top of page

Game Point! Etapa final do tênis masculino na Olimpíada UFU termina com título da Engenharia UDI

Atualizado: 31 de out. de 2023

Nível técnico acima da média e partidas equilibradas marcaram os confrontos. Agrárias ficou com a prata e a Monetária levou o bronze


Por Gabriel Augusto e Felipe Pirovani


Jean Carlos é ouro no tênis masculino! / Foto: Gabriel Augusto

O tênis vem ganhando cada vez mais adeptos no meio universitário e a modalidade conta cada vez mais com atletas preparados e que amam o esporte. Nas finais do tênis masculino da Olimpíada UFU 2023, a camaradagem, respeito e espírito esportivo foram alguns dos destaques nessa etapa.


Semifinais


Na primeira semifinal, o duelo foi entre Engenharia UDI e Monetária. Os atletas entregaram um bom confronto, marcado por jogadas ousadas e belos lances individuais.


Jean Carlos, da Engenharia UDI, saiu vencedor. O atleta de preto e amarelo destacou em entrevista para o ARQ UFU o preparo durante todo ano e realçou também um dos lances da partida. “O ponto mais legal foi o que eu bati por trás das costas, consegui dar um lob, mas o foco durante a partida é o maior destaque, além das amizades feitas durante o torneio”.


Na segunda semifinal, a Agrárias enfrentou também a Monetária, que contava com dois atletas na disputa pela vaga na final. A torcida das duas entidades estiveram presentes e apoiaram seus atletas ponto a ponto.


A história dessa partida passa para além do jogo: o atual campeão Luca Yakasilo, da Monetária, frente a frente com o estreante Matheus Estevão, da Agrárias. O novato teve problemas com sua raquete principal e também com a reserva, e, em um gesto de fair play, Jean, que já havia vencido o outro jogo, emprestou seu material ao atleta do Javali.


No jogo, houve uma grande entrega dos dois atletas que proporcionaram para todos os presentes um baita duelo. Com muita vibração a cada ponto, Matheus saiu com a vitória e com a classificação da Agrárias para a final.


O calouro Matheus Estevão conversou com o ARQ UFU ao final da partida. “Não esperava que a Olimpíada fosse tão emocionante. É muito bom chegar à final na primeira participação”. Perguntado sobre os problemas com as raquetes, ele relatou que as cordas de suas duas raquetes estavam estouradas.


Luca Yakasilo jogou com problemas físicos e teve um belo desempenho na competição, todos nós da equipe ARQ UFU desejamos uma boa recuperação para o atleta.


As finais


A disputa de terceiro e quarto colocados não aconteceu. Luca, atual campeão da modalidade, sofreu uma lesão e não conseguiu disputar a partida, deixando todas as expectativas de assistir a um bom jogo naquele domingo ensolarado de 8 de outubro para a grande final. Com isso, o bronze foi para Paulo Neto, também da Monetária.


Matheus Estevão, estudante de Medicina Veterinária, e Jean Carlos Borges Filho, da Engenharia Elétrica, foram então à disputa da finalíssima, valendo o ouro do tênis de campo da Olimpíada UFU 2023. O jogo seria uma melhor de três, ou seja, aquele que alcançasse um total de seis games primeiro levaria o set.


O sol não abandonou os atletas em nenhum momento da partida. Com um jogo forte e rápido, o representante da Engenharia conseguiu fechar o primeiro set com o placar de 6 a 1. Porém, o calor intenso e uma “preparação errada”, como afirmou o atleta, fez com que ele tivesse dificuldades no segundo set do jogo.

No segundo set, as nuvens apareceram para ajudar os atletas. Nesse momento, o representante da Agrárias conseguiu colocar em prática seu estilo de jogo. Porém, Jean, que estava com ânsia de vômito e dores, afirmou que seu foco e determinação ajudaram-no a se concentrar novamente na partida. Assim, o estudante de Engenharia Elétrica colocou seu estilo agressivo em prática e venceu por 6 games a 3, fechando a partida em 2 sets a 0 e confirmando a medalha de ouro para a Atlética do Leão.

Apesar de ser apenas sua primeira Olimpíada, Matheus parecia estar bastante frustrado com seu desempenho. Vale ressaltar que ele se classificou para a final, vencendo o atual campeão. Já Jean estava muito contente com sua medalha de ouro.


Outro ponto positivo ficou para a amizade entre todos os atletas participantes da fase final do torneio, Boa parte deles treinam juntos e a lealdade dos atletas durante as partidas aumentou ainda mais o nível da competição.


Classificação final

1º Jean Carlos Borges Filho - Engenharia UDI

2º Matheus Estevão de Oliveira - Agrárias

3º Paulo Luís da Silva Neto - Monetária

4º Luca Yakasilo Lima - Monetária

5º Henrique Dornelas Ribeiro - Agrárias

6º Vinicius Sandrin junqueira - Odonto

7º João Pedro Bandarra Moreira - Educa

8º Felippe Camillo Brasileiro de Freitas - Moca


Atléticas

1º AAA AGRÁRIAS 13 pontos

2º AAA MONETÁRIA 10 pontos

3º AAA ENGENHARIA UDI 8 pontos

4º AAA ODONTO 7 pontos

5º AAA EDUCA 5 pontos

6º AAA MOCA 4 pontos


0 comentário

Comments


bottom of page