Charanga conquistou o quinto título da modalidade nas últimas nove edições da competição. Já a Humanas ficou com o terceiro lugar
Por Roberto de Santis
No último final de semana da Olimpíada UFU, a peteca subiu na quadra da ESEBA para a disputa das fases finais do torneio. Engenharia, Monetária, Humanas e Computação travaram seus embates por um lugar na final masculina no sábado (7), já os confrontos pela medalhas de bronze e ouro ocorreram no domingo (8).
Monetária 2 x 0 Humanas - semifinal
No duelo que deu início às semifinais, a Atlética da Pantera fez sua primeira aparição nessa fase da peteca na era moderna da Olimpíada. Porém, a empolgação de chegar em um estágio inédito do campeonato não foi o suficiente para superar a tradicional Monetária, que marcou presença em todas as semifinais da modalidade desde 2015.
A Atlética do Tamanduá ficou com o terceiro lugar no ano passado e não deixou a história se repetir em 2023, já que, apesar de um início disputado no primeiro set, conseguiu, através de uma recepção sólida, avançar para sua quarta final em dez anos. Os sets terminaram em 25 a 18 e 25 a 13.
Engenharia UDI 2 x 0 Computação - semifinal
Engenharia UDI e Computação protagonizam uma rivalidade que completou uma década este ano. Desde 2013 somente os leões e os lobos saíram campeões da modalidade, com quatro títulos de cada lado nas últimas oito edições. Logo, havia a sensação de que o duelo era uma final antecipada.
Na edição passada, a Computação eliminou a Engenharia nas quartas de finais por 2 a 0. Desta vez, já na semifinal, os papéis se inverteram. A Charanga mostrou sua superioridade vencendo por 25 a 19 e 25 a 16, e carimbou seu lugar na final, dando um passo à frente na duradoura rivalidade na peteca masculina com a Atlética do Lobo.
“É uma sensação muito boa. No ano passado, a gente chegou bem preparado e, mesmo assim, acabamos perdendo para eles. Ganhar da Comp hoje passa uma confiança a mais para a final”, afirmou Victor Hugo Lima Freire Mota, atleta da Engenharia.
Humanas 2 x 0 Computação - disputa de terceiro lugar
Em um confronto de histórias opostas, a Pantera se manteve no controle durante toda a partida e garantiu um terceiro lugar especial por diversos fatores. A vitória foi por 2 a 0, com os sets terminando em 25 a 11 e 25 a 15.
Sergio Luis Dias Machado, atleta da Humanas, concedeu entrevista após a conquista do bronze e falou sobre as dificuldades enfrentadas durantes os jogos disputados no final de semana. “Tem muito tempo que estou na atlética e venho lidando com muitas dores. Ontem já estava difícil, muita dor, muito desgaste físico, a peteca batendo na fita. Hoje eu estou muito feliz de, apesar dos pesares, ter alcançado o terceiro lugar”.
Mesmo com o quarto lugar, o clima na Atlética do Lobo é de renovação e esperança. Os atletas da Computação João Pedro de Oliveira Marques e Vinícius Pereira Silva fizeram suas primeiras participações na Olimpíada UFU e conversaram com a equipe do ARQ sobre o assunto.
“Foi uma experiência bem diferente, é realmente bem desafiador porque são equipes muito fortes. Só tenho a agradecer por ter chegado até aqui”, disse João Pedro. O outro integrante da dupla semifinalista não se mostrou abalado apesar da derrota e já projetou as edições futuras: “Esse foi o primeiro ano na disputa aqui e vamos ver como vão ser os próximos. Se possível, trazer o troféu”, afirmou Vinícius depois do término da partida.
Já no lado da Humanas, o duelo foi uma despedida para a dupla medalhista. Rian Gabriel Martins falou sobre o significado da vitória. “Para mim é muito importante e simbólico, já são dois anos competindo com o Sergio, e a gente está fechando um ciclo hoje. Ele decidiu se aposentar e eu decidi trocar de curso. O que fica é o amor pela Humanas e a gratidão por todo mundo que apoiou a gente”.
Engenharia UDI 2 x 0 Monetária - final
As duas atléticas se reencontraram na grande final após seis anos. De um lado, a Monetária queria a todo custo evitar o seu quarto vice desde 2015 e finalmente se sagrar campeã da modalidade na era moderna da Olimpíada UFU. Do outro, a Engenharia UDI não poderia se dar ao luxo de perder a chance de passar a Computação em títulos na última década.
1º Set
Desde o primeiro ponto, ficou claro que nenhuma das equipes pretendia deixar a peteca cair com facilidade no seu lado da quadra. A partida manteve o equilíbrio até metade do set, mas, na parte final, a Charanga conseguiu construir um placar de 20 a 15 e, mesmo com o pedido de tempo da Monetária para tentar atrapalhar a boa sequência de pontos, venceu por 25 a 19.
2º Set
A atlética do Leão mostrou o porquê de não ter perdido um set sequer durante toda a competição. Em nenhum momento do segundo set a vitória esteve sob ameaça. Os futuros engenheiros começaram fortes com 7 a 2 no placar, se mantiveram no controle e abriram uma vantagem de 13 pontos em um incrível 21 a 8. Engenharia concluiu a conquista do campeonato por 25 a 13.
O atleta da Monetária, Pedro de Belém Merola comentou o jogo e a competição como um todo. “A gente demonstrou uma evolução. Nosso trio é muito bom, mas nós jogamos contra um trio excelente também. O pessoal da Engenharia é muito forte. Tem que trabalhar, treinar e melhorar, estou feliz com o nosso progresso”. Após o término da partida, Pedro e o treinador Carlos Henrique já tiveram uma pequena conversa sobre voltar aos treinos para os próximos eventos.
Agora como campeão, Victor Hugo cedeu novamente uma entrevista à equipe do ARQ UFU. “Eu estou muito feliz e orgulhoso do meu time, queria agradecer ao nosso treinador que deixou a gente totalmente preparado e focado para essa final e a nossa torcida que esteve em peso durante todos os jogos”.
Classificação geral da peteca masculina
Engenharia
Monetária
Humanas
Computação
Educa
Artes
Medicina
Direito
Resultados
Primeira fase (16 de setembro):
Monetária 2 x 0 Artes
Educa 2 x 0 Engenharia Pontal
Engenharia 2 x 0 Exatas
Odonto 2 x 0 Fisioterapia
Biológicas 2 x 0 Agrárias
Exumadas 2 x 1 Moca
Direito 2 x 0 Biologia Pontal
Humanas 2 x 0 Eng. Bio. Patos
Repescagem (17 de setembro):
Artes 2 x 0 Eng. Bio. Patos
Engenharia Pontal 2 x 0 Biologia Pontal
Moca W X O Exatas - Moca classificada
Agrárias W X O Fisioterapia - Agrárias classificada
Oitavas (30 de setembro):
Computação 2 x 0 Agrárias
Medicina 2 x 0 Moca
Engenharia 2 x 0 Engenharia Pontal
Artes 2 x 1 Odonto
Humanas 2 x 1 Biológicas
Direito 2 x 0 Exumadas
Quartas (1º de outubro):
Engenharia 2 x 0 Educa
Monetária 2 x 0 Artes
Humanas 2 x 0 Medicina
Computação 2 x 0 Direito
Semifinal (7 de outubro):
Monetária 2 x 0 Humanas
Engenharia 2 x 0 Computação
Disputa de terceiro lugar (8 de outubro):
Humanas 2 x 0 Computação
Final (8 de outubro):
Engenharia 2 x 0 Monetária
Comments