top of page

Das pistas para o pódio

Atletismo masculino na Olimpíada UFU 2022 teve nove atléticas subindo nos pódios


Por Gabriel Ferrer


Comemoração da atlética Computação na conquista do ouro. Foto: Marco Cavalcanti

No último domingo (6), foi realizada a competição de atletismo masculino na Olimpíada UFU no Clube SESI Gravatás. A competição contou com as provas de 100 metros, 200 metros, 400 metros, 800 metros, 1500 metros, 5000 metros, revezamento 4x100 metros rasos, além de arremesso de peso e salto em distância.


A competição teve início às 8h da manhã e cada atlética tinha dois representantes para cada prova. Já nas arquibancadas, era impressionante o empenho das torcidas em ajudar os seus atletas, principalmente nas provas de longa duração, onde o apoio fortaleceu os competidores que tinham que terminar o percurso debaixo do sol forte.


Após as semifinais dos 100 metros, ocorreu a primeira final por tempo com a categoria de 5 km.Foi uma corrida muito parelha em que, no começo, alguns atletas se destacaram, estando muito à frente nas primeiras voltas. Porém, com o decorrer da prova, aconteceram várias ultrapassagens até que, em determinado momento, o atleta Vinícius Eduardo, da Educa, tomou a frente do pelotão e se manteve até a última volta. Em entrevista ao ARQ UFU, o campeão destacou a sua experiência na sua possível última corrida pela atlética.


"Foi uma experiência muito bacana esta última prova minha como graduando. Não sei ainda se virá uma ‘pós’ depois, mas a sensação é de estar finalizando bem. O sol estava quente, tinha atletas muito fortes e hoje eu não era favorito, mas acho que a experiência se sobressaiu e ficou melhor pra mim. É uma prova forte que a gente teme ficar fora do pódio. Fiquei pensando muito no dia anterior, um pouco de ansiedade, mas quando você chega aqui e vê essa torcida maravilhosa, independente da atlética que for, sempre ajuda na motivação", disse o vencedor da prova de 5km.


Vinícius Eduardo vibrou bastante após vencer os 5000 metros. Foto: Marco Cavalcanti

A segunda final por tempo foi na categoria dos 100 metros rasos, que ocorreu por volta das 10h30. Foi uma corrida muito forte, com uma disputa do início ao fim entre o atleta da Educa, Valter Lucas, e o atleta da computação, Jefferson Cristino. Os adversários tiveram quase o mesmo tempo de prova, mas no detalhe, Valter conquistou a prova, que falou com o ARQ UFU.


"Foi a minha primeira vez [na Olimpíada UFU]. Entrei no início de 2020 e por conta da pandemia não tive como competir. Cheguei a participar do JUB's no meio desse ano, mas não consegui confirmar a prova no tempo e até achei que não iria conseguir um bom desempenho nos 100 metros. Por incrível que pareça, eu não esperava nem pódio, mas deu certo e fiquei em primeiro lugar", disse o atleta da Educa.

Valter Lucas acelerou e venceu a tradicional prova dos 100 metros rasos. Foto: Ítana Santos

Já Ramon Guimarães, da atlética Engenharia Udi, foi o campeão da categoria dos 200 metros rasos com a incrível marca de 23,8 segundos. Ele foi só um pouco mais rápido que o segundo colocado, Gabriel Volpato, da atlética Medicina, que fez em 24 segundos, mostrando o alto nível da competição, já que a maioria das provas contaram com vitórias muito apertadas.

No salto em distância, o atleta Valter Lucas, da Educa, chegou ao pódio novamente, agora saltando a uma distância de 6,68 metros. O atleta necessitou de três tentativas, mas foi na sua segunda que atingiu essa marca, disparando na frente com um pouco mais de 50 centímetros de vantagem em relação aos outros atletas.


Gabriel Volpato, da atlética da Medicina, que tinha corrido na prova de 200 metros e havia conseguido a segunda colocação, voltou a competir na categoria de 400 metros rasos, se consagrou campeão desta prova e falou um pouco sobre a sua experiência competindo ao Arquibancada UFU, além de destacar o apoio da torcida.


"Foi a minha segunda vez que competi. A primeira foi no Intermed e, desta vez,gostei bastante da prova. Achei mais tranquilo que os 200 metros, mas é puxado, dá pra passar mal um pouquinho. Mesmo assim, foi muito boa a experiência, a Medonha gritou bastante pra mim, é evidente que é a torcida que mais grita e que mais torce. Nessa questão não tem nem o que discutir."


Na prova dos 800 metros, a atlética Monetária saiu na frente logo nas primeiras colocações . Vinícius Vieira ganhou o ouro com o tempo de 2.09.1 e Thassio Ferreira recebeu a prata com 2.09.3. Eles fizeram a prova em tempos muito parecidos, mostrando o alto nível da competição.


Vitor Pereira, atleta da Computação, que havia ficado na terceira colocação na prova dos 5 mil metros, se destacou ao longo da prova de 1500 metros, conseguindo tomar a frente e chegando na primeira colocação, conseguindo o ouro com o tempo de 4 minutos e 48 segundos. Na sua primeira oportunidade competindo, Vitor compartilhou um pouco da sua experiência e o que achou da prova.

Vitor Pereira conquistou a prova de 1500 metros. Foto: Marco Cavalcanti

No revezamento 4×100, a atlética Educa ficou em primeiro lugar com o tempo de 47 segundos. A segunda colocada foi a atlética Monetária, que concluiu em 48.6 segundos e a terceira colocada foi a Agrárias, que fez em 48.7 segundos. Os tempos foram bem similares, mostrando mais uma vez a alta competitividade de todas as atléticas e como, a cada ano, o atletismo fica mais forte na Olimpíada UFU.


O arremesso de peso é mais uma categoria do atletismo que vem crescendo a cada ano que passa e isso se tornou evidente pelo nível da competição do último domingo. Todos que ficaram no pódio conseguiram arremessos acima dos 11 metros mostrando a força dos atletas. O campeão dessa categoria, Davi de Almeida, da Medicina, contou ao ARQ UFU como iniciou no esporte.


"Em 2019 fui convidado pela minha atlética para completar no arremesso de peso e gostei muito da modalidade. Desde então venho treinando, juntei com Rodrigo, campeão da última Olimpíada, e viemos trabalhando bastante para ter esse resultado que tivemos hoje. Estávamos treinando desde a CIA e Intermed, e conseguimos mais uma medalha hoje”, disse Davi, que continuou.


“Foi uma experiência muito gostosa, foi uma preparação muito boa. Tivemos vários adversários, foi um alto nível de competição, com todos arremessando acima dos 11 metros. Acho que isso é inédito no atletismo universitário e mostra cada vez mais como o esporte vem crescendo na nossa universidade. É um prazer representar a Medonha e a Medicina UFU nessas provas", concluiu Davi, campeão do arremesso de peso.


Confira abaixo todos os resultados do atletismo masculino da Olimpíada UFU 2022:


100 metros

1° Valter Lucas - Educa

2° Jefferson Cristino - Computação

3° José Gabriel - monetária


200 metros

1° Ramon Guimarães - Engenharia Udi

2° Gabriel Volpato - Medicina

3° João Pedro Marques - Engenharia Udi


400 metros

1° Gabriel Volpato - Medicina

2° Thael Ferreira - Engenharia Udi

3° Ryan Castro - Aplicadas


800 metros

1° Vinícius Vieira - Monetária

2° Thassio Ferreira - Monetária

3° Luiz Eduardo - Engenharia Udia


1500 metros

1° Vitor Pereira - Computação

2° Mateus Wiliam - Engenharia

3° Vinícius Eduardo - Educa


5000 metros

1° Vinícius Eduardo - Educa

2° Mateus Wiliam - Engenharia

3° Vitor Pereira - Computação


Revezamento 4×100

1° Educa

2° Monetária

3° Agrárias


Arremesso de peso

1° Davi de Almeida - Medicina

2º Otávio Augusto - Aplicadas

3º Douglas dos Santos - Monetária


Salto em distância

1° Valter Lucas - Educa

2° Matheus Duarte - Medicina

3° Jefferson Cristino -Computação


Pontuação Geral

1° Educação Fisica - 84pontos

2° Engenharia Udi - 81 pontos

3° Monetária - 67 pontos

0 comentário

Comments


bottom of page