top of page

Peteca feminina tem início nas Olimpíadas UFU 2022

Uma das modalidades que mais cresce dentro do cenário universitário, modalidade trouxe ótimos jogos e muita emoção


Por João Marcelo T. Pozatti


A competição de peteca feminina contou com jogos de pré-oitavas e oitavas no último fim de semana | Foto: Ítana Santos

Nesse fim de semana, junto à abertura das Olimpíadas UFU 2022, teve início o campeonato de peteca feminina. A modalidade que, como outros esportes coletivos, é disputada no sistema de “mata-mata”, teve, no último sábado e domingo, os confrontos das fases pré-oitavas de final e oitavas de final. Os jogos foram realizados durante as manhãs dos dias 15 e 16, na quadra da Eseba, onde todas as 19 atléticas inscritas realizaram suas estreias neste primeiro fim de semana.


Às 8h da manhã de sábado, a peteca subiu para o primeiro confronto do dia, entre Monetária e Engenharia Pontal. Válido ainda pelas pré-oitavas de final, a equipe da atlética vermelha e azul não facilitou a vida da dupla do Pontal e venceu os dois sets com tranquilidade, avançando para a próxima fase.


Jogando a última partida da fase anterior às oitavas, a equipe do Direito enfrentou a Exumadas. O guará não tomou conhecimento da equipe do Pontal e venceu os dois sets com facilidade (25x9 e 25x5) numa partida que contou com grande participação da torcida das duas atléticas.


A atleta do Direito, Luana Cardoso, destacou a importância de vencer na estreia da competição: “É muito bom ganhar na estreia, principalmente por ser a primeira vez que jogamos juntas nas Olimpíadas. A gente já chega com confiança para o próximo jogo”.


Equipe da peteca feminina do Direito | Foto: João Marcelo T. Pozatti

No último jogo do dia, uma das atléticas mais tradicionais da Peteca, a Computação, entrou em quadra para enfrentar a dupla da Educa, agora, já em confronto válido pelas oitavas de final. Em um jogo que começou equilibrado, após a troca de lados do primeiro set, a equipe da Computação conseguiu abrir vantagem e liderou a partida até o final, vencendo os dois sets e conquistando a classificação para as quartas de final.


No mesmo dia, a Humanas se classificou para as oitavas após vencer a Aplicada por W.O, o que também aconteceu com a dupla da Odonto que passou direto após W.O da equipe da Exatas.


No domingo (16), foram seis jogos no torneio de peteca feminino, todos eles válidos pelas oitavas de final. Às 8h30 da manhã, aconteceu o primeiro jogo do dia. Em um dos duelos mais emocionantes desse início de competição, a Moca venceu a EngBio Patos após dois sets muito equilibrados.


No primeiro, a dupla da atlética de Monte Carmelo abriu vantagem no final e venceu por 25 a 20. Já no segundo, depois de uma disputa acirradíssima, o set que chegou a empatar em 22 a 22, foi vencido pela dupla da Moca pelo placar de 25 a 23.


Stefany Maria Lemos, aluna do curso de Agrimensura e Cartografia e atleta da Moca comentou o jogo: “Uma vitória dessas dá muita confiança e também bastante emoção. As meninas da EngBio começaram melhor os dois sets, mas mesmo assim, no finalzinho, conseguimos a vitória”.

Atletas da Moca conseguem a classificação para as oitavas de final | Foto: João Marcelo T. Pozatti

No segundo jogo do dia, às 9h30, a torcida da Engenharia deu um show na Eseba e lotou a quadra onde a dupla feminina da atletica, enfrentou a Biologia Pontal em mais um duelo das oitavas de final. A equipe da Charanga, uma das favoritas da competição, não tomou conhecimento das adversárias e, empurradas pela sua torcida, venceram com enorme facilidade os dois sets, se classificando para as quartas e mandando para casa a Biologia Pontal.


Logo após, também valendo vaga para as quartas de final, aconteceu outro confronto interessante: Artes contra Biológicas, com vitória da Artes diante da torcida que compareceu em peso e gritou muito a cada ponto conquistado pela equipe rosa e branca.


O primeiro set foi disputado ponto a ponto, mas no final, com uma bela arrancada, a Artes conseguiu abrir vantagem e vencer. Empolgadas pela primeira parte do jogo, a dupla da atlética rosa e branca abriu seis pontos de diferença, fato que não desanimou as atletas da Biológicas, que cresceram no jogo e empataram o placar em 15 a 15. O set terminou de forma apertada, com vitória da Artes por 25 a 23, resultado que deu à atlética a classificação para as quartas.


Perguntada sobre a proximidade da final, com apenas mais 2 jogos a serem disputados para chegar lá, Sara de Freitas, professora de Artes Cênicas e estudante da UFU disse sobre a conquista: “Sempre foi meu sonho isso daqui, desde que entrei nas Artes, a gente nunca conseguiu chegar numa final, mas agora to sentindo que pode ser o momento”.

Torcida das Artes comemorou muito a classificação para a próxima fase junto com a equipe | Foto: João Marcelo T. Pozatti

Depois foi a vez de duas das atléticas que mais crescem na UFU se enfrentarem. A disputa entre Monetária e Agrárias contou com a presença de muitos torcedores que transformaram o clima na quadra. O jogo começou pegado, com ligeira vantagem para a dupla da Agrárias. Na troca de lados, a equipe verde e azul vencia por 12 a 6, muito concentradas, a dupla da atlética do Umuarama não deu chances para a Monetária e fechou fácil o primeiro set: 25 a 12.


No segundo set, outro bom início da Agrarias, que já abriu rapidamente alguns pontos de diferença, mas com apoio da torcida, a dupla da Monetária encosta e conseguiu empatar o placar. Entretanto, não teve jeito, a equipe da Agrarias voltou a dominar o jogo depois da troca de lados e, no fim, a Agrárias confirmou o bom momento vencendo pelo mesmo placar do primeiro set.

Um dos destaques da competição, a estudante de Medicina Veterinária e atleta da Agrarias, Giovana Borges, falou sobre a importância de vencer na estreia: “É bom demais, a gente se esforça pela vitória, viemos de um ouro no CIA [Copa Inter Atléticas], entramos no jogo com confiança e a gente espera manter essa mesma confiança para conseguir chegar na final”.

Atuais campeãs da CIA, a equipe da agrarias promete chegar longe nessa Olimpíada | Foto: João Marcelo T. Pozatti

Uma das vagas para as quartas ficou com a Fisioterapia, após a desistência das atletas da Humanas por conflito de horários com outros esportes.O último jogo das oitavas aconteceu entre a equipe do Direito e da Medicina.


Em busca da última vaga para a próxima etapa, as torcidas das duas atléticas lotaram a quadra da Eseba. O primeiro set começou equilibrado, com ligeira vantagem da Medicina, que após a troca de lado e com a ajuda de erros não forçados das adversárias, abriu 13 pontos, e fechou o primeiro set pelo placar de 25 a 8, sem dificuldades.


O segundo set começou bem mais equilibrado, com as equipes dividindo a liderança ponto a ponto. Porém, mais uma vez a troca de lados foi determinante. Após a pausa, a Med melhorou na partida e conseguiu abrir 10 pontos, deixando o placar do set em 19 a 7. Por fim, depois de mais alguns erros da dupla do Direito e com ajuda da torcida, a Medicina venceu o segundo set por 24 a 8 e se classificou para a próxima fase da competição.

Equipe de peteca feminina da Medicina | Foto: João Marcelo T. Pozatti

A continuação do torneio de peteca feminina acontece no próximo fim de semana, onde serão disputados os quatro jogos das quartas de final. Todos serão realizados no sábado (22), na quadra da Eseba.


Resultados do primeiro fim de semana:

Pré-oitavas de final

  • Monetária 2x0 Engenharia Pontal

  • Humanas 2x0 Aplicada (W.O)

  • Direito 2x0 Exumadas Pontal


Oitavas de final

  • Odonto 2x0 Exatas (W.O)

  • Educa 0x2 Computação

  • Moca 2x0 EngeBio Patos

  • Fisioterapia 2x0 Humanas

  • Artes 2x0 Biológicas

  • Agrárias 2x0 Monetária

  • Medicina 2x0 Direito


Acompanhe abaixo os confrontos das quartas de final

Horários ainda serão definidos pela organização*

  • Moca x Engenharia Udi

  • Fisioterapia x Artes

  • Computação x Agrárias

  • Odonto x Medicina

0 comentário

Comments


bottom of page