Com surpresa e bons desempenhos, quem foi acompanhar assistiu à partidas de diversos enredos
Por Guilherme Vargas
O Udi Tennis foi sede da primeira fase do tênis de campo na Olimpíada UFU 2024, e o Sol não deu descanso para ninguém no último final de semana (21 e 22). Com termômetros marcando temperaturas superiores a 32°C e sem sombras nas quadras, os atletas sofreram para ter condições físicas de concluírem os jogos. Os resultados finais também chamaram a atenção, já que de 13 duelos, apenas quatro tiveram mais de nove games.
Medicina 8 x 0 Exatas
O primeiro confronto do dia começou ao meio-dia e terminou em pouco mais de 20 minutos. O que chamou atenção foi o calor que não deu trégua. Ricardo Chuffi, que representou a Serpente, sacou muito bem, enfrentou apenas um break point e venceu sem dificuldades. Ele terá pela frente o tenista Enzo, da Computação, nas oitavas de finais.
Após a vitória, o futuro médico comentou sobre o clima e o seu próximo adversário: "Eu treino à noite, então realmente não foi fácil jogar aqui. Gostei da minha atuação, mas se tivesse menos Sol, seria melhor. Em relação a contra quem irei competir, estou aqui para me divertir, então não vou pensar nisso agora”, completou.
Direito 8 x 0 Artes
Não muito diferente da partida que abriu o sábado, o destaque ficou para o placar, que não representou a dificuldade que o futuro advogado João Pedro Passeri enfrentou para sair vitorioso. Ambos os tenistas pontuaram em todos os games, que chegaram a ficar 30/30 e 40/40 várias vezes. Mas o campeão da modalidade na terceira divisão do CIA de 2022 jogou muito bem os pontos decisivos, e, no segundo match-point, confirmou o triunfo. Seu desafio seguinte é diante do atual vice-campeão da modalidade: Matheus, da Agrárias.
Em entrevista, João analisou o ponto-chave para o resultado e também comentou sobre as adversidades de desempenhar nessas condições: "É sempre difícil entrar em quadra nessas circunstâncias. O jogo fica muito puxado, principalmente para alguém que treina à noite, que é o meu caso”. João também destacou que focou em explorar os pontos em que o adversário tinha mais dificuldade, mesmo cometendo erros inicialmente.
Computação 8 x 5 Biológicas
O Lobo e o Dragão fizeram a partida mais emocionante do dia. Com a temperatura um pouco mais controlada, apesar de ainda estar quente, e com aparições de sombras, os atletas não sentiram tanto fisicamente. Henrique, da Biológicas, começou na frente, abrindo 2 a 1, mas perdeu três games seguidos e viu seu adversário Sérgio Corgozinho virar para 4 a 2.
Após isso, o jogo ganhou contornos dramáticos mais uma vez: Sérgio seguia na frente do placar, mas viu sua vantagem de dois games cair quando o placar anotou 6 a 5. Porém, o atleta da Comp venceu as últimas parciais de forma perfeita, e vai seguir no sonho do título.
Depois do término do confronto, Sérgio analisou que o jogo foi muito disputado, ressaltando que o vencedor foi quem teve mais paciência nas trocas de bolas durante os pontos. Ele também contou uma curiosidade. "Fiz minha graduação na Engenharia, onde competi no atletismo da Olimpíada UFU, e agora estou fazendo pós e mestrado em Ciências da Computação”.
Gnomada 8 x 6 Engenharia
Na grande surpresa da rodada, Arthur Lopes eliminou Pedro, que estava representando a atual campeã da competição. O jogo contou com uma grande virada: o futuro engenheiro teve um início muito bom e abriu 2 a 0, mas o tenista que veio de Patos de Minas não se abateu e diminuiu para 3 a 2. A diferença chegou a ser de três games, quando Pedro abriu 6 a 3, mas o vencedor mostrou muita garra, elevou o nível de atuação e venceu as últimas cinco parciais para sair com a vitória na partida mais longa da primeira fase.
Para abrilhantar o resultado, Arthur disse estar muito orgulhoso e contou o desafio que passou durante a semana que antecedeu o início da Olimpíada UFU. "Com as poucas condições que temos no nosso campus, viemos para dar nosso 100%. Na sexta-feira, estive internado no hospital com uma forte gripe, e passei praticamente o tempo todo atrás do placar. Mas é muito recompensador viajar, estar longe de casa e mesmo assim sair vitorioso".
Outros confrontos
Além das partidas citadas, se destacou também a performance de Arthur e Leonardo, representantes de Monetária e Engenharia, respectivamente. Ambos venceram por 8x0 e mostraram um desempenho dominante. O Tamanduá, junto com Direito, Computação e Medicina, terá dois representantes na rodada seguinte.
No próximo final de semana, serão disputadas as repescagens, que contarão com todos os atletas que perderam neste final de semana. Enquanto isso, os vencedores seguem direto para as oitavas de finais.
Resultados da primeira fase:
Medicina 8 x 0 Exatas
Direito 8 x 0 Artes
Computação 8 x 5 Biológicas
Monetária 8 x 0 Odonto
Moca 8 x 2 Psicologia
Medicina 8 x 1 Humanas
Odonto 8 x 1 Humanas
Gnomada 8 x 6 Engenharia
Monetária W.O x Psicologia
Computação 8 x 1 Artes
Engenharia 8 x 0 Fisioterapia
Exatas 8 x 4 Educa
Direito 8 x 0 Fisioterapia
Comentarios