Durante duas semanas, foram realizadas 44 partidas na competição, que teve a equipe Diplomatas F.C, representante do curso de Relações Internacionais, como campeã
Por Felipe Regal, Lucas Mendes e Maria Sansoni
Entre os dias 16 e 30 de novembro foram disputados os jogos de futsal masculino da Copa Monetária, no Campus Educa. 21 times entraram em quadra e a competição contou com fase de grupos e os classificados enfrentaram um mata-mata, até definir o campeão.
Amantes do Neném X Inimigos da graduação - Quartas de final
O jogo que abriu as quartas de finais, aconteceu às 11 horas da manhã, Amantes do Neném e Inimigos da Graduação protagonizaram uma partida com muitas emoções. O Inimigos da Graduação iniciou melhor, com mais perigo de gol, mas as bolas não estavam entrando. Amantes do Neném, estava forte na defesa, segurou os ataques e aproveitou um contra-ataque decisivo, para abrir o placar.
O camisa 12, Odair de Araújo, fez o passe para Luís Fernando, que completou para o gol, colocando os Amantes do Neném na frente: 1x0. Mesmo com a vantagem, a equipe se lançou mais ao ataque, explorando dribles individuais e jogadas coletivas.
A segunda etapa começou com ambas as equipes buscando o gol. O Inimigos da Graduação continuou pressionando, e os Amantes do Neném foram com força ao ataque.
O Amantes do Neném, dominava a partida, mas falhava no momento de finalizar e como diz o ditado “quem não faz, leva” a equipe do Inimigos da Graduação empatou com um belo gol após chute de longa distância de Miguel Bernardes.
O jogo ganhou intensidade, e os Amantes do Neném retomaram a vantagem com um gol de Odair, em um lance pela lateral direita: 2x1, logo após o tento, o juiz apitou o fim de jogo. Com o triunfo, o Amantes do Neném garantiu a vaga na semifinal.
Ao fim do jogo, Odair, jogador do Amantes do Neném, falou sobre a dificuldade em finalizar “estava faltando tranquilidade, mas conseguimos encontrar um contra-ataque e finalizar para o segundo gol”.
Inimigos do Fut X Gela Cuca - Quartas de Final
O segundo jogo das quartas de finais, começou logo em seguida Inimigos do Fut e Gela Cuca se enfrentaram em uma partida intensa. Logo no primeiro minuto a equipe do Inimigos do Fut, contradiz o nome e se mostra muito familiarizado com o esporte, João Vitor, camisa 8 do Inimigos do Fut abriu o placar e colocou sua equipe em vantagem por 1 a 0.
A superioridade do Inimigos do Fut continuou ao longo da primeira etapa, com mais fome de gol. A equipe não conseguiu converter as oportunidades em gols, por causa do goleiro do Gela Cuca, Cayo, que realizou defesas impressionantes. A persistência dos Inimigos do Fut prevaleceu, e João Vitor novamente brilhou ao driblar o goleiro adversário e ampliar o placar para 2 a 0.
O intervalo chegou com os Inimigos do Fut dominando o placar, mas o Gela Cuca não desistiu e voltou para o segundo tempo buscando uma virada. Mas, quem se deu melhor foi o Inimigos do Fut que aumentou a vantagem com João Victor de novo.
De cabeça quente, Gela Cuca não se rendeu e descontou com um contra-ataque. O camisa 15, Luiz Felipe, deu um passe preciso para Gustavo Martins, que finalizou com maestria, marcando o primeiro gol da equipe e fixando o placar em 3 a 1. Com o apito final, os Inimigos do Fut confirmaram a vitória e asseguraram sua vaga na semifinal.
Ao fim da partida, o artilheiro João Victor enalteceu os companheiros pelas assistências e chances criadas “O time ajuda muito, eles estão sempre correndo por mim, os gols são fruto do trabalho em equipe”
O Balanço Não Fecha F.C x G.I Necologistas - Quartas de final
Num confronto com muitos gols, Balanço Não Fecha e G.I. Necologistas FC fizeram uma partida cheia de reviravoltas. O time do Balanço Não Fecha começou pressionando, mas seus chutes não paravam na rede. O G.I. Necologistas FC surpreendeu, abrindo o placar com um golaço, a jogada começou em cobrança de falta, na sobra o camisa 2, João Pedro deu uma assistência e Pedro Humberto finalizou Em seguida a dobradinha se repetiu, ampliando para 2 a 0.
A equipe do Balanço Não Fecha não se intimidou e descontou com uma jogada envolvente entre David Macedo e Guilherme Silva. O jogo tornou-se um verdadeiro cabo de guerra, com a equipe igualando o placar em 2 a 2 antes do fim do primeiro tempo, graças a Raul Caetano.
O segundo tempo começou com uma forte pressão do Balanço Não Fecha, que poderia ter alterado o placar não fosse pelas defesas do goleiro do G.I. Necologistas FC, Erick. O confronto continuou equilibrado, com ambas as equipes buscando o gol, mas foi o time do Balanço Não Fecha que conseguiu, virando o jogo para 3 a 2 com Everton Alves e no último minuto, José Bruno chuta forte e sacramenta a vitória por 4 a 2. Com o apito final, O Balanço Não Fecha se classificou para as semifinais do torneio.
O atleta Raul Caetano falou quais mudanças táticas a sua equipe fez para conseguir virar o jogo ‘Começamos com o esquema 1-2-1, mas sofremos dois gols no primeiro tempo, então decidimos trocar para um sistema mais ofensivo, o 2-2 e assim chegamos ao ataque com mais qualidade.
Diplomatas x Galácticos - Quartas de final
Em partida equilibrada, Diplomatas e Galácticos protagonizaram um duelo com emoção e muita provocação. Os dois times se enfrentaram em confronto pela fase de grupos e na ocasião o time do Galácticos saiu vitorioso, com esse histórico o confronto das quartas de finais ganhou ares de revanche.
O Diplomatas abriu o placar com uma jogada incrível do camisa 12, Rafael Martines, que, mesmo caído, não desistiu da jogada e finalizou, marcando o primeiro gol da partida. O Diplomatas teve oportunidades para ampliar, mas um chute cruzado foi para fora.
Os Galácticos, por sua vez, igualaram o placar para 1 a 1 com um belo chute de fora da área do camisa 7, Felipe Fernandes. O segundo tempo começou com os Diplomatas melhores, resultando no segundo gol depois de uma cobrança de escanteio. O camisa 10, Matheus Araújo chutou de longa distância e estufou a rede, ampliando para 2 a 1. Os Diplomatas continuaram atacando, não se acomodando com a vantagem no placar.
Com o Galácticos atrás no marcador, a equipe partiu para o ataque, e tiveram muitas faltas e escanteios, mas não conseguiu converter as oportunidades. A torcida do Diplomatas soube sofrer e contou com o goleiro Callel Bortolozzi, fazendo defesas espetaculares. O último minuto da partida foi teste para cardíaco, após chute de fora da área, a bola bateu no travessão dos Diplomatas. No lance seguinte, o árbitro apitou o fim de jogo, acabando com a agonia dos diplomatas.
Ao fim da partida, João Ricardo, do Diplomatas, deixou um recado para o rival: “Eles ganharam da gente no jogo passado (fase de grupos) e, como tínhamos ganho um amistoso anterior, ficaram falando 'quando está valendo, está valendo'. Agora, eu devolvo a pergunta, porque agora vocês estão fora e a gente continua”, provocou João.
Inimigos do Fut F.C x Diplomatas F.C - Semifinal
As semifinais ocorreram no dia 26 e foi iniciada por uma partida eletrizante entre os Inimigos do Fut FC contra os Diplomatas FC.
O primeiro tempo começou agitado, com ambos os times construindo boas jogadas e com uma grande alternância na posse de bola. Muitos gols foram perdidos, o placar se manteve zerado, os jogadores estavam com uma grande dificuldade na finalização devido a qualidade defensiva das equipes.
Esse jejum de gols da partida foi quebrado em uma falta para o time dos Diplomatas, cobrada pelo camisa 7, João Fileto, que resultou em uma finalização precisa do camisa 10 da equipe, Matheus Araújo. Com vantagem no placar e erros de passe do time adversário, o time formado pelos alunos do curso de Relações Internacionais fez o seu segundo gol em pouco tempo, marcado pelo camisa 7.
Nesse momento, a sensação dentro de quadra era de que a partida já tinha o seu vencedor, mas tudo mudou. Um erro na saída de bola do goleiro dos futuros diplomatas, resultou no primeiro gol do Inimigos do Fut FC, marcado pelo camisa 19, Alisson Araruna, responsável por manter o time vivo na disputa.
Com o placar marcando 2 a 1, começou a segunda etapa da partida. Os times se encontravam na mesma situação do início do jogo: boas jogadas, mas que não se converteram em gols, até que, em uma cobrança de escanteio, Alisson aproveitou a oportunidade e empatou a partida com seu segundo gol. Pouco tempo depois, em um contra-ataque, o camisa 19 fez o seu terceiro e colocou os Inimigos do Fut na frente.Os diplomatas, garantiram um contra-ataque e empataram a partida com um segundo gol do camisa 10.
Com o empate, a decisão da primeira semifinal foi para os pênaltis e resultou em uma vitória por 3 a 1 dos Diplomatas FC. Sendo muito aclamado pelos companheiros, o goleiro da primeira equipe finalista do futsal da Copa Monetária, Callel Bortolazzi, se mostrou em uma ótima sintonia com o time, já que em muitos momentos foi responsável por organizar a equipe dentro de quadra. Em entrevista para o ARQ UFU, contou um pouco sobre essa relação e a sensação de estar na final.
“Eles confiam muito em mim. Eles falaram ‘Callel, a gente está na sua mão, grita, xinga, conversa com a gente’, aí eu tentei dar o meu melhor. Eu estou muito feliz de ser ‘bixo’, de confiarem em mim dessa maneira e da gente conseguir subir pra final”, contou o goleiro.
O Balanço Não Fecha F.C x Amantes do Neném - Semifinal
Para completar a penúltima fase da competição, ocorreu a segunda semifinal do futsal, entre O Balanço não Fecha e os Amantes do Neném.
O jogo começou eletrizante e, logo no início do primeiro tempo, O Balanço não Fecha fez um gol muito semelhante ao da primeira partida do dia: uma cobrança de falta, cravada pelo camisa 10 da equipe, representada por Everton Alves. Após o primeiro gol, o time do balanço se tornou ainda mais ofensivo, construindo jogadas que resultaram em inúmeras finalizações, todas defendidas pelo goleiro adversário.
Na volta para a segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado na quadra e no placar, com um empate dos Amantes do Neném, feito por Gustavo Bertoldo. Porém, com uma assistência do David Macedo, O Balanço não Fecha se colocou na frente mais uma vez, com um segundo gol do camisa 10.
Mesmo com a posse de bola dominada pelo adversário, por meio de várias tentativas de aumentar a sua vantagem, os Amantes do Neném não desistiram e, em um escanteio cobrado pelos adversários, emplacaram um contra-ataque que resultou em um gol de Arthur Santos, empatando a partida novamente. Porém, a alegria do neném não durou muito e houve mais um motivo para chorar: o Balanço abriu vantagem mais uma vez, com um gol do camisa 9, José Bruno.
Após esse gol, a partida pendeu completamente para a vitória do Balanço não Fecha, que marcou mais três gols: dois feitos pelo camisa 12, David Macedo, e o último pelo camisa 9, que marcou o seu segundo e fechou o placar em 6 a 2.
Responsável por dois gols da equipe do balanço, José Bruno Menani contou para o ARQ UFU como enxergou a atuação do time na semi e o que espera para a final. “O nosso time estava desfalcado hoje, porque algumas pessoas trabalham no domingo, mas a gente sentiu que o outro time estava com uma qualidade um pouco abaixo e decidimos colocar a bola no chão, fazer o gol e classificar para a final”, comentou o atleta. “Agora, o time precisa descansar, ninguém é de ferro. Vamos ter desfalques, tivemos dois expulsos infelizmente, mas vamos pra cima, porque final não se joga, se ganha”, disse o camisa 9.
Inimigos do Fut x Amantes do Neném – disputa de terceiro lugar - A dupla de artilheiros.
No dia 30 de novembro, quinta-feira, a bola rolou para a disputa do terceiro lugar. Inimigos do Fut e Amantes do Neném entraram em quadra após suas eliminações na semifinal, para brigar pela última vaga no pódio da competição.
O primeiro tempo do jogo foi equilibrado e terminou em 3 a 2 para o Inimigos do Fut, com dois gols de Alisson Araruna e um de João Victor da Silva. Já para os Amantes do Neném, os gols foram marcados por Felipe Dantas e Gustavo Bertoldo.
A equipe do Neném tinha um número menor de jogadores e estava sem um goleiro. Por isso, teve que improvisar um atleta de linha no gol. Mesmo assim, se saiu bem no primeiro tempo e evitou que seu adversário saísse para o intervalo com uma vantagem maior.
Porém, já na segunda etapa, nem todo o esforço do goleiro pôde segurar a equipe do Inimigos do Fut. Isso porque, comandados pelos seus artilheiros que já haviam marcado no primeiro tempo, a equipe fez mais seis gols e sacramentou a vitória por 9 a 2. João Victor - que levou o título de artilheiro do campeonato, com um total de 14 gols - terminou o jogo com quatro gols e Alisson com três, e os outros foram marcados por Wanderson Oliveira e Lucas Nader.
Após a partida, Alisson destacou o entrosamento da equipe, que joga junto há um ano e meio, e lamentou a eliminação na semifinal, mas também comemorou a partida que encerrou a participação do time com uma vitória e a terceira colocação no campeonato.
Diplomatas F.C x O Balanço Não Fecha F.C - Final - A última dança
Logo depois do apito final da disputa de terceiro lugar, as duas equipes finalistas entraram em quadra para o aquecimento. Diplomatas FC e O Balanço Não Fecha FC foram as duas equipes que disputaram o título no futsal da Copa Monetária.
Quase na metade do primeiro tempo, o Diplomatas saiu na frente no placar com o gol de Matheus Araújo. Quem assistia ao jogo ainda não sabia, mas o camisa 10 se tornaria, mais tarde, o personagem mais importante da partida. Logo depois do primeiro gol, a equipe do Balanço Não Fecha, com seu uniforme azul, empatou com gol de Raul Caetano. Dessa forma, o primeiro tempo se encerrou - 1 a 1 no placar.
A segunda etapa começou e Matheus Araújo novamente marcou e colocou sua equipe à frente no placar. Pouco depois, aconteceria a primeira expulsão da partida. Em um contra-ataque adversário, David Macedo, número 12 da equipe do Balanço Não Fecha, puxou a camisa do atacante que sairia cara a cara com o goleiro. Primeiramente, o árbitro que estava mais próximo da jogada levantou o amarelo, o que deixou a torcida, que já não estava muito satisfeita com a arbitragem, muito irritada. Porém, o outro árbitro, que estava do outro lado da quadra, corrigiu a decisão e aplicou o vermelho, que deixou a equipe azul com um jogador a menos por dois minutos.
Depois disso, foi a vez do personagem da partida aparecer novamente. Matheus apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) naquela semana e, então, disputou sua última Copa Monetária. O estudante de RI nunca havia passado da fase de grupos da competição e, em sua última chance, chegou à final. O terceiro gol da sua equipe saiu novamente de seus pés, que chegou ao seu terceiro na noite. Na emoção do gol, Matheus esqueceu que havia levado amarelo no jogo e tirou a camisa na comemoração. Expulso, teve que assistir à reta final da arquibancada.
Ainda com um a menos, a equipe do Diplomatas levou o segundo gol, se segurou e pôde comemorar tanto a vitória por 3 a 2 quanto o título da competição.
Em entrevista ao ARQ UFU, Matheus valorizou seus companheiros de equipe: “O segredo do nosso time sempre foi esse, a gente não tem só um jogador, a gente tem também o Callel, nosso goleiro, que pegou demais, então todo mundo foi muito bem”. O camisa 10 também celebrou o ouro: ”Sempre quis trazer esse título para a R.I., que é um curso que sempre foi muito criticado, raramente formava time quando eu comecei. Então, hoje, poder juntar essa galera gente boa e ganhar, não tem sensação melhor”.
Resultados do futsal da Copa Monetária
16/11:
Inimigos Do Neném 3 x 3 Faz o L
Inimigos do Fut F.C 2 x 1 G.I.necologistas
Jumentus F.C 1 x 2 Amantes Do Neném
Galáticos Da Informação 2 x 1 DMFC
17/11:
Danados da Informação 1 x 0 Vasco
Diplomatas F.C 7 x 0 The Real Tropa
Inimigos da Graduação F.C 3 x 0 Garotos de Programa
O Balanço Não Fecha F.C 3 x 1 Inimigos do Diploma F.C
Bola Cheia F.C 5 x 2 Uberlândia Periquiters
Inimigos do Fut F.C 6 x 1 Inimigos do Neném
20/11:
Zóio de Lula F.C 3 x 1 Inimigos do Neném
Amantes do Neném 2 x 1 Bola Cheia F.C
G.I.necologistas 6 x 0 Zóio de Lula F.C
Balanço Não Fecha F.C 3 x 2 Gerentoria F.C
Faz o L 4 x 3 Zóio de Lula F.C
Inimigos do Diploma F.C 2 x 1 Gerentoria F.C
Gela Cuca F.C 4 x 2 Craques da 102
Uberlândia Periquiters 6 x 5 Jumentus F.C
DMFC 4 x 1 The Real Tropa
21/11:
Inimigos do Fut F.C 13 x 1 Faz o L
Gela Cuca F.C 2 x 1 Garotos de Programa
Inimigos da Graduação F.C 6 x 2 Craques da 102
Danados da Informação 7 x 0 Gerentoria F.C
22/11:
Garotas de Programa 2 x 3 Craques da 102
Galáticos da Informação 11 x 0 The Real Tropa
Diplomatas F.C 4 x 1 DMFC
Jumentus F.C 3 x 3 Bola Cheia F.C
Gerentoria F.C 2 x 1 Vasco
Amantes do Neném 2 x 1 Uberlândia Periquiters
23/11:
Gela Cuca F.C 3 x 3 Inimigos da Graduação FC
Galáticos da Informação 2 x 1 Diplomatas F.C
24/11:
O Balanço Não Fecha F.C 2 x 1 Danados da Informação
G.I.necologistas 4 x 2 Faz o L
Vasco 1 x 1 Inimigos do Diploma F.C
O Balanço Não Fecha F.C 5 x 1 Vasco
Inimigos do Diploma F.C 3 x 2 Danados da Informação
25/11:
Amantes Do Neném 2 x 1 Inimigos da Graduação
Inimigos Do Fut F.C 3 x 1 Gela Cuca
Balanço Não Fecha F.C 4 X 2 G.I.necologistas
26/11:
Inimigos Do Fut F.C 3 (1) x (3) 3 Diplomatas F.C
O Balanço Não Fecha F.C 6 x 2 Amantes Do Neném
30/11:
Inimigos Do Fut F.C 9 x 2 Amantes Do Neném
Diplomatas F.C 3 X 2 O Balanço Não Fecha F.C
Comments