Na briga pelo terceiro lugar, ânimos aflorados proporcionaram cenas lamentáveis ao final do jogo
Por Gabriel Augusto
No último sábado (26), no G2 do Campus Educação Física, foram realizados os jogos finais da Olimpíada UFU que definiram o pódio do handebol masculino. A final foi protagonizada pelas equipes da Engenharia UDI e Agrárias. Na disputa entre os melhores, o time preto e amarelo conseguiu o triunfo e se consagrou campeão.
A disputa pelo terceiro lugar da modalidade foi marcada pela rivalidade entre as equipes da Medicina e Monetária. A entrega em quadra foi o marco da partida. Muitos gols e um pequeno princípio de confusão definiram o duelo. No placar, a Medicina foi soberana e garantiu o bronze.
Engenharia UDI x Agrárias
A final não poderia ser diferente. Coroando o alto nível da competição, os times da Engenharia UDI e Agrárias realizaram um grande duelo. O jogo começou tenso e com o time do Javali se destacando em quadra. Pela primeira vez, se viu muitos erros do time da Engenharia em um jogo na Olimpíada UFU.
A história mudou após a primeira parada técnica. Depois da bronca crucial do treinador, o time da Engenharia voltou muito bem para o jogo e passou a dominar as ações na partida. Do outro lado, se viu o nervosismo e um rodízio entre os goleiros que não deu certo. Resultado no primeiro tempo: 16 a 7, com o time da Agrárias perdido no jogo.
O segundo tempo trouxe o equilíbrio esperado para o jogo e o brilho dos talentos individuais dos dois times. Johann Caldas, pela Engenharia, e João Renato, pela Agrárias, foram destaques em toda competição e travaram um duelo interessante. A temperatura do confronto ficou morna, a Agrárias perdeu chances de encostar no placar e o adversário soube administrar a vantagem. Resultado final 25 a 19 com a Engenharia consagrada campeã.
Destaque da final, Matheus Alves, que cursa Engenharia Mecânica, conversou com o ARQ UFU e contou um pouco sobre a estruturação do time que foi feita desde o início do ano. O atleta destacou a diferença que esse preparo faz nas competições e contou que deu o sangue pela equipe, estando feliz com o resultado.
O auxiliar técnico da Engenharia, Afrânio Roberto, agradeceu o apoio do ARQ UFU na cobertura da modalidade na Olimpíada UFU e ressaltou também a preparação do time masculino e feminino, que também foi campeão. Afrânio ainda afirmou que, apesar dos problemas em outras competições, o título na Olimpíada levantou muito “a moral” das equipes.
O time da Agrárias ficou com o segundo lugar e também merece o reconhecimento pelo excelente campeonato realizado pelos seus atletas. Com grandes jogos. o time chegou merecidamente à final e por pouco não ficou com o título.
Medicina x Monetária
Com foco em um lugar no pódio, Medicina e Monetária cravaram o duelo pelo bronze. O início já mostrava um pouco do que estava por vir. Jogo pegado e cartões distribuídos logo no começo refletiram a pontaria ruim de ambas as equipes. Pior para o time da Monetária que saiu atrás no placar, com 15 a 9 no fim do primeiro tempo.
A Medicina aproveitou e voltou dominando todo o segundo tempo. Com o forte apoio da torcida, o time vermelho teve um jogador expulso. Faltando menos de 30 segundos para o final da partida, alguns atletas se desentenderam e começou uma pequena confusão que logo foi contida.
A vitória e terceiro lugar ficaram com a Medicina por 31 a 18. Ao final do jogo, o atleta e aluno da Medicina, Antônio Augusto, explicou um pouco do que aconteceu. A rivalidade entre as equipes aumentou desde amistosos passados e, após muitas provocações durante o confronto, os ânimos se exaltaram.
Sobre o jogo, ele disse que esse não era o objetivo principal da equipe na competição e que já vão se preparar para o próximo ano visando o título.
Terceiro lugar foi para a equipe da Medicina | Foto: Gabriel Augusto
Colocação no handebol masculino:
1° Engenharia UDI
2° Agrárias
3° Medicina
4° Monetária
Comments