top of page

Atual campeã do vôlei feminino cai na semifinal da Olimpíada UFU 2024

Atualizado: 8 de nov.

Odonto bateu Medicina e garantiu a vaga na final deste ano; Educa também avançou para a decisão


Por Fernanda Pugliero


Educa vai à final pelo terceiro ano consecutivo | Foto: Filipe Couto


Os jogos das quartas de final e semifinal do vôlei feminino da Olimpíada UFU 2024 ocorreram no sábado (02) e no domingo (03), no Sesi Roosevelt. Esse foi o primeiro fim de semana em que as partidas foram realizadas em um novo local, já que, até então, todos os jogos foram disputados no Sesi Gravatás. As quartas ocorreram no modo melhor de três, e as semifinais, no melhor de cinco.


A atual campeã da modalidade, Medicina, não conseguiu repetir o desempenho do ano passado e foi eliminada na semifinal pela equipe da Odonto. A Educa também saiu vitoriosa na semifinal e agora enfrentará a Atlética do Panda na disputa pela medalha de ouro.


Engenharia x Odonto (Quartas de final)


O primeiro set foi tranquilo para a Odonto, que conseguiu abrir uma boa vantagem, sem cometer grandes erros e fechou o set por 25 a 15. No segundo set, o Panda disparou no placar logo no início. A Engenharia correu atrás e conseguiu diminuir a diferença, mas não foi suficiente para bater a Odonto, que garantiu a vaga na semifinal com um placar de 25 a 20. A camisa 2 da equipe vencedora, Maria Eduarda Salla, foi o destaque da partida. 


A atleta do Panda, Natalia Vieira, comentou sobre como foi enfrentar a Engenharia, partida que recriou a disputa do terceiro lugar no ano passado. “Esse ano a gente esperava um confronto mais pegado, mas viemos conscientes de tudo, já conhecíamos o time, fizemos alguns amistosos com elas e no fim deu certo”, comemorou a estudante.


Medicina x Monetária (Quartas de final)


A partida foi bastante agitada dentro e fora de quadra, as torcidas estavam presentes, para incentivar suas atletas e aproveitaram para provocar as adversárias. Durante o jogo, houve algumas reclamações por conta de um apito na bateria da Medonha,  que atrapalhou e confundiu com o apito dos juízes. 


Os dois sets foram parecidos, disputados ponto a ponto até o final, sem grande diferença no placar entre as equipes. No primeiro set, ambas perderam alguns pontos por erros de saque, mas a Medicina levou a melhor e fechou o placar em 26 a 24. O segundo set foi marcado por bons rallies e poucos erros, com a equipe da Serpente garantindo vaga na semifinal após vencer por 25 a 21. A capitã da equipe vencedora, Gabrielle de Avila, foi a destaque da partida.  


A camisa 93 da Medicina, Nara de Godoi, comentou sobre a comemoração que rolou após a equipe avançar para a semi “Essa é minha última Olimpíada, a última competição da nossa líbero, que vai se formar agora, e desde que eu entrei a gente sempre jogou juntas, então esse momento foi muito emocionante”.


Medicina comemora classificação para a semifinal na última competição de algumas atletas | Foto: Fernanda Pugliero


Odontologia x Medicina (Semifinal)


No jogo mais disputado do fim de semana, a equipe do Panda chegou a receber um cartão amarelo, porque as reservas levantaram e comemoraram durante o jogo. O primeiro set foi marcado por grandes ataques de ambas as equipes, com um início bem disputado, até a Odonto abrir vantagem no placar e fechar por 25 a 14. 


No segundo set, a Medicina voltou focada, conseguiu disparar na pontuação e empatou o jogo, fechando o set em 25 a 15. Os últimos dois sets foram disputados ponto a ponto do início ao fim, com a tensão tomando conta das equipes. No terceiro set, a Odonto voltou a ficar na frente, garantiu a vitória, com o placar final de 25 a 22, e no quarto set garantiu a vaga na final, com um fim de jogo bem pegado que acabou em 29 a 27. 


A atleta finalista, Maria Eduarda Salla, falou sobre como foi a preparação para enfrentar as atuais campeãs “A gente sabia que ia ser um time difícil, que a torcida ia pegar pesado, só que estávamos treinando desde a CIA [Copa Inter Atléticas], viemos preparadas para tudo”.  


Computação x Fisioterapia (Quartas de final)


A partida foi agitada por ambas as torcidas: enquanto a Fisio incentivava suas atletas, do outro lado, a torcida do Lobo provocava e tentava desconcentrar as adversárias. O jogo teve a mesma narrativa nos dois sets, até mesmo na igualdade dos placares, fechado em 25 a 17 para o Crocodilo. 


Os sets foram bem disputados ponto a ponto no início, mas no meio do jogo a Fisio conseguiu abrir vantagem e manteve a superioridade de pontos até o fim. No geral, a partida foi tranquila para o Crocodilo, que teve como atleta destaque do jogo a camisa 69, Jamile Herdina.


Fisio avançou para a semifinal, mas caiu para as atuais vice-campeãs | Foto: Bruno Stocco


Educa x Aplicada (Quartas de final)


O jogo foi bem calmo em relação à torcida, sem muito barulho, e a tranquilidade prevaleceu fora de quadra. No primeiro set, a Educa dominou o tempo todo, abrindo uma grande diferença de pontos, sem chance para a Aplicada reverter o placar, que fechou em 25 a 7.


Já no segundo set, a equipe do Canguru voltou mais focada e tentou reverter o jogo, proporcionando um set mais disputado. Mesmo assim, a Educa se manteve melhor e conseguiu vencer mais uma vez, com o placar final de 25 a 19. A atleta do Cachorro, Diany Pereira, foi eleita a melhor atleta em quadra da partida.


Fisioterapia x Educa (Semifinal)


A semifinal teve um desenrolar bem tranquilo, sem grandes emoções, com sets muito parecidos. A torcida da Fisio marcou presença e apoiou as atletas durante toda a partida. No primeiro set, a equipe da Educa abriu vantagem logo no começo do jogo. Apesar de o Crocodilo buscar a pontuação, as camisas azul e laranja garantiram a vitória por 25 a 18.


Os outros dois sets seguiram o mesmo roteiro, a Fisio se manteve concentrada durante toda a partida, com as jogadoras trocando ideia a cada jogada e tentando reverter o placar. Mesmo assim, o Cachorro manteve o equilíbrio e garantiu a vaga na final, com o resultado de 25 a 14 no segundo set e 25 a 16 no terceiro. 


Resultados


Quartas 


Medicina 2 x 0 Monetária (26/24 e 25/21)

Fisioterapia 2 x 0 Computação (25/17 e 25/17)

Odonto 2 x 0 Engenharia (25/15 e 25/20)

Educa 2 x 0 Aplicada (25/07 e 25/19)


Semifinais 


Odonto 3 x 1 Medicina (25/14, 15/25, 25/22 e 29/27)

Educa 3 x 0 Fisioterapia (25/18, 25/14 e 25/16)


Disputa do 3° lugar - 9 de novembro

Medicina x Fisioterapia


Final - 10 de novembro

Educa x Odonto


0 comentário

Comments


bottom of page