Medicina, Engenharia UDI, Monetária e Educa competiram na semifinal da modalidade
Por Luana Martinez
No último domingo (20) foi realizada, na quadra G5 do campus Educa, a semifinal do vôlei feminino da Olimpíada UFU. Os jogos contaram com partidas de cinco sets cada, nas quais a equipe que vencesse três sets primeiro avançava para a final.
A primeira das duas partidas teria seu início às 15h20, porém, devido a um atraso na programação, começou apenas às 16h40, e o último jogo se encerrou às 20h30. Apesar do horário tardio, os torcedores das atléticas apareceram com força e número nas arquibancadas para apoiar seus atletas e provocar a torcida adversária enquanto assistiam às partidas acirradas.
Medicina X Engenharia UDI
A primeira disputa foi entre duas equipes que ficaram no pódio na Olimpíada UFU de 2019: a Medicina, que ficou em segundo lugar, e a Engenharia UDI, que ficou em terceiro.
No primeiro set, apesar de um começo acirrado, a Medicina tomou vantagem na pontuação e manteve na frente até o final, resultando em um placar de 25 a 17. Já no segundo set, a Engenharia UDI começou abrindo uma diferença nos pontos, porém, sua adversária, que manteve o placar próximo durante a primeira metade do set, conseguiu ultrapassar na segunda metade, vencendo novamente por 25 a 19.
O terceiro set foi o mais longo e começou com a equipe preta e amarela pontuando, mas logo foi deixada para trás pela Medicina, que continuou com vantagem até os 20 pontos, quando a Engenharia conseguiu alcançar e o placar se acirrou. Após ambas equipes alcançarem os 25 pontos, a Medicina conseguiu abrir novamente a diferença no placar e ganhou o set por 27 a 25.
A atleta Andrea Maiolino, que faz mestrado em Ciências da Saúde, joga representando o time da Medicina e diz que faz isso com muito orgulho e amor: “É muito gostoso, aos 54 anos, com 40 anos de vôlei, continuar contribuindo com essa moçada e sentir a energia dessa torcida maravilhosa”.
O treinador da equipe, Yohan Lacerda, começou a trabalhar com o time há pouco tempo e conta que tem sido uma experiência diferente: “A gente foi para o Intermed, conquistamos o segundo lugar e já viemos direto para a Olimpíada da UFU. A gente conseguir ir pra final agora é bem gratificante, para mim, para o meu trabalho com eles por causa o tempo que a gente tem e vamos trabalhar duro”.
Educa x Monetária
O último jogo de vôlei do dia começou após uma hora e meia de atraso, mas isso não impediu a torcida da Monetária de marcar sua presença nas arquibancadas diante de uma partida que se manteve acirrada do início ao fim.
No primeiro set, o placar permaneceu empatado até ambas equipes alcançarem os 15 pontos, quando o time vermelho conseguiu abrir uma vantagem de cinco pontos que não foram completamente recuperados pela Educa. O set acabou com um placar de 25 a 23 para a Monetária.
O segundo e terceiro set começaram com a equipe laranja e azul abrindo, desde o começo, uma grande diferença entre os pontos. Isso se manteve até o final, fechando o segundo set por 25 a 12 e o terceiro por 25 a 16. Já o quarto set foi acirrado, até que as duas equipes marcaram 15 pontos, quando a Educa conseguiu a vantagem, resultando em um placar de 25 a 18 e em uma vitória da Educa por 3 sets a 1.
A jogadora Natália Risa de Assunção, que faz bacharel em Educação Física, conta que a equipe inicialmente estava com medo, pois perderam suas duas levantadoras e tiveram que improvisar, além de ser uma conquista particular por ter operado o joelho e ainda sentir dor. A atleta também afirma que o time vai com fogo nos olhos para a final.
A disputa pelo terceiro lugar e a final acontecerão no próximo sábado, 26/11, na quadra G5 do campus Educa. A partida para definir o terceiro lugar será às 15h e a final será às 17h.
Resultado da semifinal:
Medicina 3 x 0 Engenharia UDI
Educa 3 x 1 Monetária
Próximas partidas
Terceiro lugar: Monetária x Engenharia UDI
Final: Medicina x Educa
Comments