top of page

Tênis de quadra feminino marca presença na Olimpíada UFU 2024

Atualizado: 26 de set.

A modalidade teve início no calor do meio-dia e continuou com a temperatura alta durante o restante dos jogos


Por Luana Martinez



Com a estreia da Olimpíada UFU, a Udi Tennis se tornou o palco das partidas do tênis de quadra no último final de semana (21 e 22). A partida termina quando uma atleta que conseguir vencer oito games primeiro. Se ambas alcançarem 7 a 7, vence quem abrir a diferença de dois games e marcar o nono. Caso o placar fique 8 a 8, haverá o “tie break”, determinado por quem vencer o nono game.


Psico x Biológicas


O primeiro jogo do sábado foi curto. Ambas as atletas sofreram com o calor forte, comum da hora de almoço. No fim, Bianca, atleta do curso de Psicologia, levou a melhor da partida por 8 a 1 contra sua adversária, Mariana, que não conseguiu diminuir a diferença no placar após vencer um game no final do jogo.


“Foi um jogo bem difícil por jogar no sol. Na sombra, a gente já estava passando bem mal antes do jogo”. A jogadora da Psico ainda comentou sobre os desafios dentro da quadra: “Você não enxerga a bolinha às vezes por conta da posição do sol e o próprio cansaço”.



Monetária x Agrárias


Ao contrário da partida anterior, o segundo jogo do dia foi mais prolongado. Maria Clara e Amanda jogaram games longos, vários com disputa de vantagem. A jogadora da Agrárias, mesmo que tenha conseguido acompanhar o ritmo, não alcançou o placar disparado da Monetária. A partida terminou com 8 a 1 para o Tamanduá.


Maria Clara contou que foi sua primeira vez jogando na modalidade, mas que se preparou bastante. “Pelo treinamento e esforço de todo mundo do tênis da Monetária, deu para vencer e vamos para a próxima agora”.



Moca x Humanas


Durante a partida, o segundo game foi marcado por uma disputa acirrada de vantagens pelas jogadoras, que foi vencida pela Moca. Maria Clara, do Tigre, disparou com precisão nos games seguintes, que acabaram sem demora com a vitória da atleta por 8 a 0.



Psico x Fisioterapia


Dando início ao último jogo do sábado, Amanda, da Psico, e Ana Luiza, da Fisio, começaram nervosas, mas conseguiram desenvolver os games ao longo da partida. Por ser no fim do dia, às 16h, ambas estavam cansadas e o set logo terminou. A vitória foi da Fênix por 8 a 1.



Medicina x Humanas


A Serpente teve sua estreia no segundo dia do tênis de campo, com a atleta Raquel contra Crystyna, da Humanas. O jogo teve seu início às 8h da manhã, e sem grandes desenvolvimentos ou prolongações, a Medicina ganhou o set por 8 a 0.



Artes x Computação


No segundo jogo, o calor já estava começando a incomodar durante a disputa dos games. Apesar de ter um começo acirrado, Lara, da Artes, assumiu a liderança contra Amanda e se manteve na frente até o fim, vencendo por 8 a 1.



Artes x Fisioterapia


Em sequência, Letícia, também do Arlequim, enfrentou Beatriz. A atleta da Fisioterapia mantinha o foco e seguia em um ritmo bom sem desanimar, mas não conseguiu ultrapassar os pontos marcados pela adversária. Com isso, a Artes venceu, assim como na disputa anterior, por 8 a 1.



Monetária x Medicina


O último jogo da manhã ocorreu às 11h e a batalha foi entre família. Nicole, do curso de Economia, e Yasmin, do curso de Medicina, são primas que praticam o esporte desde crianças. Os games foram acirrados e muitas vezes chegavam nas vantagens, mas com uma atmosfera leve por ambas já se conhecerem previamente. Apesar de longo e bem disputados, o jogo terminou com 8 a 0 para o Tamanduá.


“A atlética é enorme, tem um monte de gente e caiu a gente, que é prima, para jogar”, disse Nicole. Ela também deixou uma observação para quem quer acompanhar as próximas partidas na torcida, frisando que o silêncio na arquibancada é importante para as atletas.


Yasmin também comentou sobre o sentimento de ver que jogaria contra a prima: “quando eu vi o nome dela e o curso, deixou um pouco mais leve o nervosismo normal de campeonato, de jogo. Entrar na quadra com alguém que você conhece, principalmente família, deixa o jogo muito mais fácil de contar os pontos e perguntar se tem dúvidas”.



Agrárias x Computação


Hellen, da Agrárias, e Klária, da Comp, jogam a primeira partida após o horário de almoço, às 14h. Com o calor da tarde e o sol forte, ambas começaram um pouco perdidas, mas foram pegando o jeito ao longo dos games. Hellen, do Javali, ficou na frente desde o início do jogo e fechou o set por 8 a 0.



Moca x Exatas


A temperatura seguiu alta, e o clima abafado. Giovana, da Atlética do Tigre, venceu os primeiros games e, com isso, tentou uma estratégia de saque mais forte. A adversária, Luana, passou o jogo concentrada e se motivava com o apoio de suas amigas e avó, que vieram para assistir à partida. 


Durante os saques fortes de Giovana, vários não conseguiram entrar na área de recepção do saque, mas isso não a impediu de ganhar o set por 8 a 0.



Direito x Engenharia


O jogo entre Ana Clara, do Direito, e Lohanna, da Engenharia, foi acirrado, já que ambas jogavam com boa postura e concentração. A atleta do Guará começou o jogo abrindo uma diferença grande nos pontos do primeiro game, mas sua adversária respondeu à altura, conseguindo acompanhar por um período. 


Ana Clara, que atacava com um saque forte e era rápida nas recepções, logo conseguiu subir no placar e finalizou o set por 8 a 0, com um último game recheado de emoções, já que as duas atletas disputaram vantagens até o fim da partida.




Biológicas x Educa


Devido ao não comparecimento da atleta Maria Cristina, da atlética Educa, para a fase das pré-oitavas, Júlia foi classificada para a próxima fase por WO.



Resultado das pré-oitavas


Bianca - Psico 8 x 1 Biológicas - Mariana

Maria Clara - Monetária 8 x 2 Agrárias - Amanda

Maria Clara - Moca 8 x 0 Humanas - Giovanna

Amanda - Psico 8 x 1 Fisioterapia - Ana Luiza

Raquel - Medicina 8 x 0 Humanas - Crystyna

Lara - Artes 8 x 1 Computação - Amanda

Letícia - Artes 8 x 1 Fisioterapia - Beatriz

Nicole - Monetária 8 x 0 Medicina - Yasmin

Hellen - Agrárias 8 x 0 Computação - Klária

Giovana - Moca 8 x 0 Exatas - Luana

Ana Clara - Direito 8 x 0 Engenharia - Lohanna

Júlia - Biológicas vitória por WO x Educa - Maria Cristina


0 comentário

Comments


bottom of page