top of page

Peteca no Agita 2024.2 conta com clima adverso, viradas e novos atletas

Atletas realizaram parte do ciclo pré Olimpíadas UFU encarando o frio e com fortes emoções 


Por João Victor Constantino e Roberto De Santis


O Agita UFU, realizado no último sábado (10), serviu como aquecimento para as atléticas, que se preparam para a Olimpíada UFU. Os jogos, disputados em quadra aberta e na quadra da Eseba, contaram com partidas emocionantes, decisões no tiebreak, presença de “bichos” e muita diversão.


 JOGOS MASCULINOS


 Humanas x Agrárias 


No jogo marcado para começar às 8 da manhã, a primeira partida do Agita, entre Humanas e Agrárias, contou com um convidado indesejado: o frio. Realizado em quadra aberta, as equipes tinham que lidar não somente com o oponente, mas também com a adversidade do tempo, fortes ventos alteravam a direção da peteca, o que dificultava ainda a vida dos atletas.


Apesar das baixas temperaturas, o jogo foi quente. Os javalis começaram melhor, e abriram uma vantagem de 3 pontos no placar. Na  sequência, a Pantera virou e não deixou mais a peteca cair. A atlética preta e roxa saiu vencedora do primeiro set por 25 a 14.


O segundo set teve um início apertado. Mesmo assim, a Humanas foi mais eficiente, e sempre se manteve à frente no placar. A vantagem conquistada foi o suficiente para administrar o resultado. Ao final do set, 25 a 23.


 Após o término da partida, Ryanl Martins, da Pantera, comentou sobre como foi jogar com um tempo adverso: “O frio atrapalha mesmo. Nós conseguimos achar nosso jogo, eu e o Miguel estamos bem entrosado, jogamos juntos a mais de um ano, mas nada que atrapalhasse muito”.


Fisioterapia x Educação Física


Ainda pela manhã, o jogo entre Fisioterapia e Educa foi eletrizante. Além de contar com um “bixo”, o jogo começou muito disputado, onde as duas equipes brigaram ponto a ponto, esse ritmo frenético se manteve até o placar de 10 a 10, quando o Cachorro, juntamente com o apoio de sua torcida, conseguiu disparar no placar, conseguiu 5 pontos de vantagem e fez 17a 12. Mesmo com uma leve vantagem, teve trabalho, levou sustos, mas conseguiu fechar o primeiro set em 25 a 23.


No segundo set, Educação Física começou melhor, liderando por 6 a 4, no entanto, o Crocodilo contava com um reforço, Eduardo Simões Gomes, recém chegado, vindo da Engenharia,  que fez uma segunda etapa excepcional e ajudou na virada, que fechou o set em 25 a 21.


O terceiro, e decisivo, contou com o mesmo ritmo intenso dos anteriores. A Fisioterapia começou com força, abrindo 5 a 2 no placar. Contudo, a equipe do campus Educação Física mostrou resiliência e conseguiu virar o jogo para 12 a 11. Ao final a Fisioterapia conseguiu se sobressair, venceu por 15 a 13 e garantiu a vitória. Em entrevista, Eduardo disse: “Quando eu estava na Engenharia, não participava dos jogos, só ia pra assistir, e agora estar aqui jogando e sendo bem recebido, tem sido incrível”


Biológicas x Computação 


No jogo seguinte, a Biológicas começou dominando, abriu uma vantagem de 6 a 2. Manteve o ritmo, dificultando uma reação da Computação, que ainda conseguiu melhorar no decorrer do set, mas sempre atrás. Independente disso, os futuros biólogos garantiram o set por 25 a 20.


O segundo set começou mais equilibrado, com o Lobo atingindo 5 a 3. No entanto, a Bio logo reassumiu o controle, virando para 16 a 14 e manteve a liderança até o fim, fechou o set em 25 a 10.


Psicologia vs Exatas 


Em jogo realizado na Eseba, o primeiro duelo da tarde foi acirrado. No primeiro set, a Psicologia começou com tudo, abriu rapidamente 2 a 0, e continuou a dominar. A Exatas tentou reagir, mas a Fênix manteve a pressão e fechou o set com uma vitória convincente de 25 a 18.


O segundo set trouxe um equilíbrio maior, as equipes trocaram pontos no início. O Gorila conseguiu passar à frente com 7 a 5 e marcou um ponto crucial em um rally emocionante, o que deu à equipe um impulso extra, e fechou o set em 25 a 20.

No set decisivo, a tensão era evidente. Ambos os times começaram de forma equilibrada, empatando em 2 a 2. No entanto, a Psico retomou o controle do jogo e abriu uma vantagem de 7 a 4. A equipe manteve o ritmo e fechou o set por 15 às 10.



Odonto x Artes 


No início da partida a Artes abriu 3 a 0 Mas mesmo com início morno, a Odonto conseguiu se recuperar e empatou o set. Logo, conseguiu a virada, disparou e fechou o primeiro set por 25 a 19.


No segundo set, o Arlequim começou com força, abriu 3 a 0. Porém, o Panda virou para 6 a 5, mas voltou a ficar atrás no placar, dessa forma, o set terminou em 25 a 15.


No set desempate, a atlética do panda começou com tudo e abriu 4 a 2 no placar, entretanto, em uma sequência incrível, os arlequins marcaram 5 pontos e só pararam no erro de saque da dupla. Essa vantagem se manteve até o fim, com um 15 a 11.


JOGOS FEMININOS


 Agrárias X Engenharia 


No primeiro duelo feminino do dia, a Agrárias e a Engenharia fizeram um jogo tenso e com viradas. No início, a Engenharia começa melhor e abre uma vantagem de 4 pontos, essa liderança no placar foi mantida até o final, mesmo com uma ameaça de virada por parte do Javali, o set terminou em 25 a 21.


O segundo set teve fortes emoções, apesar do Leão começar melhor, os javalis vieram com tudo e, ponto a ponto, correram atrás do resultado, com a virada eles se mantiveram à frente no placar até os 21 pontos, quando, em mais uma reviravolta, estavam atrás novamente. Assim, a Agrarias consegue o bom resultado e vence o segundo set por 26 a 24.


O terceiro, e decisivo, foi tão acirrado quanto os anteriores. A Engenharia iniciou melhor, abrindo 7 a 4, mas viu Agrárias virar o jogo para 11 a 10, em um momento de pura tensão. No entanto, mantiveram a calma e conseguiram recuperar a liderança, ao encerrar o set por 15 a 13 e garantir a vitória no confronto. 


Biológicas x Aplicada 


No último jogo da manhã, a Biológicas começou melhor, abriu 5 a 2. No entanto, a Aplicada reagiu rapidamente, empatando em 6 a 6 e virando para 8 a 6. Com uma sequência forte, ampliou a vantagem para 17 a 11 e fechou o set com tranquilidade, por 25 a 16.

No segundo set, o Canguru não deu chances para o Dragão, começou com um contundente 4 a 0. Mesmo com a aproximação das adversárias elas mantiveram o controle e venceram por 25 a 16.

Com grande atuação, a atleta Maria Luiza Carvalho, da Aplicada, falou sobre: “Jogos assim nos dão mais confiança, eu e minha parceira estamos trabalhando muito para nossa estreia na Olimpíada, estamos com muita expectativa para os jogos!”


Odonto x Artes 


No primeiro set, a equipe da Artes começou forte, abriu 2 a 0, mas logo viu a Odonto empatar em 3 a 3. Após isso, mesmo com a liderança do Arlequim, o Panda conseguiu se recuperar de um  14x6, e diminuiu a diferença para apenas um ponto, em 15x14.. Nos pontos decisivos, Artes se manteve firme e venceu por 25x22.


No segundo set, o jogo começou equilibrado, com um empate em 6 a 6. Artes, porém, conseguiu abrir vantagem e mostrou consistência, assim , sem dar chances à Odonto, fechou o set em 25 a 13.


 

Aplicada x Psicologia 


Esse jogo contou com um fato curioso, a dupla da Aplicada em seu segundo jogo de peteca no dia, teve que lidar com um desgaste, pois já haviam jogado partidas de vôlei.No primeiro set, a atlética do canguru rapidamente tomou a liderança, abriu uma vantagem de 11 a 4, e encerrou o set de maneira contundente em 25 a 7.


No segundo set, Psico conseguiu um equilíbrio no início da partida, mas não sustentou o ritmo. Após o empate em 3 a 3, a Aplicada disparou no placar, chegando em 15 a 5. Mesmo com erros de saque que interromperam uma sequência de pontos, o Canguru manteve o controle e encerrou o set em 25 a 0.


Fisioterapia x Educação Física 


Diferentemente do masculino, o jogo entre Fisio e Educa no feminino foi disputado na Eseba, em quadra fechada, dessa forma, não teve que lidar com o frio e fortes ventos da quadra aberta.


O duelo contou com a presença de uma “bixete” na atlética do cachorro, Geovana Oliveira Barbosa, que surpreendentemente, jogou lesionada, com idas e vindas durante a partida, a atleta fez de tudo para ajudar o time, e falou sobre:“Eu queria ajudar a equipe e não conseguia, fiquei muito decepcionada, tive que ficar me recompondo”


No primeiro set, a Fisioterapia começou forte, abriu uma vantagem de 11 a 5 e manteve o controle do jogo. Mesmo com uma leve recuperação do Cachorro, o set terminou com uma vitória expressiva de 25 a 15.


O segundo set foi mais equilibrado, com a Educação Física liderando nos primeiros pontos. Seguiu acirrada, mas o Crocodilo conseguiu empatar em 17 a 17 e, em seguida, virar o jogo. Com uma arrancada final impressionante, garantiram a vitória por 25 a 19.


Humanas x Aplicada 


No primeiro set, a Aplicada começou com força total, abrindo uma vantagem inicial de 4 a 1. Manteve a pressão, ampliando a vantagem para 7 a 2 e, logo em seguida, para 13 a 2, com uma performance impecável. A diferença continuou a crescer, e o set terminou com um expressivo 25 a 7.


No segundo set, a Humanas conseguiu marcar o primeiro ponto, mas logo a atlética do campus Umuarama tomou o controle da partida e virou o placar para 5 a 3. A diferença no placar rapidamente se ampliou, com 10 pontos de vantagem. A equipe encerrou o set e a partida com uma vitória convincente de 25 a 9.


A dupla da Aplicada garantiu 100% de aproveitamento nas partidas do dia, Thalyssa Morais Gobbi, que faz dupla com a Maria Luiza disse: “Apesar do cansaço, essas 3 vitórias no Agita ajudaram muito a melhorar a confiança e ajudam também a conhecer as adversárias neste ciclo pré olimpíada”.

0 comentário

Comments


bottom of page