Amistosos e torneios entre as atléticas deram início aos eventos esportivos da UFU no ano
Por Maria Sansoni
No último sábado (20), ocorreu o Agita UFU 2024/1, evento que reuniu as atléticas em um dia de jogos, treinos abertos e torneios de diversos esportes para a integração entre veteranos e “bixos” que ingressaram na Universidade Federal de Uberlândia no semestre 2023/2.
Sediado no Campus Educação Física, uma das modalidades foi o futsal feminino. Foram disputadas cinco partidas no G1 com a participação de 10 atléticas, sendo elas: Exatas, Monetária, Direito, Odontologia, Agrárias, Medicina, Computação, Psicologia, Educação Física e Biológicas.
Exatas x Monetária
O primeiro jogo de futsal feminino do Agita UFU foi marcado pela agitação dentro da quadra entre as jogadoras, e fora dela, pela torcida.
O início da partida entre Exatas e Monetária contou com uma boa defesa de ambos os times, que resultou em uma dificuldade das atletas na finalização das jogadas. Ainda no primeiro tempo, a Atlética do Gorila conseguiu encaixar o seu jogo e abriu o placar com um gol da camisa 10 da equipe, Luana Paula. Já com vantagem, a Exatas se tornou ainda mais ofensiva e balançou as redes novamente antes do intervalo.
No segundo tempo, a Money não conseguia se vencer a defesa adversária e mudou a sua estratégia investindo em chutes de longa distância e em jogadas individuais, que animaram a torcida e resultaram em um gol da equipe. A reação não foi o bastante e logo a Exatas cravou novamente, finalizando o placar por 3 a 1.
“Todo ano temos novidades, novas meninas, então o time é novo. Fazer o gol foi muito emocionante. Estávamos pressionando elas, mas a bola não entrava de jeito nenhum, então quando entrou foi muito bom”, contou Luana, autora do primeiro gol da partida.
Direito x Odonto
As duas equipes protagonizaram a maior goleada do dia. A Odonto “passou por cima” do Direito, garantindo a vitória por 6 a 1.
Na partida, a Atlética do Panda se manteve superior com uma boa troca de passes e um ataque ofensivo. Em poucos minutos, abriu o placar e embalou um gol atrás do outro em jogadas individuais, coletivas, com bolas de dentro e fora da área.
Responsável por três gols, Gizely Batista, mais conhecida como Giza, contou para o ARQ UFU a sensação de vencer o primeiro amistoso do ano. “Começar dessa forma é muito bom, e ganhar é melhor ainda. Estou muito feliz com a vitória e pelos gols. Eu devo tudo ao time, que está bem entrosado. Estamos nos dedicando muito, treinando bastante e já de olho na CIA”, disse a jogadora.
Outra responsável pela vitória da Odonto foi a Ana Clara Gomes, que fez a sua última partida pela atlética. “É até difícil de descrever o que estou sentindo, porque desde o primeiro período eu faço parte da atlética. A gente sabe que é muito difícil manter um time de futsal feminino, principalmente na Odonto. Quando a gente entra na faculdade, temos uma vida diferente, o brilho é diferente, então eu fico muito feliz em ver as novas gerações trilhando esse caminho”, contou a atleta.
Agrárias x Medicina
Dando sequência aos jogos de futsal, a Agrárias e a Medicina enfrentaram dificuldade para abrir o placar. Com muitos erros de ambas as equipes, a partida teve poucos chutes ao gol.
O jogo teve um empate na quantidade de cartões amarelos: um para cada lado, devido a falta de espaço na cobrança; e também no placar do amistoso, por 0 a 0.
Computação x Psicologia
O penúltimo jogo do dia também contou com uma goleada. A Psicologia teve dificuldade de acompanhar a Computação, e a partida acabou em 4 a 0 para a Atlética do Lobo.
A Comp se manteve muito consistente ao longo da partida, mantendo ritmo de jogo e sendo responsável pelas finalizações mais empolgantes. A Psico não conseguiu alinhar o seu contra-ataque e acumulou muitos erros.
“Nosso time quase não tem menina, sempre são as mesmas, é difícil termos banco, então é um gás para o início do ano. Esperamos conseguir uma classificação melhor nas Olimpíadas desse ano.”, contou a responsável por três gols da Atlética do Lobo, Lorena Rodrigues .
Educa x Biológicas
Educa e Biológicas protagonizaram o último jogo de futsal feminino do dia.
Poucos minutos após o início da partida, a Educa conseguiu encaixar o seu ataque e abriu o placar com um gol da camisa 12, Andressa, o que fez com que a Atlética do Dragão recuasse e desse mais liberdade para a equipe adversária construir as suas jogadas, mas não passou disso.
O segundo tempo não foi diferente e mesmo contando com uma defesa mais eficiente, a Biológicas tomou mais um gol, finalizando a partida com uma vitória de 2 a 0 da Atlética do Cachorro.
Uma das protagonistas da equipe da Educa e responsável pelo segundo gol foi a Giovanna Barros, que acabou de entrar na universidade. A atleta contou que já jogava antes na escola, mas que estar dentro de uma atlética é completamente diferente, principalmente pela organização e pelo apoio do time.
“Tem sido muito bom estar na UFU. Acredito que eu escolhi o melhor curso para eu fazer, de acordo com o que eu gosto. Estou ansiosa para os próximos anos”, contou a “bixete”.
Resultados
Exatas 3x1 Monetária
Odonto 6x1 Direito
Agrárias 0x0 Medicina
Computação 4x0 Psicologia
Educa 2x0 Biológicas
Comments