol foi marcado pela atlética de Patos que estava dominando a bola durante os primeiros minutos de jogo. Chamado por alguns torcedores de uma partida ‘’corpulenta’’, a partida foi marcada por ser um pouco agressiva em alguns momentos, tendo algumas pausas por jogadoras que sofreram alguma queda, algo que ocorreu em ambas equipes. Uma atleta da da EngeBio precisou ser levada para o posto médico após uma fratura no joelho, sendo retirada de todos os jogos inscritos da competição. Após o ocorrido, o time sofreu um pouco para recuperar a bola, levando três gols da Exatas, que ganhou a partida após os pênaltis.
GOOOOL!!!! - Pré-oitavas
As equipes da Humanas e Exumadas já entraram em quadra com todo gás que guardaram durante os treinos. Nos primeiros minutos de jogo, a atlética da Humanas já lançou dois gols quase que seguidos. Aos gritos e apoio da torcida, o jogo seguiu extremamente competitivo, com muita troca de bola foi marcado por muitos “quase gols” da Exumadas que, após muita persistência, conseguiu fazer dois gols seguidos no segundo tempo, que foram comemorados por ambas torcidas. Mesmo com muita persistência e garra, a Exumadas não conseguiu ultrapassar as panteras, que ganharam o jogo com oito gols certeiros.
Chegou as mais temidas de todas
Os times de Direito e Engenharia (ambas de Uberlândia) chegaram acompanhados de uma arquibancada estrondosa, que tremeu o ginásio com gritos de guerra, faixas, bandeiras e as cores das atléticas. Foi um jogo extremamente corporal entre as competidoras que, com o fogo de suas torcidas, entregaram muita troca de bola na quadra do G1.
A torcida da Engenharia fez muitas provocações às jogadoras do Direito, que não se deixaram abalar e seguiram persistentes na tentativa de um gol, que não saiu até o final da partida, deixando a última vitória do dia para o sangue amarelo e preto.
Ao final da partida, o técnico da Engenharia, Renato de Freitas, conversou com o ARQ UFU e comentou que a estreia é sempre difícil, que dá um frio na barriga, ainda mais por ser a primeira Olimpíada de algumas jogadoras, mas que a vitória veio através de muito treino.
Gol de novo?
O destaque da competição foi para o jogo que aconteceu após o almoço de domingo. Computação e Fisioterapia entraram na quadra prometendo um jogaço daqueles. A disputa iniciou com dois gols da Fisioterapia, que dominou a bola quase o jogo inteiro, paralelamente onde a torcida também dominava, pois nas arquibancadas quase não se via computeiros. O primeiro tempo seguiu com muitos gols, no qual as jogadoras da Computação quase não tiveram contato com a bola, e seguiu da mesma forma no segundo tempo. A Fisioterapia deu um show de gols, terminando a competição com 16 gols certeiros e deixando o outro time apenas na vontade sem nenhum.
Foi uma partida que mostrou um time muito unido, como afirmou a jogadora Shyr, da Fisioterapia, que disparou oito gols na partida: “ A gente joga muito na garra e na força de vontade, não é questão de talento, é questão de querer muito’’. A atleta ainda comentou que foi um prazer jogar com as meninas.
O final de semana foi recheado de partidas históricas, com jogadoras que treinaram muito para chegar nas suas vitórias, mostrando que o futebol feminino deve ser valorizado, como disse a jogadora Ana Maria, da Aplicada: ‘“O que eu puder dar o melhor de mim em quadra eu vou dar, pelo futebol feminino, que eu sempre venho tentando representar da melhor forma. sempre é um esporte que as mulheres ficam muito negligenciadas e é um espaço muito machista, mas a gente vem mostrando que temos futebol para mostrar e pra dar o melhor’’.
Por ser as oitavas, o clima era, com certeza, de uma final de Olimpíada.
Confira os resultados dos jogos:
Pré-oitavas
Agrárias 13 x 2 Psicologia
Humanas 8 x 2 Exumadas
Aplicada 3 x 1 Biológicas
Oitavas
Biologia Pontal x Engenharia Pontal
Exatas 3 x 3 EngeBio
Pênaltis Exatas 3 x 2 EngeBio
Engenharia Udi 3 x 0 Direito
Computação 0 x 16 Fisioterapia
Medicina 3 x 1 Odonto
Aplicada 12 x 1 Artes
Monetária 4 x 0 Humanas
Educa 7 x 0 Agrárias
Commentaires