Oitavas de final entregaram mais um grande dia de competição. Os jogos ocorreram no sábado, 5 de novembro, no G1
Por Felipe Domingos e Gabriel Augusto
As oitavas de final do handebol masculino entregaram excelentes jogos e deixaram em aberto a escolha de favoritos dentro da modalidade. No primeiro jogo do dia, a Medicina teve mais uma bela apresentação e garantiu uma vitória sólida contra a Humanas. A Engenharia também seguiu com o alto nível dentro da competição e com seu ataque poderoso conseguiu o triunfo diante da Computação.
No terceiro duelo a Monetária manteve a calma e conseguiu reverter o início ruim no primeiro tempo e venceu o time das Artes. Fechando o quadro de jogos, a Agrárias respeitando o seu adversário, jogou com seriedade e não deu vida fácil para a equipe da Engenharia Pontal que voltou para casa após a derrota.
Humanas x Medicina
Em briga de pantera e cobra quem vence? Na selva, a resposta parece óbvia, mas na Olimpíada UFU a pegada é diferente e os cobras da Medicina venceram de forma fácil a equipe da Humanas no primeiro confronto do dia. Os atletas da Medicina mostraram porque são os atuais campeões da modalidade, dominando o placar de início ao fim sem muitos problemas.
Placar final 28 a 15 para a atlética do Umuarama, chegando às semifinais como a melhor defesa do campeonato, sofrendo somente 24 gols durante toda competição, porém o desafio agora é contra o melhor ataque da competição, a Engenharia UDI.
O goleiro da Medicina, Marcelo, respondeu sobre os poucos gols sofridos no campeonato: ”Eu acho a nossa defesa um ponto forte da nossa equipe. Nosso 5-1 é organizado, nosso 6-0 é organizado, nossas variações e trocas são boas, além da qualidade no gol com nossos outros dois goleiros”.
Perguntado ainda qual adversário gostaria de enfrentar na semifinal, o atleta disse: “Jogar contra a Engenharia é sempre diferente pra gente. É um clássico, tem uma história toda por trás. Eu acho que a Engenharia tem um gostinho mais especial se a gente pegar eles e ganhar”.Parecia que o atleta já antecipava o resultado do próximo confronto.
Engenharia UDI x Computação
No jogo entre Engenharia UDI e Computação, outra bela atuação da equipe preta e amarela, 36 a 14 no resultado final. Assim como no primeiro jogo do dia, umas das equipes, Engenharia, propôs o jogo do início ao fim, conseguindo marcar 36 gols contra a equipe adversária, chegando a 68 gols marcados nos dois primeiros jogos da competição. Essa arma foi liderada pelo ponta Johann Caldas que teve que ouvir da torcida da Computação muitos xingamentos durante a partida, já que a todo momento a bola chegava nele pelos lados da quadra.
Depois de vencer a Moca e Computação, no próximo final de semana d evento a atlética enfrenta a equipe da Medicina. Outro destaque da partida foi o atleta Gustavo Dare. Novato na Olimpíada, o atleta já sabe o clima que é enfrentar a Medicina em uma reta final de campeonato: “Eu acredito que é bem disputado entre a gente. Minha primeira Olimpíada, então eu ainda to pegando todo esse gás, mas com certeza a gente vai pra cima deles bem forte e eles tem que estar preparados, que aqui é Engenharia, né?”.
Monetária x Artes
Com boa presença de ambas as torcidas no G1, a Monetária encarou o time da Artes no terceiro confronto do dia. Dentro de quadra, o clima era de tensão entre as duas equipes que entraram frias no jogo. Quem se encontrou primeiro foi a equipe das Artes,mas esse ânimo se transformou em cansaço, o que permitiu que seu adversário se encontrasse na partida.
A Monetária aproveitou e se encontrou na partida. Fez bom uso dos contra ataques e saiu na frente do placar que terminou em 13 a 7, uma vantagem curta, mas importante para o decorrer do jogo.
No segundo tempo, o time tricolor teve boas chances de se aproximar no placar, mas não conseguiu converter essas oportunidades em gols, o que acabou dando margem para o time rubro aumentar sua vantagem no marcador. Por fim, o resultado foi 24 a 15 para a Monetária que carimbou sua vaga na semifinal.
O goleiro Luís Felipe, estudante de Ciências Contábeis, foi o destaque na partida. Ele conversou com o ARQ UFU ao final do jogo, agradeceu a Deus pela vitória, parabenizou as duas equipes pela qualidade técnica e realçou o treinamento que vem sendo feito para a olimpíada estudantil. Ao final da entrevista, afirmou também que a equipe da Monetária estava pronta pra próxima partida.
Agrárias x Pontal
No final do dia veio o último jogo e com ele a chuva, mas uma chuva de gols dentro de quadra. A Engenharia Pontal fez sua estreia na Olimpíada UFU, já que em seu primeiro jogo o resultado foi de W.O diante da Aplicada. A Agrárias não tomou conhecimento e aproveitou o nervosismo do adversário para desfilar o seu belo modo de jogo para os seus torcedores.
O primeiro tempo terminou em 19 a 7 para o time de Uberlândia, que vinha de uma grande vitória contra a Educa na fase anterior. Com a bola em mãos e a cabeça tranquila, essa vantagem aumentou, terminando em 39 a 19, com mais um destaque para o time da Agrárias que manteve sua defesa aposta e atenta durante todos os períodos do jogo, mesmo com a vantagem tranquila e o domínio literalmente em suas mãos.
O atleta e estudante de Zootecnia, João Renato, destaque do confronto, disse que foi “gostoso” jogar uma partida mais tranquila podendo rodar o time todo e que na primeira fase havia sido um jogo muito nervoso, apesar de não ter considerado tão difícil. Outro detalhe legal é o nome em sua camisa, “Pai do Theo”, que é uma homenagem para o seu filho. Ele disse que teve essa ideia após todos os seus amigos passarem a chamá-lo dessa forma.
Confira os resultados das quartas de final do handebol masculino:
Medicina 28 x 15 Humanas
Engenharia Udi 36 x 14 Computação
Monetária 24 x 15 Artes
Agrárias 39 x 19 Pontal
Confrontos definidos semifinais:
Medicina x Engenharia Udi - 20/11 - 08:00- G2
Agrárias x Monetária - 20/11 - 12:00 - G2
Comments