Apesar da última participação da modalidade ter sido em 2018, é como se nunca tivesse saído do calendário esportivo
Por Bruno Stocco e José Lucas Silva
Pré-oitavas
A primeira fase, pré-oitavas, teve início no sábado (15) logo cedo, às 9h, com a partida entre Giovanna Coelho (Odonto) e Nathaly dos Santos (Computação).
Segundo as regras definidas antes do início das competições, as fases iniciais do campeonato seriam disputadas com um único set no qual a jogadora a marcar oito games primeiro levaria o set. Vale destacar que os jogos foram disputados em formato “set pró”, quando deve haver uma diferença de dois games entre as atletas para que a partida seja terminada, indo para um “tiebreak” em um possível empate de 8 a 8.
A partida entre Comp e Odonto foi completamente unilateral, com Giovanna forçando o saque e ganhando por 8 a 0. Após esse jogo houveram três partidas que terminaram em abandono por um dos lados. Houve uma falta de compromisso tanto das atléticas quanto das atletas para a realização dos jogos.
O segundo e último jogo do dia ocorreu somente às 13hs, com a Monetária e a Engenharia Pontal em um confronto interessantíssimo, que envolveu experiência e novidade. Thayse Dias, atleta da Monetária, conquistou o terceiro lugar no tênis em 2018, último ano em que a modalidade entrou em disputa pela Olimpíada UFU. Portanto, é uma atleta de quem se espera muito.
Oitavas
No domingo (16), ocorreram as oitavas de final. Dessa vez, as ocorrências de abandono das partidas foram bem menores comparado ao dia anterior, acontecendo uma única vez com a Educação Física. Assim, tiveram muitas partidas animadoras, como, por exemplo, o jogo que abriu esta fase: Francielly Sousa (Artes) contra Débora Kohara (Computação). O jogo foi marcado pela dominância da “computeira” do início ao fim, mostrando ser uma forte candidata à medalha de ouro.
Seguindo as partidas do dia, Thayse Dias, mais uma vez, venceu de forma dominante, demonstrando sua força dentro do esporte, sendo a única remanescente do último pódio. Até agora foi quem mais demonstrou habilidade com duas partidas ganhas pelo placar perfeito. Devido aos seus desempenhos dignos do lugar mais alto do pódio, fica evidente que ela pretende não só manter, como também melhorar sua colocação anterior.
Entretanto, o jogo mais chamativo do fim de semana foi a derrota da Lohanna Paiva, da Engenharia UDI, para Giovanna Coelho, da Odonto. Giovanna, que dominou a partida do dia anterior, não demonstrou nenhum sinal de cansaço ao enfrentar a “charanguera” em quadra. Foram 13 games disputados para que o jogo encontrasse seu fim. Foi, de fato, um duelo emocionante, de duas jogadoras habilidosas que esquentaram o clima já quente daquela tarde. A torcida estava animada e, sempre que possível, se fazia presente, aplaudindo e comemorando entre os pontos, coisa incomum nas partidas de tênis da Olimpíada.
Após a partida houveram ainda mais dois encontros. Maria Julia Pacheco (Biológicas) se destacou e venceu Ana Luísa Fernandes (Fisioterapia) em um duelo unilateral. Já sua companheira de atlética, Vitória Jalowitzki, não teve o mesmo desempenho e foi eliminada por 8 a 3 pela Ana Clara Farias (Direito).
Após todos os jogos das oitavas, o esporte mostrou seu equilíbrio dentro da UFU e as oito jogadoras presentes nas quartas de final da Olimpíada são de atléticas distintas. Foram cinco abandonos em 14 partidas, um número extremamente alto e não há nenhuma atlética se destacando de forma homérica na competição, uma prova de que o esporte deveria ser mais visualizado entre as atléticas.
Resultados:
Pré-Oitavas:
Giovanna Coelho (Odonto) 8 x 0 Nathaly dos Santos (Computação)
Maria Cristina Veloso (Ed. Física) 0 x 8 Vitória Jalowitzki (Biológicas) [W.O]
Gabriela Couto (Humanas) 0 x 8 Maria Julia Pacheco (Biológicas) [W.O]
Rafaela Campano (Eng. Pontal) 0 x 8 Thayse Dias (Monetária)
Tayná Ferreira (Humanas) 0 x 8 Isadora Santos (Engenharia Udi) [W.O]
Deborah Feitosa (Medicina) 0 x 8 Alice Neves (Artes) [W.O]
Oitavas:
Francielly Sousa (Artes) 1 x 8 Débora Kohara (Computação)
Fernanda Borges (Fisioterapia) 0 x 8 Thayse Dias (Monetária)
Marina Gondim (Direito) 1 x 8 Isadora Santos (Engenharia Udi)
Ana Clara Ribeiro (Ed. Física) 0 x 8 Gabriela Zangari (Agrárias) [W.O]
Raquel Belluco (Medicina) 8 x 0 Alice Neves (Artes)
Lohanna Paiva (Engenharia Udi) 5 x 8 Giovanna Coelho (Odonto)
Ana Luísa Fernandes (Fisioterapia) 1 x 8 Maria Julia Pacheco (Biológicas)
Ana Clara Farias (Direito) 8 x 3 Vitória Jalowitzki (Biológicas)
Próximos confrontos (quartas de final):
Ana Clara Farias (Direito) x Raquel Belluco (Medicina)
Maria Julia Pacheco (Biológicas) x Isadora Santos (Engenharia Udi)
Débora Kohara (Computação) x Thayse Dias (Monetária)
Gabriela Zangari (Agrárias) x Giovanna Coelho (Odonto)
Comments