Entre partidas apertadas e dominadas, show ficou com Educação Física e Moca
Por Felipe Domingos
As oito melhores atléticas do basquete masculino na Olimpíada UFU entraram em quadra no dia 22 de outubro (sábado) buscando uma vaga nas semifinais do torneio. Educação Física, Humanas, Engenharia Udi e Monetária conseguiram suas vagas em jogos com nível superior aos duelos anteriores da competição.
Exatas x Engenharia Udi
Exatas e Engenharia Udi abriram as quartas de finais em partida bem disputada. O jogo foi marcado por forte embate dentro do garrafão entre Jairo Pereira (Exatas) e Alessandro Gabriel (Engenharia Udi). Sem a presença do técnico até o terceiro quarto, a Engenharia Udi, equipe campeã da CIA (Copa Inter Atléticas), se mostrou perdida na partida, ao comparar com as atuações recentes da atlética, mesmo se mantendo à frente do placar durante o duelo.
Com a chegada da comissão técnica na reta final da partida, a equipe preta e amarela começou a mandar no jogo, liderados principalmente pelos pontos convertidos pelo camisa 3, Rodrigo Almeida. A vantagem no placar no terceiro quarto foi de treze pontos, diferença essa que só aumentou no último quarto, resultando em um placar final de 64 a 40.
Rodrigo Almeida, destaque da partida, comentou o impacto da ausência do treinador para o andamento da partida. “Sempre faz diferença não ter o técnico nos auxiliando porque ele consegue ver muitos erros de fora que a gente,que está em quadra, muitas vezes não percebe”, destacou o atleta.
Educação Física x Moca
Educação Física e Moca protagonizaram a melhor partida do campeonato até agora. Os times fizeram um jogo para ninguém se esquecer. A atlética de Monte Carmelo veio para Uberlândia em busca de mais uma vitória apostando no seu principal jogador, Pedro Augusto. A Moca liderou a partida desde o início, mas deixou a vitória escapar nos minutos finais.
A equipe conseguiu oito pontos de diferença, vantagem que começou a ser diluída após a Educa começar a marcar a saída de bola da Moca, que não conseguiu avançar ao ataque e realizar seus pontos. Mesmo assim, a virada só aconteceu faltando dois minutos e cinquenta segundos para o fim.
A partir deste momento, aparentemente o time de Monte Carmelo se demonstrou decepcionado e cansado com a situação, realizando somente mais um ponto em lance livre. Mérito total da equipe da Educação Física que conseguiu se manter calma, mesmo estando atrás do placar a partida inteira, e ainda realizou suas táticas de recuperação de bola, defesa do garrafão e ataques liderados por Thiago Sobon e Rafael Gumerato, resultando em 54 a 51 para a equipe da Educa.
O próximo jogo da Educa é contra a Monetária, atual campeã do torneio. Questionado sobre um possível jogo contra a atlética detentora do título, Gumerato disse: “Vai ser um jogo difícil. Eu conheço os caras, eles tem bons jogadores, eles provavelmente já vão chegar com uma marcação especial para a gente, porque eles conhecem os nossos jogadores. Então, jogo fácil a gente não vai ter, mas a gente tem time pra ganhar”.
Engenharia Pontal x Monetária
A partida entre Engenharia Pontal e Monetária foi a partida mais desequilibrada das quartas. A atlética do Pontal até tentou duelar com a atual campeã do torneio, mas não se mostrou à altura para eliminar a equipe liderada pelo capitão Erick Henrique.
Mesmo tendo muitas bolas a equipe de Ituiutaba não conseguiu realizar as cestas necessárias para vencer a partida, além de realizar muitas jogadas individuais sem sucesso. Em contrapartida, a equipe da Monetária mostrou-se muito sólida e calma para realizar suas jogadas, principalmente passando a bola por Max Scholten e Erick Henrique, vencendo seus adversários por 48 a 28.
Em entrevista ao ARQ UFU, o capitão Erick Henrique foi questionado se daria para levar o favoritismo de campeão para quadra contra o time da Educação Física. “Eu acho que dá sim, a gente vai chegar na semi favorito, só que vai ser um jogo duro. Eu conheço bastante a Educa, a gente vai ter que correr bastante, vai ser um jogo de quem tem mais perna”, pontuou o estudante.
Humanas x Artes
Enquanto chovia do lado de fora, poucos pontos ocorreram dentro do G6, até porque o confronto entre Humanas e Artes teve o menor placar da rodada. Mesmo fazendo poucos pontos, a equipe da Humanas ganhou a partida por 44 a 31, tendo liderado a partida desde o início.
A Pantera já conseguiu chegar entre as quatro melhores equipes do torneio, superando a sua campanha de 2019, quando a Humanas não chegou nem nas quartas de finais.
Em entrevista ao ARQ UFU, o técnico Alexandre Pinheiro ressaltou a evolução da equipe: "A atlética é muito boa, um local muito bom para trabalhar, oferece para a gente toda a estrutura. De 2019 pra cá, pelas informações que eu colhi, houveram muitas mudanças no time, mudanças significativas, e isso pode estar refletindo agora na possibilidade da gente disputar a semifinal.”
A equipe preta e roxa é a única a chegar nas semifinais sem ter marcado no mínimo 60 pontos em um jogo, sendo sua maior marca os 44 pontos dessa rodada. A equipe terá que se superar para passar pela Engenharia Udi, melhor pontuadora do torneio.
Resultados
Exatas 40 x 64 Engenharia Udi
Educação Física 54 x 51 Moca
Engenharia Ponta 48 x 28 Monetária
Humanas 44 x 31 Artes
Próximos jogos
Monetária x Educa
Engenharia Udi x Humanas
*Todos os jogos serão realizados no G6 do campus da Educa. A ordem e horários do jogos ainda serão confirmados.
Comments