Partidas foram disputadas em forma de amistoso no primeiro evento esportivo da UFU no ano
Por João Maimoni
A temporada esportiva da UFU começou! O Agita UFU 2024.1, referente ao semestre 2023/2 do calendário acadêmico da Universidade, ocorreu no último dia 20 no Campus Educa e se estendeu durante o dia inteiro, com diversas modalidades.
O evento tem como objetivo a integração de “bixos” com veteranos e a preparação das atléticas para competições futuras, como a CIA e a Olimpíada UFU. Um dos esportes praticados foi o futsal masculino, que teve como palco principal o ginásio G1 e contou com sete partidas no total e 12 atléticas.
Fisioterapia x Agrárias
Logo no começo do dia, às 8h50, Fisio e Agrárias tiveram um embate de tirar o fôlego, com um placar elástico e muita garra das duas atléticas. O jogo começou bem disputado, porém o Crocodilo saiu na frente com dois gols relâmpago, que foram seguidos por um gol do Javali, após uma saída errada de bola do goleiro adversário.
Ao longo do jogo, ocorreram vários erros de laterais, substituições e amarelos para as duas equipes, algo que também se fez presente nas outras partidas. Isso se deu por causa da presença de vários “bixos” em quadra e a tentativa de entrosamento dos times, já que o Agita UFU tem como objetivo a integração de todos os participantes. Com isso, a partida ficou ainda mais imprevisível, e terminou 5 a 3 para o time da Fisio, que contou até com gol de goleiro no fim da partida.
Educa x Odonto
O segundo jogo do dia começou com um bonito gol de fora da área por parte da Educa, que tinha a maioria na torcida e também controlava mais a bola. Com a rotação dos atletas, o rendimento do time caiu, que tomou certa pressão da Odonto. Com o revezamento constante das duas equipes, o domínio do jogo também mudava, e com uma falha do goleiro do Panda, a Atlética do Cachorro acabou o primeiro tempo com a vantagem.
E a vantagem aumentaria no segundo tempo, com um pênalti marcado para a Educa, que foi convertido de maneira segura. Apesar do placar, a Odonto conseguia praticar seu jogo, apenas deu o azar de não conseguir converter em gols. Isso logo mudou.
A partir de um erro de passe do Cachorro, o Panda conseguiu diminuir o placar e aumentar seu número de chances criadas, marcando mais um logo em seguida. Com o susto, a Educa voltou na partida, transformando a atmosfera da partida e fazendo um verdadeiro ataque contra defesa.
Os momentos finais do jogo foram quentes, o técnico da Odonto foi expulso após reclamar muito sobre uma falta, e no último lance da partida, o atleta Riquelme Carrara fez mais um para a Educa, terminando o jogo em 4 a 2.
Monetárias x Exatas
Dando continuidade aos jogos, ambas as atléticas em quadra demonstraram estarem no espírito do Agita UFU, com todos os jogadores passando ao menos algum tempo jogando. A Monetária conseguiu logo no primeiro tempo marcar três gols: um a partir de uma falha do goleiro adversário, outro contando com uma roubada de bola perto da área e o último após um desvio debaixo da trave.
No segundo tempo, e com as equipes totalmente diferentes, a Atlética do Gorila foi pra cima e aplicou pressão durante o resto do jogo. A atitude valeu a pena, já que a Exatas conseguiu dois gols bem no final da partida, o que não foi suficiente. A partida acabou 3 a 2 para a Monetária.
Humanas x Engenharia
No último jogo da manhã, as duas atléticas entraram com fome de vitória, com a Engenharia se lançando logo no começo ao ataque. Como recompensa, o Leão conseguiu uma roubada de bola na linha de fundo em um gol rápido, além de um belo chute que o goleiro da Humanas aceitou.
Mesmo com o controle do jogo nas mãos da Engenharia, a Pantera conseguiu achar um gol após um bom chute de fora da área, mas a alegria durou pouco, com mais um gol da Engenharia no final do primeiro tempo.
Em um segundo tempo de ataque contra defesa, a Engenharia conseguiu fazer mais um gol e colocar o último prego no caixão da Humanas, que já não tinha forças para reagir desde o primeiro tempo. O jogo manteve o ritmo até o final, já que foi a partida em que houve menos substituições, e terminou 4 a 1 para os futuros engenheiros.
Agrárias x Exatas
No período da tarde, as atléticas que já haviam jogado buscavam sair com pelo menos uma vitória do Agita. Com um começo de partida acelerado e equilibrado, mas com dificuldades de criação de chances para os dois lados, quem saiu na frente foi a Exatas, com um belo chute no canto direito do goleiro. Pouco tempo depois, a Agrárias já empatou o jogo com um balaço no teto da rede.
O segundo período seguiu o mesmo roteiro, com as equipes se mantendo as mesmas. O Gorila tinha mais controle da bola, mas quem possuía as melhores chances era o Javali, que converteu esses lances em mais um gol. Apesar dos esforços finais da Exatas, a partida terminou em 2 a 1 para a Agrárias.
Medicina x Computação
No jogo mais disputado do dia, as duas equipes começaram a partida em rotação máxima, e quem saiu na frente foi a Medicina, em um gol feito após um rebote do goleiro adversário. Ainda no primeiro tempo, as substituições começaram, mas não mudaram o ritmo do jogo, onde nenhum dos dois times dava margem para o outro errar.
A segunda etapa reservou ainda mais emoção, com a Computação segurando mais a bola e a Medicina se aproveitando de contra ataques. As atléticas criavam chances atrás de chances, mas não conseguiam converter. O final de jogo ainda reservou um último lance incrível, com uma bola salva em cima da linha do gol da Comp, que evitou a derrota por um placar maior. Mesmo com o placar final de 1 a 0 para Medicina, o embate entre a Serpente e o Lobo foi o melhor jogo do dia.
Psicologia x Artes
Para finalizar o Agita UFU 2024.1, Psico e Artes se enfrentaram com o sol já se pondo no Campus Educa, o jogo teve um início mais lento, com os times tendo dificuldade de manter a posse da bola e de criar chances de perigo, mas não faltava empenho. Quem saiu na frente foi a Fênix, que já conseguia criar as melhores chances, com dois gols seguidos.
O início do segundo tempo mostrou uma melhora da equipe da Artes, que conseguia manter mais a posse, mesmo gerando um baixo número de oportunidades, que não foram suficientes. Após várias trocas em ambos os times, a Psico conseguiu fazer mais três gols até o apito final, fazendo com que o placar final fosse de 5 a 0 para a Fênix.
Resultados:
Fisioterapia 5 x 3 Agrárias
Educação Física 4 x 2 Odonto
Monetária 3 x 2 Exatas
Engenharia 4 x 1 Humanas
Agrárias 2 x 1 Exatas
Medicina 1 x 0 Computação
Psicologia 5 x 0 Artes
Comments