Cheerleading na Olimpíada UFU 2025 contou com grande atraso, agitação no Sabiazinho e apresentações emocionantes
- Arquibancada UFU
- 10 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de set.
Atletas se mostraram frustrados devido ao tempo de espera para divulgação dos resultados
Por Vitória Dechechi

A disputa do cheerleading ocorreu na Arena Sabiazinho e começou às 13:30 do sábado (6). O evento contou com a participação de 13 atléticas, que se dividiram nas categorias “Cheer dance” e “Cheer atlético”. Além disso, as torcidas estiveram presentes em peso e apoiaram os atletas durante todas as apresentações.
O sistema de pontuação no cheerleading vai até 100 pontos, mas a avaliação ocorre de forma subjetiva. Dessa forma, alguns passos e acrobacias podem render mais pontos e os jurados podem adicionar pontos às equipes que eles julgaram como melhores e mais surpreendentes.
Cheer Dance
Para iniciar a tarde de competições, tivemos a modalidade de cheer dance, que é composta por passos e movimentos mais dançantes, diferentemente das acrobacias do Team cheer. As equipes que disputaram essa modalidade foram Wild Crocs (Fisioterapia), Magnatas (Monetária), Panthers (Humanas), La Loba (Direito), Furious (Educação Física), Sexy Lions (Engenharia), Arlekings (Artes), Pythons (Medicina), Blue Beasts (Agrárias), Hoppers (Aplicada) e Flames (Biológicas), que foi a única equipe da categoria que acabou não se apresentando.
As apresentações foram embaladas, em sua maioria, pelos ritmos de pop, funk e hip hop. Além disso, as equipes utilizaram de muitos movimentos de wacking, pernas altas e giros, com combinações e saltos elaborados.
Entre as apresentações, a banca avaliativa, que contou com três jurados, avaliava cada equipe nas determinadas categorias e escrevia, à mão, comentários e justificativas para cada nota, processo que levou tempo e atenção dos árbitros.
O terceiro lugar da categoria se repetiu em relação a Olimpíada UFU 2024, conquistado pela La Loba, representante do Direito. A Arlekings que, no último ano, se consagrou a campeã da disputa, ficou com o segundo lugar, e a equipe Sexy Lions subiu ao lugar mais alto do pódio, com 91 pontos.
Em entrevista, Bruno Borges, estudante de engenharia mecatrônica, falou sobre sua experiência e o sentimento de sair campeão: “Eu não consegui nem reagir, só sei que eu estou feliz, porque ano passado eu saí daqui muito triste, nós pegamos um quarto lugar, sem pódio, então primeiro nesse ano é uma loucura. Pro ano que vem nós vamos quebrar tudo, não vamos parar nunca.”

Além disso, muitos “bixos” e “bixetes” participaram da competição pela primeira vez, assim como Leticia Defendi, estudante do primeiro período de jornalismo: “Foi muito emocionante e difícil ao mesmo tempo, quando a gente entra pra dançar as pernas tremem e a boca fica seca, mas na hora é a emoção que reina e a vontade de entregar energia pros jurados, pro público, pro seu time e pra treinadora, nosso resultado na apresentação foi muito bom.”
A equipe Blue Beasts teve, dentre suas atletas, uma gestante. Marcela Lima disse como foi dançar à espera de um bebê e qual foi seu sentimento: “Pra mim foi um desafio, porque eu sempre fui muito ativa,e aí eu engravidei e muitas pessoas tem uma imagem na cabeça de que depois que você engravida sua vida acaba, e eu provei que não. Dancei, me desafiei, já estou com 6 meses, então daqui um tempo o bebê já nasce e, nessa fase, a mobilidade já não é a mesma, fiquei com medo de julgamentos, mas dançar me fez muito bem, me senti bem e to muito feliz e contente com o meu desempenho.”
Team Cheer
A segunda parte da competição ficou por conta da modalidade “Team cheer”, que é repleta de acrobacias, saltos e movimentações aéreas. As representantes dessa modalidade foram: Volupta (Psicologia), La Loba (Direito), Sexy Lions (Engenharia), Wolves (Computação), Wild Crocs (Fisioterapia), Flames (Biológicas), Pythons (Medicina), Hoppers (Aplicada), Panthers (Humanas), Arlekings (Artes), Magnatas (Monetária) e Furious (Educa).
Esse ano, a equipe Magnatas, que ficou em segundo lugar na Olimpíada UFU 2024, foi a grande campeã, com um total de 137,9 pontos. O segundo lugar foi para a equipe das Artes, Arlekings, e o terceiro ficou com os Sexy Lions, da Engenharia.
Jack Chen Zhu, estudante de Ciências Contábeis, contou um pouco da sua experiência competindo no Team cheer pela Magnatas e sendo multi atleta, jogando também volêi nessa Olimpíada: “É emocionante, é um esporte que eu nunca fiz, eu resolvi tentar algo novo, e foi incrível. É cansativo conciliar as duas modalidades, voltar todos os dias 11 horas da noite pra casa, mas dá certo.”
Ainda da equipe vencedora, Laura Cândida falou sobre o sentimento de alcançar o lugar mais alto do pódio: “É um sentimento inexplicável, é absurdo. A gente vem de um histórico de dez anos sem pódio, ano passado viemos com muito esforço e conseguimos um segundo lugar com gosto de primeiro. Para chegar até aqui foi muito suor, esforço, sofrimento, choro, mas viemos aqui pra entregar nosso melhor e conseguir sair com esse troféu.”

A problemática que envolveu a competição no sábado foi o grande atraso no cronograma de apresentações e a grande demora em relação a divulgação das notas. As coreografias terminaram, aproximadamente, às 19:30 horas, e os resultados e pódios foram divulgados por volta das 22 horas. A frustração era notável, os atletas começaram a se deitar no tatame e murmurar sobre a demora. Apesar disso, todos eles permaneceram até o final e pegaram as súmulas e comentários tecidos às respectivas equipes.
Classificação Final
Cheer Dance
Sexy Lions - 91 pontos
Arlekings - 90,5 pontos
La Loba - 86 pontos
Wild Crocs - 82,5 pontos
Magnatas - 79 pontos
Panthers - 77,5 pontos
Furious - 75,5 pontos
Blue Beasts - 71,5 pontos
Hoppers - 69,5 pontos
Pythons - 61 pontos
Team Cheer
Magnatas - 137,9 pontos
Arlekings - 136,2 pontos
Sexy Lions - 124 pontos
Wild Crocs - 112,8 pontos
Flames - 112 pontos
La Loba - 111,2 pontos
Panthers - 110,7 pontos
Pythons - 91,1 pontos
Furious - 86 pontos
Hoppers - 82,2 pontos
Volupta - 70,5 pontos
Wolves - 55,1 pontos
.png)








Amei a matéria!! ❤️