13 atléticas participaram da modalidade disputada no último sábado (19), no Campus Educação Física
Por Dieny Fernandes e Mateus Batista
O Agita UFU, evento de integração realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e a Diesu (Divisão de Saúde e Lazer), tem o objetivo de promover a integração e a participação esportiva de calouros e veteranos.
Uma das modalidades disputadas no sábado (19) foi o vôlei masculino, com sete partidas, que foram disputadas durante o dia inteiro, na quadra do G5, em formato de amistosos com regras pré-definidas pelas próprias atléticas.
Os jogos variaram entre sets de 15 ou 25 pontos, gerando a possibilidade de empate. Porém, os capitães de cada time entravam em acordo se haveria ou não um desempate com a disputa de um terceiro set.
Educação Física x Humanas
No início do evento, Educação Física e Humanas se enfrentaram. O primeiro set foi tranquilo, o que fez a equipe azul e laranja ganhar de 15 a 8. Entretanto, não foi o suficiente para fazer o time roxo desistir, já que a Pantera se ajustou e levou os dois últimos sets, ambos por 15 a 13.
“No voleibol, eu acredito que é ponto a ponto, e principalmente, quando um set acaba, o outro começa do zero, então é uma oportunidade. Se a gente manter o psicológico bom, consegue fazer uma história diferente” disse Bruno Eduardo de Aquino, jogador da Humanas.
Biológicas x Odonto
Logo depois, Biológicas e Odonto tiveram seu confronto em dois sets de 25. No primeiro, os times fizeram boas jogadas, tornando a partida equilibrada. O Panda levou o set por 25 a 22.
Na segunda metade do jogo, as duas equipes lutaram por cada ponto e resultaram em um final disputadíssimo, no qual o time que alcançasse dois pontos de diferença do adversário, ganhava o set. Dessa vez, o Dragão se sobressaiu e ganhou por 26 a 24, encerrando o jogo em um empate por 1 a 1.
Engenharia x Fisioterapia
Engenharia e Fisioterapia iniciaram o jogo com boas viradas de bola, já que ambas as equipes estavam equilibradas. O Leão fechou o primeiro set com um ace, por 15 a 13. O time preto e amarelo disparou no segundo set, principalmente pelos erros de ataque da equipe verde. Entretanto, não foi o suficiente para deter o adversário, já que o Crocodilo reagiu e evitou três set points da Engenharia, levando o set por 18 a 20.
No terceiro e último set, o Leão disparou, mas a Fisioterapia tentou acompanhar. No decorrer do jogo, as duas equipes trocaram excelentes viradas de bola, e a Engenharia chegou ao match point. E foi assim que o jogador da Fisioterapia, Lucas Vinicius de Paula, surpreendeu todas as pessoas presentes ao fazer dois aces seguidos no match point do adversário. Porém, o esforço foi em vão, já que, mesmo assim, a Engenharia venceu por 15 a 12.
Direito x Agrárias
Já durante a tarde, Direito e Agrárias se enfrentaram. O time do Javali saiu na frente sem dar espaço para o adversário marcar, e, no fim, o placar do set marcou 25 a 15 para a Agrárias.
No segundo set, o Lobo Guará saiu na frente, mas não foi o suficiente para manter a Agrárias para trás. A equipe do Javali virou o placar e deixou o Direito a poucos pontos de distância. Mais tarde, o time vinho e branco quase conseguiu a virada, se não fosse pelo camisa 6 da Agrárias, Breno Alves, apelidado de Berimbau, que fez um “pontaço” para impedir que o Direito virasse o jogo. No fim, a Agrárias venceu o set por 25 a 20.
“Foi maravilhoso! Eu levantei a bola e vi que errei o passe, mas ele conseguiu dominar a bola com o pé e, logo em seguida, quando deu a defesa do Direito, o Berimbau veio rápido e deu o xeque”, disse Matheus Sampaio, levantador da Agrárias.
Artes x Computação e Monetária x Computação
Artes e Computação teriam um jogo tranquilo, se não fosse pelos dois lesionados, um de cada time. A partida acabou com a vitória do Lobo por 2 a 1.
Mais tarde, a Computação jogou pela segunda vez no dia, dessa vez diante da Monetária. O primeiro set foi bem equilibrado, e no fim acabou de 15 a 13 para a equipe azul.
No segundo set, a Atlética do Lobo saiu na frente, mas se desestabilizou e o Tamanduá virou o jogo, por 15 a 12. No terceiro e último set, o Lobo toma a dianteira e não deixa espaço para a Money atacar. Com isso, a Computação venceu o set por 15 a 10.
Medicina x Psicologia
O último jogo do dia foi entre Medicina e Psicologia. Com direito a largadas de segunda, aces, sets tranquilos e grande participação das torcidas, a equipe roxa e verde levou os 3 sets, com parciais de 15 a 6, 15 a 11 e 15 a 13.
Em entrevista ao ARQ UFU, Guilherme Freire, “bixo” da Medicina, exaltou o Agita UFU: “É muito interessante, principalmente com a gente que é bixo, é um momento de integração, que a gente tá interagindo com o pessoal do nosso curso e é ótimo pra conhecer novas pessoas”.
Resultados do vôlei masculino no Agita UFU 2023.1
Educação Física 1x2 Humanas (15/8, 13/15 e 13/15)
Biológicas 1x1 Odonto (22/25, 26/24)
Artes 1x2 Computação (7/15, 15/11 e 7/15)
Engenharia 2x1 Fisioterapia (15/13, 18/20 e 15/12)
Direito 0x2 Agrárias (15/25 e 20/25)
Monetária 1x2 Computação (13/15, 15/12 e 10/15)
Medicina 3x0 Psicologia (15/6, 15/11, 15/13)
Maravilhosa matéria.👏👏👏
Você brilhou.
Excelente.
Parabéns filha.
Que legalll
Foi muito massa esse volei