Vôlei Feminino retorna ao G5 na Olimpíada UFU após obras
- Arquibancada UFU
- 29 de ago.
- 6 min de leitura
Atualizado: 1 de set.
16 atléticas entraram em quadra no fim de semana em busca da classificação
Por Felipe Regal

A olimpíada UFU está de volta e a primeira fase foi disputada nos dias 23 e 24 de Agosto. O vôlei feminino ocorreu no G5 do Campus Educa, e levou 16 times a se enfrentarem na quadra recém reformada em busca de uma vaga para a próxima fase.
Engenharia x Biológicas
Às 8h de sábado, as atletas de Engenharia e Biológicas já se aqueciam na quadra antes da primeira partida. E para quem pensou que, pelo horário, talvez não estivesse tão cheio, estava completamente enganado. As torcidas compareceram e fizeram muito barulho, principalmente a da Engenharia, o que deu um calor a mais para aquela manhã.
Em quadra, o que se viu foi um jogo extremamente equilibrado. No primeiro set, uma leve vantagem de pontos deu a vitória para a Atlética do Leão, que venceu por 25 a 21. Já no segundo, a Biológicas voltou ainda mais focada e venceu por 26 a 24.
E então teve o primeiro (de muitos) tie-break do dia. Nele, o equilíbrio que se manteve ao longo do jogo não prevaleceu, e a Engenharia conseguiu uma vitória por um placar mais tranquilo: 15 a 6.
Com a vitória, o Leão enfrentará a Fisio no próximo fim de semana
Psicologia x Agrárias
No segundo jogo do vôlei feminino deste ano, ficou bem claro que o que já era comum nos outros anos, já virou regra há algum tempo. A presença das torcidas é certa.
Em mais um jogo de muito barulho no G5, o primeiro set foi bem equilibrado, a Agrárias conseguiu uma pequena vantagem e venceu por 25 a 22. Já no segundo set, tudo parecia se desenhar para o mesmo cenário.
A Atlética do Javali conseguiu abrir um placar de 12 a 6, mas a Psico não desistiu e emplacou incríveis onze pontos em sequência. O final do set foi disputado mas a atlética rosa e preta venceu por 25 a 21.
O tie-break começou bem equilibrado, mas logo a Psico conseguiu impor seu jogo e venceu por 15 a 10, sacramentou a classificação para as quartas de final. Um fato curioso é que tinham 2 irmãs na partida, uma em cada time
Maria Luiza e Giovanna Resende Pardi são irmãs e jogaram em times adversários. Maria Luiza, vencedora da partida pela Psico, contou da sua experiência com o jogo: “É a minha primeira vez jogando, é muita adrenalina, mas foi muito bom de jogar, jogo muito equilibrado, as torcidas muito animadas, muito legal viver isso aqui na minha primeira Olimpíada”.
Sobre jogar contra sua irmã, ela também comentou. “Foi muito legal, lá em casa a gente tava se arrumando, uma coisa meio ‘o inimigo mora ao lado’, mas é muito legal estar vivendo isso tudo aqui na ufu, é provavelmente a última olimpíada dela, ainda bem que deu pra gente se encontrar aqui”.
Fisioterapia x Exatas
A Fisioterapia terminou na quarta colocação do Vôlei Feminino na Olimpíada UFU 2024. E esse ano, garantiu uma das vitórias mais tranquilas das oitavas de final.
Desde o início, a Atlética do Crocodilo conseguiu ser superior à Exatas, que não conseguiu impor seu jogo. O primeiro set terminou em 25 a 10 e o segundo em 25 a 7.
Dessa forma, a Fisio segue na busca por um lugar no pódio, que escapou ano passado. Semana que vem, nas quartas, a Fisioterapia encara a Engenharia.
Direito x Odonto
Por volta das 14h do sábado, Direito e a atual vice-campeã Odonto entraram em quadra para mais um jogo das oitavas. O primeiro set apresentou um jogo bom e equilibrado. A Atlética do Panda conseguiu alguns pontos nos ataques de Natália dos Reis e Maria Eduarda Martin e também teve destaque na sua camisa 10, Laura Neves
O Guará conseguiu fazer valer seu bloqueio, mas não foi possível buscar o resultado, que terminou em 25 a 18 para o Panda. Já no segundo set, ainda mais equilíbrio. Apesar de errar alguns saques, o Direito conseguiu voltar ao jogo e venceu por 27 a 25.
No tie-break, embalado pelo segundo set, as futuras advogadas conseguiram se impor, com destaque para Bianca Rodrigues e Julia Moreno Galdino. No fim, vitória por 15 a 13, e a Psicologia como próximo desafio.
Ano passado, as atléticas já tinham se enfrentado, nas oitavas de final. Naquela oportunidade, a Odonto saiu com a classificação. Na revanche, melhor para o Lobo Guará.
Bianca Rodrigues, do Direito, falou do jogo: “Foi bem puxado, acho que são pequenos detalhes, mas com o treinador e todo mundo se motivando, fazendo sua parte, deu certo.”
A atleta também comentou sobre o reflexo da vitória para o campeonato: “Da muita confiança, foi um jogo muito difícil, a gente perdeu pra elas ano passado, mas estamos treinando muito e essa vitória vai ser muito boa para a gente”.
Medicina x Monetária
O último jogo de sábado apresentou tudo de melhor que uma Olimpíada pode oferecer. Equilíbrio imenso, um barulho ensurdecedor dentro do G5 e uma disputa ponto a ponto.
O primeiro set teve alguns erros de saque das duas equipes, e apesar do equilíbrio, a Money conseguiu ser um pouco superior e venceu por 25 a 18. No segundo, começou melhor, abriu uma vantagem, mas a Med não baixou o ritmo e buscou o resultado. O set chegou a estar empatado em 23 a 23, mas a Medicina foi quem conseguiu levar a melhor por 25 a 23.
Beatriz Elena, da Med e Gabrielle de Ávila, da Monetária se consolidaram como destaques no jogo
Chegou o tie-break e, com ele, a arquibancada cheia desde o início, ficou cada vez mais lotada. O barulho de ambas as torcidas poderia facilmente ser ouvido pelo G1. Talvez nem se imaginava que cabia tanta gente no recém reformado ginásio, a sensação é que a torcida inteira da Med e da Money estava no ginásio.
O tie-break foi extremamente disputado. As equipes marcavam pontos alternados e pelas mãos de Ana Luiza Fernandes e Beatriz Propheta a Med vencia por 8 a 7. No último set, a Money teve de destaque jogadoras como Nathalia Santos e Luiza Guarda.
No jogo que parecia não querer acabar, a Medicina saiu com a vitória por 15 a
12 e todo aquele barulho que o jogo teve, se voltou para o lado vencedor.

Humanas x Aplicada
Para abrir os jogos de domingo, a Humanas vence a Aplicada sem tantas dificuldades. No primeiro set, com destaque para Fernanda Barros, Bárbara Vitória e Ana Carolina da Silva, a Atlética da Pantera levou a melhor por 25 a 14.
O segundo set não foi muito diferente e a Humanas venceu por 25 a 12. No próximo fim de semana, elas enfrentarão a Medicina por uma vaga na semifinal da competição.
Computação x Moca
A partida entre Computação e Moca foi mais uma das disputadas no domingo. A Computação conseguiu aproveitar muitos saques com sua camisa 87, Sanmyla Silva Costa.
O primeiro set ainda teve destaque para Rafaella Bonella, também da Comp, e terminou no ataque de Ana Flauzino, para fechar o placar em 25 a 19 para a Atlética do Lobo.
Já o segundo set foi um pouco mais tranquilo para a Comp, que seguiu aproveitando muito bem seus saques. A Moca até esboçou uma reação no início do set mas parou por aí, porque com o tempo o placar foi aumentando e terminou em 25 a 9 para a Computação.
Um dos destaques da equipe vencedora no jogo, Rafaella Bonella falou sobre a expectativa da equipe para a próxima fase: “As nossas expectativas são manter e melhorar os fundamentos, fazer um bom jogo, dar o nosso melhor e torcer que a consequência seja a vitória”
Educa x Infernal
A estreia da atual campeã é sempre muito esperada e ficou para o último jogo do fim de semana. A Educa, medalha de ouro em 2024, entrou em quadra pela primeira vez para defender seu título, e fez o que se esperava.
Desde o primeiro minuto de jogo, a Educa não deu chances para a Infernal, que até batalhou mas não conseguiu vencer o ímpeto das atletas que jogavam “em casa”.
Os placares de 25 a 5 do primeiro set, e 25 a 4 do segundo, só mostram a superioridade construída pelo Cachorro em sua estreia nessa olimpíada.
Um dos destaques da vitória tranquila da Educa foi Taís Gomes que falou com o ARQ UFU após o jogo sobre chegar ao campeonato com a responsabilidade de atuais campeãs: “Independente de qualquer jogo, continuar firme nos treinos, a gente sabe que tem times muito difíceis como o Direito e outros. O Nicolas (técnico) está sempre cobrando a gente, fazendo a gente estar melhor”.
Resultados das oitavas
Engenharia 2x1 Biológicas
Psicologia 2x1 Agrárias
Fisioterapia 2x0 Exatas
Direito 2x1 Odonto
Medicina 2x1 Monetária
Humanas 2x0 Aplicada
Computação 2x0 Moca
Educa 2x0 Infernal
.png)








Comentários