top of page

Vôlei no Agita UFU 2024.2 foi palco de jogos quentes e de muito frio

Atualizado: 24 de set.

Muito afetadas pela greve, atléticas aproveitaram o Agita para se prepararem para a Olimpíada


Por Gabriel Morais, Pedro Franco e Dieny Fernandes



Último compromisso oficial das atléticas antes da Olimpíada UFU 2024, o Agita UFU 2024.2 foi uma oportunidade para as equipes se testarem, já que, por conta da greve, a maioria dos times não conseguia treinar.


Foi exatamente isso que quem foi no SESI Gravatás e na Eseba observou: equipes ainda sem entrosamento que usaram o evento como teste, com muitos atletas novos, o que não impediu a realização de grandes jogos.


No evento, o vôlei foi marcado por amistosos e até um torneio no SESI, enquanto quem esteve presente na Eseba acompanhou um campeonato entre todas as equipes presentes.


Amistosos Femininos 


Medicina x Exatas


Para abrir o dia de vôlei feminino no Sesi Gravatás, a Medicina enfrentou a Exatas em uma partida que ficou marcada pela superioridade da Atlética da Serpente e pelo frio, que foi fator determinante durante todo o dia.


Logo no começo do embate, a Med já impôs o seu jogo, abrindo a partida com 6 aces seguidos, o que comprometeu o 1º set para a Exatas. Com essa superioridade inicial, o time da Medicina apenas administrou o placar e fechou o set com uma parcial de 15 a 2.


Na troca de sets, a Medicina rodou o elenco e incluiu algumas “bixetes” na partida. O último set foi mais disputado, mas mesmo assim a atlética do Umuarama não teve problemas para finalizar a partida e ganhou o 2º set por 20 a 9, fechando a primeira partida do dia por 2 a 0.


Psicologia x Fisioterapia


Apesar do placar de 2 a 0 para a Fisio, quem assistiu ao  jogo viu um duelo muito mais equilibrado do que o placar mostrou.


As atléticas travaram um primeiro set extremamente competitivo, com um começo que não deixava claro quem seria o vencedor. Com direito a rallys incríveis e pontos intermináveis, os dois times jogaram ponto a ponto até o meio do set, quando a Fisio começou a se sobressair e conseguiu fechar em 20 a 14.


Entre os dois sets, a Psico se reforçou com atletas que estavam no basquete, mas não foi o suficiente para superar a experiência da Fisio, que se aproveitou do cansaço das adversárias e fechou a partida de forma mais tranquila, com uma parcial de 20 a 7, que garantiu o 2 a 0 no placar.



Aplicada x Computação


Na sequência da manhã, Aplicada e Computação se enfrentaram. Em um dos confrontos mais desequilibrados do dia, as Cangurus se fizeram valer da experiência das suas atletas e dominaram o jogo de ponta a ponta.


Com parciais de 15 a 3, 15 a 3 e 15 a 10, a Aplicada garantiu uma vitória tranquila de 3 sets a 0. O time laranja e verde se mostrou muito seguro durante todo o jogo, errou poucas vezes e aproveitou muito bem suas atletas, que fazem tanto parte do time da atlética quanto do time da UFU.


Apesar da dominância em quadra, a atleta Maria Julia comentou um pouco sobre as dificuldades que o time enfrentou pré Agita UFU: “Eu e a Thalissa fazemos parte do time da UFU também, então fica difícil conciliar os treinos da atlética com os treinos da faculdade. Quando o time se junta, não temos tanto entrosamento, mas com o decorrer do jogo nós vamos nos ajustando e pegando o ritmo.”


Odonto x Artes


Em partida protocolar, a Odonto derrotou a Artes e mostrou que tem mais a mostrar na Olimpíada deste ano.


Com um primeiro set mais disputado, as duas atléticas sofreram por alguns erros no início, mas logo a Odonto se encontrou no jogo e não teve dificuldades de fechar o primeiro set por 20 a 14.


O roteiro seguiu o mesmo no restante da partida, com as atletas da Artes muito nervosas e errando muito, enquanto a Odonto se encontrou no jogo e fechou o set decisivo por 20 a 9, deixando um gostinho de que elas podem chegar longe este ano. Para a Artes e suas novas atletas, ficou o aprendizado e a oportunidade de tirar aquele friozinho da barriga.


Monetária x Educação Física


Em mais uma partida marcada pela dominância de uma das equipes, a Educa não tomou conhecimento e garantiu uma vitória por 3 sets a 0. A Monetária até fez jogo duro, mas a experiência das meninas da Educa somada à inexperiência das atletas da Monetária fizeram a diferença  no final do dia.


Com um time repleto de “bixos”, a Monetária fez frente à Educa, com um jogo apertado nos dois primeiros sets, que terminaram em 15 a 9 e 15 a 11. A Educa se encontrou no jogo na parte final da partida e não deu chance para a Monetária, vencendo por 15 a 6.


A Educa já se mostrou um passo à frente na sequência da temporada. Enquanto as outras atléticas ainda se achavam em quadra, a disposição tática do time da Educa se destacou. A Atlética do Cachorro foi a única equipe a rodar no sistema 5x1, com formação com o líbero em quadra.


Direito x Engenharia 


Em um dia marcado pelo frio, Direito e Engenharia foram as responsáveis por esquentar a quadra. Com um climinha de Olimpíada, as duas atléticas travaram um embate e tanto, que pode ser traduzido em uma palavra: equilíbrio.


O Direito começou o primeiro set dando a impressão de que  a Engenharia não teria chances na partida, mas no meio do primeiro set o time sofreu um apagão e viu a Engenharia completar uma virada incrível, que garantiu o primeiro set para elas por 20 a 18.


O segundo set começou com um roteiro parecido, o Direito tomando a liderança logo cedo com sete pontos seguidos, e assim como no primeiro set a Engenharia cresceu e conseguiu empatar o jogo. 


A partir daí, o jogo esquentou, com as duas equipes com bom desempenho. Cada ponto era motivo de muita comemoração e muita discussão, isso ficou claro quando a arbitragem marcou um ponto para o Direito e a Engenharia não concordou, o que resultou em muita discussão na rede entre as duas equipes e a juíza. Logo as equipes se entenderam e retomaram a partida. O Direito fechou o segundo set por 20 a 16, sacramentando o empate em 1 a 1 entre os times.


Torneio Feminino 


Agrárias x Humanas


No confronto que abriu o torneio interno do Agita UFU, a Humanas veio com tudo e não deu chances para a Agrárias sair com a vitória.


A Pantera abriu o jogo emendando seis pontos seguidos, conseguindo assim abrir uma ótima vantagem inicial. O restante do set foi um jogo de extremos: se por um lado a Humanas fazia o básico e errava pouco, a Agrárias sofreu muito com erros básicos e foram derrotadas por 15 a 3 na primeira parcial.


No segundo set, ambos os times voltaram cometendo muitos erros e sofrendo para dar continuidade no jogo. A Humanas, com um time mais experiente, conseguiu minimizar os erros o suficiente para sair com a vitória por 15 a 9 e fechar o jogo por 2 a 0.


Agrárias x Biológicas


Na sequência do torneio, a Agrárias entrou em quadra novamente para enfrentar a Biológicas. As duas atléticas fizeram um duelo extremamente parelho, em um jogo decidido ponto a ponto.


Com o time mais descansado, a Biológicas conseguiu se sobressair sobre as adversárias, e mesmo saindo perdendo conseguiram virar o set e garantir o 1 a 0, numa parcial de 20 a 16.


Novamente o fator cansaço pesou. apesar de a Agrárias voltar bem melhor para o segundo set, a disposição em quadra das atletas da Biológicas se sobressaiu, fator que foi crucial no final do segundo set, vencido pelas atletas do time azul e preto por 20 a 17.


Humanas x Biológicas



No confronto que definiria quem iria direto para a final do torneio e quem iria enfrentar a Agrárias, a Humanas mostrou que a experiência faz a diferença e conseguiu uma vitória tranquila.


Logo no início do jogo, uma das atletas da Biológicas passou mal e teve que ser retirada do jogo, acontecimento esse que pode ter afetado o time, já que elas não conseguiram competir no primeiro set e saíram derrotadas por 15 a 4.


Apesar de uma primeira parcial muito forte da Atlética Roxa e Preta, as meninas da Biológicas não se deram por derrotadas e fizeram um set duríssimo, levando o jogo até a última bola. Ponto a ponto, as equipes levaram o jogo até o limite, quando a Humanas conseguiu fechar a partida por 15 a 13 e se garantir na final do torneio.


Agrárias x Biológicas


Com a definição das posições após os três primeiros jogos, a Agrárias, terceiro lugar, enfrentaria o segundo colocado, Biológicas, para definir qual deles se classificaria para a decisão, o que tornou o jogo um dos mais disputados daquela manhã.


O primeiro set do Javali foi impiedoso, não deu chances para uma reação adversária durante o set de 15 pontos. Ao conseguir marcar diversos pontos em sequência, a Agrárias encerrou o set com um sonoro 15 a 3.


No segundo set, com uma reação, em uma disputa mais apertada do que na primeira parte, o Dragão saiu vitorioso no momento por 15 a 11. Já na decisão da partida, uma mistura da eficiência da atlética de verde e da reação da Atlética do Dragão resultou em um 15 a 13 da Agrárias e a sua classificação.


Humanas x Agrárias 


Com a chegada da final do torneio, ambas as atléticas entraram com ritmo de quem queria sair vitorioso, sem se permitir voltar de mãos vazias. Dessa forma, a Agrárias abriu o placar e conseguiu uma pequena vantagem, logo superada pela Humanas, que, com um set de ânimos aflorados e diversas discussões, conseguiu a virada e a vitória parcial por 15 a 10.


Após a grande recuperação da Pantera, as atletas aproveitaram o embalo e não permitiram as mesmas chances ao Javali. Sem nunca perder o controle da partida, elas conseguiram a vitória sem sustos por 15 a 6, se sagrando campeãs do torneio feminino do Agita 2024.2. 


Amistosos Masculinos 


Engenharia x Fisioterapia 


Na chegada das disputas masculinas, o Agita prometia uma partida digna de Olimpíadas UFU, um grande jogo entre Fisioterapia e Engenharia, dois dos favoritos para o grande torneio que se inicia daqui a um mês. 


Com a força dos saques que podia ser ouvida por todo o SESI Gravatás, a Fisio não permitiu reação do adversário em nenhum momento do primeiro set. Com uma dominância indiscutível, encerraram a parcial em um placar de 15 a 8. Esse mesmo cenário se repetiu no segundo set, que possuiu o mesmo vencedor, com uma leve diferença de 15 a 9 no marcador. 


Já em um terceiro set bastante disputado, as equipes forçaram o placar a precisar de mais pontos para que fosse encerrado, algo que somente não continuou devido ao tempo para encerramento do jogo, assim permitindo uma terceira vitória do Crocodilo por 17 a 16. 



 Aplicada x Engenharia 


A Engenharia continuou em quadra, dessa vez para mudar a história da atlética nesse Agita UFU, ao encarar a equipe da Aplicada. Com isso, apresentou um set sem muitas emoções, facilmente atingindo 20 a 12 no placar, e com isso a vitória parcial.


O segundo set teve o mesmo vencedor, mas com pontos a se destacar, como um certo descaso do Leão e pouca atenção na partida, algo que permitiu belos bloqueios da equipe do Canguru. O resultado final foi de 20 a 8.



 Humanas x Biológicas 


A partida entre Humanas e Biológicas apresentou mais uma disputa acirrada. O primeiro set foi forçado até o 17 a 15, o que deu a vitória parcial para a Pantera. Já no segundo, a paridade se manteve, mas dessa vez com a vitória da equipe do Dragão, que encerrou o set em 15 a 12.


Para o set decisivo, o equilíbrio se foi: completo domínio e um jogo fácil para a Bio, que nunca perdeu o poder sobre o placar. Dessa forma, o Dragão rendeu a Pantera, conseguiu a virada e fechou o set com um 15 a 6.


Exatas x Artes


A equipe masculina da Exatas, atual campeã da Olimpíada UFU, sofreu grandes mudanças desde o ano passado, com vários atletas de destaque se formando, o que forçou uma reformulação. Devido a isso, ocorreria uma instabilidade, ou era o que se esperava.


Mesmo com alguma resistência da Artes, o Gorila conseguiu uma boa vitória por 20 a 15 no primeiro set, demonstrando capacidade de se manter bem em uma partida disputada. No segundo set, a dominância foi clara. Com 20 a 8 nos números finais, a Exatas vendeu a partida por 2 a 0 e exibiu força na preparação da busca pelo bicampeonato.


Psicologia x Biológicas 


A última partida do dia na quadra do SESI Gravatás foi entre Psicologia e Biológicas, no formato de três sets de 15 pontos, mesmo no fim de um longo dia. As atléticas estavam determinadas a se dedicar na partida, especialmente a Biológicas.


O Dragão venceu facilmente o primeiro set, aplicando um 15 a 6 sem grandes sustos e com muita atenção na partida. O segundo set apresentou o mesmo cenário, 15 a 7 nos números finais e já garantiu a vitória da Biológicas, mesmo com o terceiro set para ser jogado.


O último set se tornou o mais disputado do confronto, com a contagem ponto a ponto e sem grandes vantagens no placar. O set teve o mesmo fim dos dois iniciais: vitória do Dragão, que fez 15 a 13 e encerrou sua participação no Agita com 100% de aproveitamento.


Torneio Masculino


Das 15 atléticas da UFU Uberlândia, apenas cinco disputaram o torneio: Agrárias, Computação, Educação Física, Monetária e Odonto. Os confrontos ocorreram em sistema de rodízio simples, ou seja, todos contra todos, no qual o ganhador de cada partida recebia um ponto e o perdedor ficava com zero. Venceu o torneio quem alcançou maior número de pontos ao final das disputas.


Monetária x Agrárias 


Agrárias e Monetária protagonizaram uma disputa acirrada. Logo no início do jogo, a equipe do Javali conseguiu uma vantagem de seis pontos, sem deixar brechas para a equipe vermelha pontuar. Apesar das falhas de defesa e contra ataque, o time do Tamanduá se reergueu e buscou ponto a ponto a vitória contra a adversária. Com apenas um set, a partida terminou por 25 a 21.


Educação Física x Computação 


A atual medalhista de bronze na Olimpíada UFU enfrentou a Computação logo no início da manhã. O primeiro jogo das equipes permaneceu calmo até o fim, com a vitória da Educação Física por 25 a 15.


Agrárias x Odonto


A Agrárias, que está posicionada entre as 10 melhores equipes da modalidade, competiu de maneira igualitária contra sua adversária. Nenhuma das duas atléticas teve calouros em seus times. O jogo seguiu de forma tranquila e sem reviravoltas. A Atlética do Javali finalizou a disputa por 25 a 19.


Matheus Sampaio, estudante do 8° período de Medicina Veterinária, contou sobre a dificuldade que a equipe teve em treinar durante a greve:


“Os treinos durante esse período sem aulas foram um pouco complicados, na maioria das vezes treinamos de forma mista. Muita gente que faz parte do time é de fora de Uberlândia, então aproveitaram a greve para voltar para as suas cidades ou para fazer atividades externas, como estágio e trabalho”, comentou Matheus.


Monetária x Computação


Monetária e Computação começaram a partida de maneira tranquila e sem muitas surpresas, ambas equipes conseguiam aproveitar os erros do adversário e pontuar. O time vermelho, que possuía atletas mais entrosados dentro de quadra, levou a partida por 25 a 19.


Educação Física x Agrárias 


A Atlética Educação Física, que foi a terceira colocada da modalidade na última Olimpíada UFU, abriu o placar e pontuou seguidamente até o nono ponto. Após muitos erros de defesa, a Agrárias marcou seu primeiro ponto do jogo, mas continuou estagnada e sem conseguir pontuar novamente. A partida chegou ao fim com uma diferença de 12 pontos que levou a vitória para a Educa, por 25 a 13.


Monetária x Odonto 


O confronto entre Monetária e Odonto foi marcado pela quantidade de atletas disponíveis durante o torneio. Enquanto o Tamanduá possuía o maior elenco da competição, com 14 atletas, o Panda tinha apenas 8 à sua disposição para planejar a sua estratégia em quadra, o que afetou os resultados da partida, já que tinha menos possibilidades de trocas entre os jogadores. A Monetária finalizou o jogo por 25 a 16.


Gabriel Melazzo, calouro de Ciências Contábeis, contou ao ARQ sobre como foi a receptividade dos veteranos do time com os “bixos”. “O pessoal aqui do vôlei da Monetária é bem receptivo. Por mais que já tenham um entrosamento, eles estão sempre abertos a incluir a gente. O pessoal é nota 10”, disse Gabriel.  



Agrárias x Computação 


Agrárias e Computação tiveram um jogo muito calmo. A atlética do Javali permaneceu com vantagem durante todo o set, enquanto seus adversários, os Lobos, erravam grande parte de seus contra ataques. A partida terminou por 25 a 12 para o time verde.


Educação Física x Odonto 


A Educa começou a partida com ótima vantagem e determinou o ritmo do jogo. Durante o set, a Odonto cometeu mais erros do que nos jogos anteriores e assim, foi superada pela Atlética do Cachorro. A Educação Física venceu por 25 a 16.


O time azul e laranja era o que mais possuía calouros no time. Luís Guilherme, que está no 1° período do curso de Educação Física, contou à equipe ARQ UFU sobre sua a experiência no novo time.


“A integração foi muito boa, o pessoal me recepcionou muito bem. Meus treinadores me auxiliam em tudo o que eu preciso e a Educa está me ajudando muito. Hoje eu entrei um pouco nervoso dentro de quadra, mas o pessoal do time me acalmou e eu consegui ir bem”, afirmou o atleta.


Computação x Odonto 


A Computação deu início ao set de maneira confusa, devido à falta de comunicação dos jogadores em quadra. Com isso, a Odonto se aproveitou dos erros da adversária e abriu o placar pontuando intensamente. Por mais que os futuros dentistas estivessem mais entrosados, não foi o suficiente para parar os erros da equipe. Cheio de altos e baixos e com um final de partida acirrado entre as duas equipes, o jogo terminou com a vitória da equipe azul por 28 a 26.


Monetária x Educação Física 


Monetária e Educação Física protagonizaram uma partida disputadíssima, diferente dos outros jogos, a final do torneio foi decidida em melhor de três sets. No início do jogo, nenhuma das atléticas conseguiram levar uma diferença significativa de pontos, mas a Monetária se sobressaiu e consagrou a vitória por 2 a 0.



 Resultados do torneio masculino 


  • Monetária 1 x 0 Agrárias (25/21)

  • Educação Física 1 x 0 Computação (25/15)

  • Agrárias 1 x 0 Odonto (25/19)

  • Monetária 1 x 0 Computação (25/19) 

  • Educação Física 1 x 0 Agrárias (25/13)

  • Monetária 1 x 0 Odonto (25/16) 

  • Agrárias 1 x 0 Computação (25/12)

  • Educação Física 1 x 0 Odonto (25/16)

  • Computação 1 x 0 Odonto (28/26) 


Classificação final do torneio masculino


  • 1º lugar: Monetária

  • 2° lugar: Educação Física

  • 3° lugar: Agrárias

0 comentário

Comments


bottom of page