Atléticas entraram em quadra depois de três semanas de pausa
Por João Maimoni
O G1 do Campus Educa foi palco de mais uma fase do Handebol, as oitavas de final. Os jogos aconteceram no sábado e domingo (19 e 20), dez atléticas disputaram as vagas restantes para a próxima fase, já que Engenharia, Agrárias e Medicina se classificaram direto para as quartas de final devido ao chaveamento, que considerou suas colocações na edição anterior.
As equipes que avançaram após vencer a repescagem ficaram 21 dias sem jogar, enquanto as equipes que venceram na primeira fase tiveram um tempo de espera ainda maior, com um intervalo de um mês entre uma partida e outra. Com cinco jogos ao todo no fim de semana, quem esteve presente pode assistir uma chuva de gols e jogos emocionantes.
Artes 22 x 21 Monetária
O jogo que inaugurou a fase mata-mata não deixou a desejar, já que Artes e Monetária travaram o duelo mais emocionante do fim de semana. Em um primeiro tempo muito acirrado, as equipes demonstravam estarem com fome de vitória, terminaram a primeira etapa em um empate de 9 a 9 que não fazia jus ao que foi demonstrado em quadra, já que ambos times jogaram um Handebol do mais alto nível.
A segunda metade começou com quatro gols relâmpagos por parte da Atlética do Tamanduá. Com isso, as tensões aumentavam conforme o tempo passava, a Artes conseguiu encostar no placar, e com gols decisivos do camisa 66, Saymon Black, o time tricolor conseguiu a virada pelo placar de 22 a 21 e se classificou para a próxima fase da competição.
Após a classificação, Douglas Lima, camisa 7 e um dos artilheiros do time, falou sobre a importância de manter a parte mental do time no lugar e de que esperam passar da barreira das quartas de final: “A gente perdeu para Engenharia nas quartas ano passado, mas esse ano a gente não quer perder. Vamos chegar com tudo”.
Humanas 20 x 17 Infernal
Com G1 um pouco mais cheio, Humanas e Infernal se enfrentaram em um jogo que prometia pouco no início, mas que entregou muito no fim. A primeira etapa mostrou um jogo mais cadenciado, os dois times estudavam e ofereciam poucos riscos ao gol adversário. Mesmo com dois sete metros desperdiçados, o time de roxo e preto venceu a primeira etapa por 9 a 8.
Mas a conversa no intervalo surtiu efeito e a Atlética da Pantera voltou para o segundo tempo, com mais vontade. As duas equipes correram mais riscos para garantir a classificação, os gols começaram a sair. Mesmo com final emocionante, a Humanas conseguiu se manter à frente e venceu o jogo por 20 a 17.
Direito 31 x 20 Moca
O primeiro jogo de domingo teve início às 12h30, e com o horário complicado, foram poucos os que assistiram o Direito vencer a Moca de maneira dominante. Os lobos guarás saíram na frente na partida. Mas, não conseguiam abrir uma vantagem significativa, já que a Moca não se dava por vencida e venceram o primeiro tempo por 14 a 10.
A segunda etapa seguiu o mesmo roteiro e mostrou o porquê do Direito ser o favorito nesse confronto. Eles mantiveram o controle da partida e aumentaram a diferença no placar A Atlética de Monte Carmelo não conseguiu acompanhar o ritmo e o placar ficou 31 a 20 após o apito final.
O goleiro e veterano do curso de Direito, Alexsandro Cristino, deu mais detalhes sobre a preparação da equipe nesse 1 mês de descanso e falou da importância não somente da Olimpíada UFU mas também dos Jogos Jurídicos Mineiros: “ A gente tem um foco muito grande em ser campeão dos JJM, e aqui a gente espera chegar o mais longe possível, e treinamos muito para bater essas metas, o time é muito focado e unido, e a gente vai tentar bater esses objetivos.”
Educa 56 x 4 Psicologia
Em mais um jogo onde o favoritismo foi confirmado, o time da Educa passou por cima da Psico. O jogo teve a maior quantidade de gols marcados por um só time nesta Olimpíada. Com um estilo de jogo acelerado, a Atlética do Cachorro abriu uma incrível vantagem de 19 gols até o time de rosa fazer o primeiro, e terminaram a primeira etapa na frente por 26 a 1.
Sem grandes mudanças, a segunda metade do jogo seguiu da mesma forma: uma chuva de gols por parte da Educa. A Psico até conseguiu fazer mais gols do que no primeiro tempo, mas o placar final mostrou quem foi superior na partida. Os donos da casa avançaram com uma vitória de 56 a 4.
O camisa 33 da equipe vencedora, Mycke Pileggi, contou que o time da Educa se preparou com treinos duas vezes por semana na pausa de um mês, e que a quantidade de gols reflete o respeito que eles têm pelo adversário e não desmerece o outro time. Mycke falou também sobre a expectativa para a próxima fase: “A gente confia muito na equipe, estamos com um time muito 'fechadinho', e vamos dar nosso melhor para passar de fase”.
Computação 31 x 16 Exatas
No último jogo das oitavas, a Computação entrava em quadra para enfrentar um adversário que até então não havia jogado, a Exatas começou a competição diretamente nas oitavas, já que foi realizado um sorteio antes do início dos jogos devido ao número ímpar de atléticas.
E em um jogo muito pegado, a Atlética do Lobo usou um estilo de jogo acelerado e abusou de ligações diretas do goleiro para o ataque. O Gorila até marcou seus gols, mas a Computação saiu com a classificação ao vencer a partida por 31 a 16, e agora a Comp sonha em melhorar o quarto lugar da edição passada.
Resultados do dia
Artes 22 x 21 Monetária
Humanas 20 x 17 Infernal
Direito 31 x 20 Moca
Educa 56 x 4 Psicologia
Computação 31 x 16 Exatas
Comments