top of page

Vôlei feminino no Agita UFU reforça campeãs da última Olimpíada

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • há 1 dia
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 17 horas

Atléticas prometem dar muito trabalho para os adversários nas próximas competições


Por Dieny Fernandes


O time da Educa estava com apenas metade da equipe que foi campeã da modalidade na Olimpíada UFU | Foto: Dieny Fernandes


O Campus Educação Física foi palco do Agita UFU 2025.1, que promove a integração e acolhimento dos calouros do primeiro semestre de 2025. O evento ocorreu no sábado (28) e contou com dois modelos durante as partidas: o amistoso foi disputado em dois sets de 21 pontos, com tie break de 11 pontos; já o torneio foi realizado em um set de 25 pontos, que resultava em um ponto para o time vencedor. No fim, quem acumulasse mais vitórias, levava a medalha de ouro.


Amistoso


Biológicas X Psicologia


O primeiro jogo do dia foi protagonizado por Psicologia e Biológicas. O Dragão começou pontuando e manteve a liderança do primeiro set, já a Fênix, não conseguiu buscar o resultado. O set terminou em 21 a 12 para o time azul e preto.


O segundo set foi uma reviravolta, e o time que liderou o set anterior ficou para trás. A equipe da Psicologia deslanchou no placar até alcançar os 18 pontos, onde ficou estacionada enquanto a Biológicas tentou, a todo custo, levar a vitória. O set terminou em 22 a 20 para a Psicologia.


No tie break, o time rosa continuou no ritmo, mas por um deslize de atenção em quadra, o jogo virou e a Biológicas levou por 11 a 9.


Júlia Alves Viana é caloura do curso de Biotecnologia e contou ao ARQ que sempre foi do meio esportivo, mas não tem muita afinidade com o vôlei. “Estou gostando muito do evento e acho que, depois dessa experiência, vale a pena experimentar modalidades novas”.


Torneio


Educa x Humanas


A disputa entre Educa e Humanas começou acirrada e as duas equipes disputaram cada ponto. Na metade da partida, a Pantera estacionou no placar e o Cachorro se sobressaiu na luta pelos pontos. O jogo terminou com a vitória do time azul e laranja por 25 a 13.


Tais Gomes Fernandes, estudante do 2° período de Educação Física, participou pela primeira vez do Agita UFU, já que entrou na universidade no segundo semestre de 2024 e não houve o evento nesse período. Tais contou ao ARQ que também participou do Inter Santa Mônica e que “é uma experiência muito legal jogar contra os outros cursos e representar a Educa”.


Monetária x Aplicada


O confronto entre Monetária e Aplicada foi tranquilo e permitiu que houvesse muita rotação das jogadoras em quadra, intercalando entre calouras e veteranas. O jogo se desenvolveu na maior parte do tempo com a liderança do Tamanduá, que venceu a partida por 25 a 17.


Larissa Cristina dos Reis, “bixete” do curso de Relações Internacionais, explicou que é o primeiro contato que têm com as integrantes do time e que mesmo chegando atrasada no evento, a equipe foi acolhedora. “Eu achei muito bacana. O treinador foi super acolhedor e já me colocou para jogar direto, sem nem saber como eu jogava”, comentou a atleta.


Educa x Monetária


Educa e Monetária tiveram uma disputa intensa. Os times mantinham o mesmo nível, e nenhum dos dois abria mão do placar. O Tamanduá começou a liderar o placar, mas a equipe azul e laranja não permitiu e fez uma sequência de pontos, que terminou com o set por 25 a 18 para a Educa.


Humanas x Aplicada


O jogo entre Humanas e Aplicada iniciou com muitos ataques e saques efetivos do Canguru, que assumiu a liderança por boa parte do jogo. Na metade da partida, a Pantera virou o placar e ganhou por 25 a 21.


Samara Rodrigues, caloura do curso de Jornalismo, falou sobre a integração e recepção dos veteranos com os “bixos”. “É a minha primeira competição e está sendo emocionante. É o meu primeiro contato com a equipe, e o treinador, a atlética e as meninas do time foram muito receptivos.”


Humanas x Monetária


A Humanas seguiu o ritmo do jogo anterior e começou a partida pontuando sequencialmente, dando uma vantagem de mais de 10 pontos para o time. A Monetária, que continuou rodando o time com frequência, fez alguns pontos, mas não foram o suficiente para parar a Pantera. A partida terminou com a maior diferença de pontos do dia: 25 a 7 para a equipe roxa e preta.


Após a ótima campanha da Humanas na CIA 2025, Bárbara Franco, estudante de História e integrante da gestão da atlética, contou sobre as expectativas para a Olimpíada UFU 2025: “Queremos vir muito fortes, ainda mais depois da final no vôlei que foi super disputada. O time está de cabeça erguida, e queremos que as pessoas vibrem com a gente, que a vitória seja de todo mundo. Da Humanas, do vôlei e das ‘bixetes’."


Educa x Aplicada


A partida entre Aplicada e Educa começou com o placar pendendo para o time laranja e azul. Nos primeiros momentos do jogo, a Educa já tinha nove pontos à frente da adversária, o que se prolongou ao longo do set. A disputa terminou com 25 a 9 para o Cachorro.


Sâmara Silva Batista, estudante de Educação Física, participou do time que venceu a modalidade na Olimpíada UFU 2024 e comentou sobre a preparação para a próxima Olimpíada: “Algumas pessoas do time antigo formaram ou estão muito ocupadas, mas nós estamos bem focadas nos treinos e nos desdobrando com as calouras. Prometemos dar muito trabalho para os times que vamos enfrentar”.


Resultados dos jogos


Biológicas x Psicologia (21/12, 20/22 e 11/9)

Educa 25 x 13 Humanas

Monetária 25 x 17 Aplicada

Educa 25 x 18 Monetária

Humanas 25 x 21 Aplicada

Humanas 25 x 7 Monetária

Educa 25 x 9 Aplicada


Classificação final do torneio


1º lugar: Educação Física

2° lugar: Humanas

3° lugar: Monetária






Comments


bottom of page