Competição foi disputada no último final de semana entre as turmas 75, 76, 79, 80, 81 e 82 dos futuros economistas
Por Bruno Stocco e Renan dos Santos
No sábado (21), começou mais uma edição do torneio de vôlei misto do Interperíodos da Economia, evento organizado pela DACEF (Diretório Acadêmico Celso Furtado - Ciências Econômicas UFU). Os jogos deste primeiro fim de semana foram disputados na Arena Crof, nos moldes do vôlei de praia.
Nos dois dias de competição, o evento ocorreu das 17 às 20 horas. A primeira fase foi formada por dois grupos com três equipes, com todos os jogos da fase inicial sendo disputados, enquanto as semifinais e a decisão estão marcadas para os dias 28 e 29.
O campeonato funciona como uma forma de integrar as diversas turmas do curso de Economia por meio do esporte. Durante as partidas, houve muito apoio das torcidas tanto para suas próprias turmas, quanto para as turmas “mais jovens”. Diversas vezes ouviu-se os integrantes da turma 79 gritando em apoio à equipe da turma 81, por exemplo.
Sábado (22/10)
Bresser de Munique (75) 2 x 0 ECO 80 (80) - Grupo B
Na abertura da competição, houve um jogo bem equilibrado. A equipe do Bresser de Munique explorou bem o fundo da quadra e conseguiu pontuar nessas situações. Muito por conta disso, saiu na frente e venceu o primeiro set por 21 a 15. Apesar de toda a experiência do adversário, a ECO 80 fez um bom jogo, conseguindo até tomar a frente no placar em alguns momentos.
Por fim, a equipe veterana garantiu, também, o segundo set, por 21 a 18, e conquistou sua primeira vitória. Após o jogo, o central, que jogou como ponta nessa ocasião, e capitão da 75, Matheus Ramos, mais conhecido como “Paracatu”, falou um pouco sobre a estreia.
“Jogo de estreia é sempre difícil, né? Então, a gente está sempre com a equipe bem preparada e sabemos das nossas dificuldades. Já tínhamos feito um amistoso com essa equipe e por isso conhecíamos um pouco eles. É sempre aquela expectativa, ganhamos um jogo, mas ainda temos outro pela frente”, disse o atleta.
O capitão da 75 também falou sobre a experiência do time e como isso interfere nos confrontos que surgirem: “A experiência conta, mas nós não podemos desmerecer os outros participantes. A gente precisa sempre jogar certinho, porque sabemos que pode vir uma pedreira pela frente. Vôlei é isso, uma hora você está lá em cima, outra hora está lá embaixo. Mas vamos seguir em busca dos nossos objetivos”.
Levantadores de Argamassa (76) 2 x 1 Paris Saint Germano (79) - Grupo A
No jogo mais emocionante da tarde e com muitas reviravoltas, Paris Saint Germano e Levantadores de Argamassa foram até o terceiro set na disputa pela primeira vitória no campeonato.
O primeiro set foi vencido pela equipe da turma 79, que realizou muitas jogadas de bloqueio para pontuar, fechando o placar em 21 a 19. No segundo set, o técnico da turma 76 realizou alguns ajustes para melhorar esse desempenho nas jogadas próximas à rede e a equipe veterana conseguiu empatar o placar de sets vencendo por 21 a 11. No tie-break, a 76 contou com grandes jogadas de saque de Felipe Espinosa e venceu o set decisivo por 15 a 12.
Após o apito final, Felipe, que é líbero de origem, falou sobre a sua equipe e de como eles se uniram para a disputa do vôlei. “Foi uma iniciativa da nossa turma mesmo começar a jogar vôlei de areia nesse ano e nós ficamos bem felizes quando eles divulgaram que ia ter o Interperíodos com o vôlei também. A gente tem jogado só na areia e temos tido um preparo durante todo o ano”, acrescentou o capitão da 76.
Bresser de Munique (75) 2 x 0 ECO 81 (81) - Grupo A
No último jogo do dia, o Bresser de Munique, que jogou novamente, não teve muita dificuldade em vencer a ECO 81. O primeiro set foi marcado por um grande domínio da 75, que abriu 11 pontos de vantagem e não deu espaço para qualquer tipo de reação do adversário, fechando o placar em 21 a 10.
Já no segundo set, a ECO voltou para o jogo, mas acabou por deixar o empate escapar quando a equipe veterana abriu quatro pontos de vantagem e fechou o set final em 21 a 17. Com esse resultado, o Bresser de Munique chegou a duas vitórias, sendo a primeira equipe classificada para a semifinal do torneio.
Domingo (23/10)
Paris Saint Germano (79) 2 x 1 Meia Boca (82) - Grupo A
O primeiro jogo de domingo começou no fim da tarde e rendeu boas emoções para a torcida. O set inicial contou com boas sequências de saque de ambos lados, com o time dos “bixos” conseguindo fazer mais de cinco pontos com o mesmo jogador no saque. Essa pontuação rendeu a vitória para o Meia Boca por 21 a 16.
O segundo set foi equilibrado, mas sem um diferencial como no começo da partida. Quem se destacou foi a equipe do Paris, aproveitando algumas falhas da defesa adversária para abrir vantagem e ganhar a parcial por 21 a 17.
Com o placar empatado em sets, o jogo foi para o tie-break. Os dois times já se mostravam cansados nos primeiros pontos, tanto pelo calor quanto pelo desgaste da partida até então. Poucos foram os lances de destaque e nenhuma das equipes conseguiu assumir a liderança.
O Meia Boca precisava apenas de um ponto para ganhar, enquanto o Paris precisava de um para empatar e ter chances de vitória. A vantagem se transformou em pressão e o time que precisava de apenas um ponto para a vitória, sofreu a virada da turma 79 e perdeu a partida por 16 a 14.
ECO 81 2 x 1 ECO 80 - Grupo B
A segunda partida do dia veio com um clima mais ameno por conta do anoitecer. Mas, dentro de quadra, a presença da torcida fez com que o clima esquentasse. Grande parte dos torcedores eram da república Tatu Girando, já que um ex-membro, Pedro Henrique Duarte, estava jogando e seus amigos foram incentivá-lo. “Claro que faz muita diferença porque estimula o nosso time, seja ganhando ou perdendo”, disse o jogador da ECO 81.
O time da turma 80 até levou a vantagem no primeiro set vencendo a parcial por 21 a 17. Mas a recuperação da turma 81 rendeu, além do empate, a vitória de virada por 2 a 1, pelo placar de 21 a 15 no segundo set e um 15 a 12 no tie-break. A empolgação foi grande responsável por isso, segundo Pedro Henrique. “Tem a zoação com o outro time, mas é bom, aumenta a energia do jogo”, ressaltou.
Levantadores de Argamassa (76) 2 x 1 Meia Boca (82) - Grupo A
O jogo que marcou o fim da fase de grupos do vôlei contou com o retorno dos “bixos” para a areia. Depois de três sets disputados no mesmo dia, eles tinham que superar o cansaço e ir atrás da vitória para passar de fase. E bem que tentaram, mas os Levantadores de Argamassa atacaram com força e precisão, o que minou as chances de reação do Meia Boca, resultando em uma vitória da turma 76 no primeiro set por 21 a 12.
A segunda parcial foi favorável para os “bixos” e mudou a cara do jogo. A responsabilidade não foi só da determinação do time, mas também da sorte. Mais de uma vez, a bola caiu em cima da linha ou ocorria um toque mínimo na rede e os novatos saíam com o ponto. O Meia Boca buscou o empate em sets após vencer o segundo por 21 a 14, levando o jogo para o terceiro tie-break do dia.
O set de desempate teve a mesma cara do início da partida e os Levantadores de Argamassa levantaram duas “lajes” na cabeça dos adversários e ganharam por 15 a 8, fechando o jogo em 2 a 1 e carimbando a vaga nas semifinais.
Classificados do Interperíodos da Economia
Grupo A:
1° - Levantadores de Argamassa (76) - 6 pontos
2° - Paris Saint Germano (79) - 3 pontos
Grupo B:
1° - Bresser de Munique (75) - 6 pontos
2° - ECO 81 (81) - 3 pontos
As semifinais serão disputadas no sábado (28). Às 10h, Levantadores de Argamassa e ECO 81 se enfrentam, enquanto Bresser de Munique e Paris Saint Germano jogam em seguida, às 11h. No domingo (29), a disputa de terceiro lugar ocorre às 18h e a final será disputada às 19h.
Comments