Sorteio do chaveamento da Olimpíada UFU conta com clima leve e confrontos ingratos
- Arquibancada UFU
- 16 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de set. de 2024
Com comemorações e lamentações por conta dos duelos, o clima olímpico se aproxima dos estudantes
Por Maria Eduarda Amorim, Guilherme Vargas e Maria Sansoni
O sorteio do chaveamento da primeira fase da Olimpíada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi aberto ao público. O evento, organizado pela Liga das Atléticas da UFU (LAUFU), ocorreu na tarde do último domingo no Arquibancada Sports Bar, e os primeiros confrontos já geraram provocações sadias entre os diretores e torcedores das equipes.
A Olimpíada UFU 2024 já terá disputas nesse final de semana, após o início oficial dos Jogos com a abertura na sexta-feira (20). Na atual edição, haverá a disputa de basquete, cheerleading, futebol, futsal, handebol, peteca e vôlei entre as modalidades coletivas. Nas individuais, atletismo, e-sports, judô, natação, tênis (de campo e de mesa), e xadrez marcarão presença.
Ironias do chaveamento
O acaso, muitas vezes, é duro com algumas atléticas, e desta vez não foi diferente. Humanas e Psicologia se uniram para disputar a Copa Inter Atléticas (CIA) e tiveram um bom desempenho, conseguindo se manter na primeira divisão. Mas, no sorteio ficou definido que os parceiros na última competição irão se enfrentar em três modalidades: handebol masculino, handebol feminino e vôlei masculino.
Crystyna Lorena, diretora esportiva da Humanas, falou sobre a sensação de enfrentar antigos companheiros: "É uma mistura de sentimentos, na verdade. Estou muito feliz, mas sabemos da força dos times da Psicologia, então acredito que serão partidas equilibradas. Como membro da atlética, vou torcer para sairmos vitoriosos, e estou confiante", comentou a estudante de História.
Atlética estreante
A Infernal irá disputar a Olimpíada UFU pela primeira vez. A equipe é a junção das atléticas Exumadas, Biológicas e Engenharia, todas do campus Pontal. Membros da diretoria mostraram otimismo para a competição, apesar das dificuldades que enfrentam para vir competir em Uberlândia.
Ana Quevedo, uma das representantes da atlética no sorteio, afirmou: "A gente está vindo bem forte, há treinos de segunda a domingo. iremos competir em todas as modalidades, algo que antes não era possível. Iremos em busca do top 5".
Ana também contou as dificuldades impostas pelas viagens antes de competir: "A partir do segundo final de semana de evento começamos a ser afetados, pois muita gente não vem devido ao alto custo com alimentação e estadia", ressaltou.
Invertendo papéis
A Engenharia UDI está preparada para ir atrás do seu 24° título de Olímpiada UFU e não se sente insegura com o resultado do chaveamento. A atlética, que durante o sorteio comemorava a cada adversário, expressa não ter encontrado na universidade um adversário à sua altura e ao seu preparo esportivo. Para João Pedro Dias, um dos diretores de marketing e estudante de Engenharia de Controle e Automação, conhecido como Bacon, o Leão está pronto para a competição.
"Primeiro que a gente é uma delegação muito forte, não apenas de habilidade, mas em cabeça também. A galera tá bem focada e o outro ponto é que a gente não perdeu na CIA para ninguém da UFU. A UFU continua atrás da Engenharia, então na Olimpíada isso não gera nenhum impacto", comentou Bacon, sobre o terceiro lugar na CIA após sete títulos consecutivos.
Enquanto alguns tiveram resultados inferiores ao normal na CIA, a Monetária subiu de colocação e ganhou mais confiança para disputar a Olimpíada UFU 2024. Marcilei Pereira de Assis Junior, assessor financeiro da atlética e graduando de Administração, disse que a Monetária está se encaminhando mais forte para a Olimpíada deste ano, com expectativa de levantar o troféu.
O resultado do chaveamento não abalou a confiança do Tamanduá, que está se preparando para enfrentar qualquer adversário, incluindo a Medicina, que vai encarar duas vezes nas oitavas, e o Leão, que tem barrado a primeira colocação nas últimas Olimpíadas. "A gente vem trabalhando muito forte durante o ano inteiro, tivemos um resultado bom na CIA, mas ela não era nosso foco. A gente sempre trabalhou pensando na Olimpíada", finaliza Marcilei.
Onde acompanhar a Olimpíada UFU?
A Olimpíada UFU começa no dia 20 de setembro, com a cerimônia de abertura no Sesi Gravatás. Para estar por dentro de tudo o que acontece na competição, acompanhe o ARQ UFU em todas as plataformas digitais!
Comments