Recém-chegados aproveitaram a oportunidade para ter o seu primeiro contato com a modalidade
Por Leíse Alves, Letícia de Paula e Pedro Bueno
As competições de natação no Agita UFU ocorreram na manhã do último domingo, 9 de outubro, na piscina do Campus Educa. O evento, que contou com 17 provas, sendo nove masculinas e oito femininas, possibilitou a integração de novos atletas, mas também foi utilizado para os nadadores se prepararem para a Olimpíada UFU.
A principal intenção do Agita é permitir que calouros possam ter a sua primeira oportunidade no esporte, porém, como competitivo que são, todos aproveitaram para desempenhar o seu melhor nível na piscina.
Em meio às 17 provas, a atlética da Educação Física foi quem mais se destacou, com seis primeiros lugares. Logo depois dos ‘donos da casa’, a atlética da Computação fez bonito com cinco vitórias, seguidos da Engenharia que venceu quatro. Já a Aplicada e a Monetária conseguiram um triunfo cada.
Em resumo, a natação do Agita UFU ficou marcada pela importante integração, as vitórias que dão moral, mesmo ‘não valendo’, e a possibilidade de se preparar para o próximo evento, que é o principal. A previsão é que a competição de natação na Olimpíada ocorra no fim de semana de 19 de novembro, mas a data e nem o local ainda não foram confirmados pela universidade.
A importante integração
O principal intuito do Agita UFU é fazer com que calouros sintam a sensação de competir pela sua atlética, além de ser uma oportunidade dos treinadores buscarem os melhores esportistas. E esta primeira chance foi destacada por um atleta recém-chegado da Humanas.
João Gabriel Ferreira, que está no primeiro período da graduação de Saúde Coletiva da UFU, teve a sua primeira oportunidade de competir como universitário. Ele disputou as provas de 50m peito e 50m livre, e agora mira a Olimpíada.
Para ele, o domingo também foi um dia de recomeços: “Eu nado há um tempinho já. Comecei por acaso, devido a um problema na coluna, e acabei me apaixonando pelo esporte. Fiquei um tempo parado por causa da pandemia e já voltar competindo assim é engraçado”, contou o calouro em meio a risadas.
“Foi um baque. Não tive tempo de treinar direito, mas gostei bastante do meu desempenho após dois anos sem treinar”, completou o estudante. Para a Olimpíada, as expectativas de João Gabriel são altas, principalmente para a categoria dos 100m livres, da qual planeja levar a medalha para casa. “Agora é treinar mais para conseguir representar a atlética Humanas nas próximas competições. Dar o meu melhor sempre que eu tenho certeza que vai ser um orgulho enorme”, afirmou.
Já Vitória Coutinho não entrou neste semestre na UFU assim como João Gabriel, mas é uma nadadora recente. A atleta da Monetária tem se dedicado à natação desde o início deste ano e já possui bons resultados. Neste domingo, no Agita UFU, a estudante de Relações Internacionais venceu a prova de 25m livre feminino, com tempo de 17”29.
Vitória comentou que a oportunidade de treinar dentro do campus da Educa é um incentivo a mais, principalmente porque o time não tem desculpa para treinar com a proximidade da Olimpíada. Para ela, o evento superou as expectativas. “É a segunda vez que participo do Agita, mesmo sem dominar 100% todos os estilos, eu vim pela diversão e experiência. O importante é participar e ter essa experiência durante a faculdade”, disse.
As vitórias mesmo ‘não valendo’
Enquanto o Agita foi muito importante para alguns estudantes terem mais contato com a modalidade, a competição deu moral para alguns atletas que colecionaram vitórias em meio às 17 provas.
A maior vencedora do mini-torneio foi Beatriz Alves, atleta que disputou quatro provas - 25m borboleta, 25m costas, 50m borboleta e 100m medley - e ficou em primeiro em todas as oportunidades.
Certamente, os bons tempos e as vitórias deram confiança à estudante de Educação Física, que, com humildade, desconversou sobre os triunfos e declarou o seu foco. “Então, o Agita é mais um momento de resenha, da gente integrar, deixar a galera nadar para se divertir. O foco principal é a Olimpíada”, disse.
Um fato curioso de Beatriz é o seu ‘amuleto’. A nadadora da atlética da Educação Física esteve no Agita UFU com uma touca especial, já que contava com o símbolo do Corinthians, o seu time do coração. Inclusive, Beatriz contou que utilizou recentemente o seu ‘item da sorte’ nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a tendência é que o time paulista esteja com ela na piscina durante a Olimpíada.
Como dito, Beatriz foi uma das representantes da UFU no JUBS, que ocorreu em setembro, e falou sobre a experiência de ter competido em um torneio universitário de alto nível. “Nossa, foi incrível, a gente nadou com uma galera de alto rendimento, o pessoal do Corinthians, do Clube Curitibano, a galera que está sempre representando o Brasil em mundiais, tanto militar quanto juvenil ou qualquer outro tipo de categoria. Então, foi muito emocionante nadar do lado da galera, dos tops, dos tops do Brasil”, relatou.
Outro multicampeão no Agita UFU foi Vitor Thomé, que venceu três provas. O representante da Computação foi o campeão dos 100m livre masculino com o tempo de 56’’76. “Eu fiquei impressionado”, afirmou o atleta. “Foi um tempo muito bom para o meu condicionamento. Eu não vinha treinando muito porque tinha que conciliar com a faculdade”, relatou.
O resultado da competição para o estudante, que também garantiu vitória nos 25m e 50m livre, serve ainda mais como encorajamento para sua participação na Olimpíada: “Vou até treinar mais forte agora para conseguir um resultado ainda melhor nas próximas semanas”, garantiu.
A preparação para a Olímpiada
O Agita UFU tem como intuito, há anos, integrar os alunos no início do semestre. A coincidência deste ano é que o evento ocorreu exatamente uma semana antes do início das Olimpíada, devido ao calendário confuso por causa da paralisação da pandemia de covid-19.
Até por isso, vários atletas utilizaram o evento para se preparar para as Olimpíada. Este foi o caso de Karine Vaz, vencedora das provas de 50m costas e 50m peito, além do segundo lugar no 100m medley. “O Agita está sendo muito legal, uma preparação para as Olimpíada. Essa integração com a galera, a gente conhecer um ao outro, é muito bom”, disse a atleta durante a integração do último domingo.
Representante da Educação Física, Karine estreará nos Olímpiada, visto que entrou na UFU durante a pandemia. Ela está com boas expectativas para a competição. “Espero pelo menos um pódio. Estou me preparando bastante para as provas de 100m peito e 50m costas”, afirmou a nadadora, que completou em seguida. “Estou muito, muito ansiosa. É a primeira, né? Depois de dois anos de pandemia. É um momento marcante”, pontuou.
Outro estreante que está com altas expectativas para a Olimpíada Universitária de 2022 é o atleta da Atlética Engenharia UFU, Benjamin Lemos. “Estou muito animado. Desde criança participo de competições, mas vai ser a primeira vez que vou participar de uma competição universitária. Vou poder mostrar o que eu sei fazer sabendo que meus amigos vão estar torcendo, vai ser muito legal, muito gratificante”, disse.
O estudante acrescentou que a Engenharia tem treinado sem parar desde o início do semestre e o Agita foi a oportunidade de saber como estão os tempos dos atletas. Inclusive, Benjamin venceu as provas de 100m medley masculino, com o tempo de 1’06”41, e 50m costas masculino, com 28”19.
Vencedores das provas na natação do Agita UFU
25m livre feminino: Victoria Coutinho - 17”29 - Monetária 25m livre masculino: Vitor Thomé - 12”00 - Computação
50m peito feminino: Karine Vaz - 43”40 - Educação Física
50m peito masculino: Pedro Vianna - 33”25 - Engenharia
25m borboleta feminino: Beatriz Alves - 16”19 - Educação Física
25m borboleta masculino: Matheus Costa - 12”50 - Computação
50m costas feminino: Karine Vaz - 39”28 - Educação Física
50m costas masculino: Benjamin Lemos - 28”19 - Engenharia
100m Medley feminino: Beatriz Alves - 1’28”81 - Educação Física
100m Medley masculino: Benjamin Lemos - 1’06”41 - Engenharia
50m livre feminino: Priscila Lopes - 35”87 - Engenharia
50m livre masculino: Vitor Thomé - 26”10 - Computação
25m peito masculino: Henrique Cordeiro - 17”44 - Aplicada
50m borboleta feminino: Beatriz Alves - 37”40 - Educação Física
50m borboleta masculino: Matheus Costa - 29”41 - Computação
25m costas feminino: Beatriz Alves - 19”82 - Educação Física
100m livre masculino: Vitor Thomé - 56”75 - Computação
Comments