Atlética do Javali busca se manter novamente entre os 10 primeiros colocados da primeira divisão
Por Felipe Regal
A Agrárias é mais uma das atléticas que disputarão em Uberaba, a Copa Inter Atléticas (CIA) entre os dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 junho. Uma delegação de cerca de 200 atletas buscará se manter entre os 10 primeiros colocados da elite e sonha em subir algumas posições. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas para a CIA 2024
Expectativas da Agrárias na CIA 2024
Diretora de esportes da gestão passada, Bárbara Caetano é a atual vice-presidente da Agrárias e explica como a atlética se adaptou ao calendário, de olho na preparação para a edição desse ano.
“Focamos em mais volumes de treino no início do semestre, e agora em abril tivemos uma quantidade de amistosos bem grande. Meus atletas são, em maioria, de fora [de Uberlândia], então tivemos que parar os treinos por agora. Porém, alguns times combinaram de voltar uma semana antes da CIA para não chegarem sem ritmo”
Sobre a nova gestão, Bárbara também contou como a CIA é novidade para muitos: “ É uma equipe bem nova, que foi totalmente renovada do ano passado para cá, muitos não têm experiência com CIA e são bem novos. Eu e o Marcos [presidente] estamos fazendo o possível para prepararmos todos, mas creio que será uma grande experiência”.
Bárbara estava presente na última CIA como atleta e também como parte da gestão de Agrárias, na função de diretora de esportes. Ela acredita que sua maior experiência pode ajudar toda a atlética durante a competição, e destacou também que estar lá como vice-presidente traz uma responsabilidade diferente.
O objetivo da atlética é pelo menos manter a posição conquistada no ano passado, mas sempre buscando mais, segundo Bárbara. Apesar das boas expectativas, Beatriz Rissatto, diretora de esportes da Agrárias, também conta algumas dificuldades enfrentadas nessa preparação.
“Muitos de nossos principais atletas se formaram por agora, a data [da CIA] ficou muito próxima das férias da UFU, então teremos pouco tempo de treino quando voltarmos para colocar todo mundo em ritmo de novo, mas estamos mantendo a esperança sempre alta”.
Destaques da Agrárias na CIA 2024
“Disputar cada minuto com essa camisa é sensacional, e sinto que posso doar cada força que eu tenho para que a atlética seja melhor cada dia mais”. É assim que Alexandre Cardoso definiu a sensação de defender a Agrárias.
Alexandre faz parte da equipe de handebol, modalidade considerada destaque dentro da Agrárias, além de futsal, futebol de campo e salto em distância. O estudante de Agronomia defende a camisa da Agrárias há dois anos e irá disputar sua segunda edição da CIA.
Sobre a preparação, Alexandre destacou: “As rotinas foram bastante diferentes, devido à adaptação com novos treinadores e atletas, então teve um trabalho árduo para melhorar não só taticamente, mas também poder fazer com que os times ficassem entrosados”.
Outro atleta que irá defender a Agrárias esse ano é Matheus Estevão. O estudante de Medicina Veterinária contou sobre o que espera para a edição deste ano: “A expectativa é muito grande. Estou muito positivo em relação aos esportes que estou competindo, ainda mais no tênis e no futebol de campo, que nós estamos muito fortes e melhorando a cada dia em busca do troféu”.
Matheus é mais um dos exemplos daqueles que têm que se desdobrar e disputar vários esportes dentro da mesma edição da CIA. Além das citadas, o atleta também joga futsal e tênis de mesa. Sobre disputar vários esportes, o atleta comentou: “Em relação ao desempenho, eu tento sempre descansar ao máximo nas horas vagas para estar inteiro, e também dormir e se alimentar bem faz muita diferença na recuperação.
A outra diretora de esportes, Ana Julia Costa, também é atleta e estará na disputa da CIA esse ano na peteca, vôlei de quadra, vôlei de praia e salto em distância. Ana Julia descreveu como é a sensação de poder defender a atlética em uma competição tão grande.
“É um mix de emoções: ansiedade, alegria, nervosismo. Por ser uma atlética que disputa a primeira divisão, é uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma sensação de alegria poder estar onde estamos, vendo que nosso trabalho duro valeu a pena”, ressaltou.
Ficha técnica da Agrárias
Nome: Associação Atlética Acadêmica dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Uberlândia
Apelido: Atlética Agrárias
Mascote: Javali
Fundação: 2017
Campus da UFU: Glória/Umuarama
Sede na UFU: 1C 214A Campus Glória
Cursos da Atlética: Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia
Presidente: Marcos Vinicius Fernandes
Diretoria de esportes: Ana Julia Costa Ribeiro e Beatriz Varaldo Rissatto
Primeira participação na CIA: 2017
Melhor campanha na CIA: 7° lugar na primeira divisão
Campanha na CIA em 2023: 10° lugar da primeira divisão
Comments