top of page

Quartas de final define equipes que disputarão o pódio do futebol de campo na Olimpíada UFU 2025

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • 5 de set.
  • 5 min de leitura

Medicina, Educa, Monetária e Engenharia passam de fase


Por Felipe Regal

Os jogos foram disputados às 8h, 10h, 14h e 18h | Foto: Felipe Regal
Os jogos foram disputados às 8h, 10h, 14h e 18h | Foto: Felipe Regal

As quartas de final do futebol de campo da Olimpíada UFU foram disputadas no dia 30 de agosto. Quatro equipes avançaram à semifinal: Monetária, Engenharia, Educa e Medicina. Venha acompanhar como foram os jogos do último fim de semana.


Odonto x Educa


No primeiro jogo das quartas de final, a bola rolou às 8h para Odonto e Educa. Sem tanta torcida, o jogo começou agitado. As primeiras chances da partida vieram dos pés de Vinicius Petretti, do lado da Odonto, e João Pedro Costa, pela Educa, mas ainda sem marcar.


Entretanto, os gols não demoraram para aparecer. Claudio Honório e Iorranes Caetano fizeram pela Educa. Pouco depois, foi a vez da Odonto balançar as redes. Vinicius Petretti, camisa 7 do Panda, fez um golaço de cobertura.


A Educa seguiu com mais posse de bola enquanto a Odonto tentava aproveitar os contra ataques, mas foi assim que terminou o primeiro tempo - 2 a 1.


Já na segunda etapa, ficou marcada a superioridade da Educa. Depois de uma boa jogada coletiva da equipe, João Pedro Costa marcou o terceiro do time.


Para dar números finais ao jogo, Rikelme Gonçalves marcou o quarto. Apesar dos quatro gols sofridos, o goleiro da Odonto Lucca Pestana, evitou que o placar fosse maior, principalmente no segundo tempo.


Monetária x Exatas


Monetária e Exatas protagonizaram um início de jogo peculiar. A Atlética do Gorila teve dois jogos marcados no mesmo horário, no futebol de campo e no futsal masculino.


Como é de costume em todas as atléticas, os times de ambas as modalidades são basicamente o mesmo. Por isso, a escolha foi dividir a equipe. Uma parte estava no campo e a outra na quadra.


No futebol de campo, a Exatas entrou com oito jogadores de linha e o goleiro. Antes da bola rolar, a instrução do técnico foi “fechar a casinha” e se defender até a chegada dos atletas que estavam no futsal.


Antes mesmo de qualquer time balançar as redes, na quadra onde o jogo acontecia simultâneamente l a Exatas já vencia a Gnomada por 6 a 0. Mas não demorou muito mais que isso para a Monetária abrir o placar com Isaac Darwin. Logo depois do gol, mais um jogador da Exatas chegou para aumentar o número de jogadores em campo, que naquele momento eram 10 contando com o goleiro.


A Monetária seguiu forte e em uma cobrança de falta de João Victor da Silva aumentou o placar. Os jogadores que estavam na quadra chegaram logo após o segundo gol da Money, isso depois de vencer a Gnomada por um placar avassalador de 15 a 2.


Em meio a um jogo de bastante controle da Money, houve uma discussão no meio do campo que resultou na expulsão de dois jogadores, um de cada lado. Bryan Silva, da Monetária, e Henrique Vieira, da Exatas. O desentendimento continuou fora de campo e ambos os jogadores tiveram que ser separados pelos seus companheiros


Quando a bola voltou a rolar, o roteiro seguiu o mesmo. Por mais que alguns jogadores que chegaram do futsal tiveram melhorado o time da Exatas, como o caso de Rodrigo José Pereira, a Money seguiu superior no jogo. O terceiro gol saiu dos pés de Welleson Luiz.


Na segunda etapa, a Money perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro João Marcos de Souza, da Exatas. Ainda assim marcou mais um com João Pedro Landenberg. A Money selou uma vitória tranquila, sem muitos sustos e de muita superioridade. Com a vaga na semifinal novamente conquistada, a Money enfrentará a Engenharia.


Após a partida, Isaac Darwin, autor de um dos gols, comentou sobre o jogo: “Eles estavam desfalcados no começo, mas fomos pra cima, respeitando eles o máximo possível, conseguimos a vitória, estamos muito felizes e vamos pra semi final”. 


Fisioterapia x Medicina


A partida disputada entre Fisioterapia e Medicina foi bem brigada e sem muitas chances de gol. Na primeira etapa, a Fisio dava mais perigo ao adversário, nos pés de Leonardo Davi. Já a Med conseguia aproveitar bem as escapadas pelo lado esquerdo com Matheus Diniz.


Foi assim que a equipe dos futuros médicos chegou ao gol. Depois de uma arrancada pelo lado esquerdo, Matheus cruzou na medida, um passe preciso, para encontrar Hélio Francisco, o camisa 9, dentro da área, que fez o único gol do jogo.


A Med controlou quase todas as ações do jogo e, por mais que não tenha sido um jogo de muitas chances de gol, foi bem disputado. A Medicina teve um jogador expulso, quando Eduardo Gutz levou dois amarelos em um espaço muito curto de tempo.


Um fato curioso da partida é que quando o técnico da Medicina substituiu um dos zagueiros, um atleta em campo perguntou quem seria o responsável por recompor na defesa. O técnico da Med respondeu:  “O Hélio pode fazer. Ele marca bem, é volante”.


O camisa 9, centroavante e também volante, Hélio Francisco comentou sobre essa polivalência em campo: “De origem eu sou volante, mas a gente vai adequando o time e onde precisar eu jogo pra ajudar, eu sou pelo time, fiz o gol hoje mas em vários outros momentos são outros que fazem, então nunca é por mim, é sempre pelo time, pela Medicina”.


Hélio também falou sobre a vitória: “É um adversário que a gente costuma ter dificuldade, eles sempre formam bons times, a gente sabia que seria um jogo difícil. No geral foi um desempenho muito bom da equipe, a gente tava bastante ligado, unido e graças a Deus conseguimos sair com a vitória”.


Na semifinal, a Med enfrentará a Educa.


Engenharia x Direito


Os atuais campeões do futebol de campo da Olimpíada UFU mais uma vez conquistaram a vaga para a semifinal. Em um jogo tranquilo, a Engenharia foi amplamente superior e fez valer seu favoritismo.


Logo aos 12 minutos, Davi Iwanow abriu o placar para os Leões e ,pouco depois, de cabeça, Eduardo Rezende ampliou.


Com o domínio da Engenharia, a melhor chance do Direito foi em uma falta cobrada por Bruno Teixeira, que não entrou. A Engenharia ainda marcou o terceiro, de novo com Davi.


Após o jogo, Davi falou sobre a expectativa para a próxima fase: “A expectativa é muito boa, vamos enfrentar um time muito bom, então é continuar trabalhando, aplicando o que a gente vem fazendo nos treinamentos e sair vitorioso e ser campeões”.


Resultados das Quartas de Finais


Engenharia 3x0 Direito

Monetária 4x0 Exatas

Educa 4x1 Odonto

Medicina 1x0 Fisioterapia


Semifinais


Educa x Medicina

Engenharia x Monetária


 
 
 

Comentários


bottom of page