top of page

Vôlei feminino começa com força na Olimpíada Universitária

Uma das modalidades mais populares marca seu início com jogos animados das fases pré-oitavas e oitavas


Por Luana Martinez


Partida entre as atléticas Artes e Exumadas | Foto: Luana Martinez

No último final de semana teve início a tão esperada Olimpíada Universitária, trazendo os jogos de vôlei feminino nas quadras do G5, Campus Educação Física, e da Eseba. As partidas contaram com dois sets de 25 pontos e, em caso de empate, vencia o terceiro set quem marcasse 15 pontos primeiro.


Na fase pré-oitavas, que ocorreu no sábado (15), a atlética Humanas venceu as Agrárias em uma partida de dois sets. A equipe da Odonto também conseguiu avançar para as oitavas após vitória contra a atlética do Direito, também com apenas dois sets. Na partida entre Aplicada e Computação, o esforço da equipe dos cursos de Nutrição e Enfermagem tomaram controle do jogo desde o começo, marcando diversos pontos seguidos e vencendo também com dois sets.


A atleta Thalyssa Gobbi, do curso de Enfermagem, comenta após equipe marcar 18 pontos seguidos com ela no saque: “Eu treinei muito para estar contribuindo na Olimpíada para que a gente possa fazer um bom jogo, eu treinei bastante com ajuda da nossa técnica Alessandra, ela vem acompanhando a gente, sempre mostrando onde a gente deve e não deve sacar, fico muito feliz de sair com a vitória do meu time hoje”.

Atlética Aplicada com sua torcida | Foto: Luana Martinez

Oitavas de Final


Nas oitavas, tivemos o jogo mais equilibrado do sábado, entre as atléticas Biológicas e Exatas, com a vitória da primeira após três sets. No mesmo dia, em uma partida da Educa contra a Engenharia do Pontal, as donas da casa passaram para as quartas de final em dois sets.


Entrando nos jogos de domingo (16), o dia começou com uma partida entre Fisioterapia, a antiga campeã do vôlei feminino da Olimpíada de 2019, e Odonto, contando com torcidas competitivas de ambos os lados e uma vitória da Odonto em dois sets. Em seguida, uma das atléticas mais fortes, a Medicina, enfrentou e venceu as Humanas em um jogo também de dois sets.

Atletas da Odonto comemorm vitória com sua torcida | Foto: Luana Martinez

Em seguida, a Monetária, que já vinha se mostrando uma forte equipe desde o Agita UFU 2022, avançou sem grande dificuldade para as quartas de final após vencer dois sets em uma partida contra a Biologia Pontal.


A atleta da Monetária, Jullyana Alves, do curso de Gestão da Informação, conta que um dos grandes desafios que a atlética enfrentou em comparação a 2019 foi começar 2022 com um time completamente novo, pois a maioria das atletas anteriores se formaram durante a pandemia, continuando apenas duas do antigo time. “Desde o início vem sendo um desafio muito grande e chegar onde a gente está chegando com a potência do time dá muito ânimo para conseguir seguir em frente”, completa a atleta.

Atletas da Monetária em partida contra a atlética Biologia Pontal | Foto: Luana Martinez

O primeiro jogo da tarde foi uma partida acirrada entre a Engenharia Bio Patos e a Psicologia. Contando com três sets longos, cheios de reviravoltas e torcidas competitivas e fortes de ambos os lados, o jogo terminou com uma vitória da equipe rosa e preta. A líbero da atlética, Gabriela Ortigoso, comenta que a equipe se superou: “A gente estava meio pra baixo, mas depois fomos ganhando confiança e foi bom demais”.


Para fechar a primeira semana da Olimpíada Universitária e a fase das oitavas, foram realizados os jogos entre as atléticas Artes e Exumadas Pontal, que acabou em dois sets com a Artes vitoriosa. Ao mesmo tempo, ocorreu a partida da Engenharia UDI contra a Aplicada, jogo que contou com dois sets acirrados, ambos vencidos pela Engenharia.


Em entrevista, a jogadora Ana Luiza Martins, do curso de Engenharia Mecânica, conta que aquela foi sua primeira vez representando a atlética: “Demorei muito tempo para poder vir aqui jogar, tive vontade de jogar só agora e foi um sentimento incrível, devia ter feito isso antes, foi uma sensação maravilhosa. Sair daqui ganhando, ainda por cima, foi melhor ainda”.

Jogadoras da atlética Engenharia UDI comemoram vitória com a torcida | Foto: Luana Martinez

Com isso, foi encerrada a fase das oitavas de final. As quartas ocorrerão no próximo sábado (22), entre 13h e 16h30. Todos os jogos serão realizados na quadra G5 do Campus Educação Física.


Resultado do primeiro fim de semana


Pré-oitavas de final

  • Humanas 2 x 0 Agrárias

(1º set: 25 x 14; 2º set: 25 x 19)

  • Aplicada 2 x 0 Computação

(1º set: 25 x 2; 2º set: 25 x 6)

  • Odonto 2 x 0 Direito

(1º set: 25 x 15; 2º set: 25 x 7)


Oitavas de final

  • Biológicas 2 x 1 Exatas

(1º set: 25 x 18 para Exatas; 2º set: 25 x 15 para Biológicas; 3º set: 15 x 5 para Biológicas)

  • Educa 2 x 0 Eng. Pontal

(1º set: 25 x 9; 2º set: 25 x 4)

  • Odonto 2 x 0 Fisioterapia

(1º set: 25 x 9; 2º set: 25 x 14)

  • Medicina 2 x 0 Humanas

(1º set: 25 x 12; 2º set: 25 x 13)

  • Monetária 2 x 0 Biologia Pontal

(1º set: 25 x 7; 2º set: 25 x 5)

  • Psicologia 2 x 1 Eng Bio Patos

(1º set: 25 x 20 para Eng Bio Patos; 2º set: 25 x 23 para Psicologia; 3º set: 15 x 7 para Psicologia)

  • Engenharia UDI 2 x 0 Aplicada

(1º set: 25 x 21; 2º set: 25 x 20)

  • Artes 2 x 0 Exumadas Pontal

(1º set: 25 x 12; 2º set: 25 x 15)


Acompanhe os confrontos das quartas de final:

  • Monetária x Biológicas

  • Artes x Engenharia UDI

  • Psicologia x Medicina

  • Educa x Odonto

0 comentário

Comments


bottom of page