top of page

Exatas vinga final de 2019 e vence Engenharia UDI no vôlei masculino; Educa conquista 3º lugar

Atualizado: 13 de out. de 2023

Gorila retoma posto conquistado pela última vez em 2018, quando havia batido a Monetária, quarto lugar neste ano


Por Pedro Franco


“Muito feliz de estar encerrando meu ciclo aqui com uma medalha”, contou Victor Cruz, atleta da Exatas | Foto: Ítana Santos

Mais uma Olimpíada UFU chegou ao fim. Após a abertura no dia 15 de Setembro, foram quatro semanas, onde três delas contemplaram os 26 jogos do vôlei masculino. A final foi protagonizada pela Exatas e Engenharia UDI, onde o Gorila saiu vitorioso por 3 sets a 1.


No mesmo final de semana, ocorreram as partidas de semifinal e terceiro lugar. A primeira semi entre o Gorila e a Educa terminou com um 3 a 0 para os vermelhos.. Já a outra nos trouxe o melhor jogo da modalidade: após mais de 2 horas e meia, a Engenharia UDI venceu a Monetária com um 3 a 2. Assim, o terceiro lugar foi disputado pela Educa e Monetária, e acabou com vitória do Cachorro por 3 a 0.


O atleta destaque da modalidade também foi da Exatas: Jhonatan Alves da Silva, camisa 8 da equipe, premiado no domingo após o encerramento de todas as disputas.


Reagrupar e reconstruir: o mantra da glória da Exatas


Bicampeã em 2017 e 2018 e vice em 2019, a Exatas voltou do hiato gerado pela pandemia com um resultado decepcionante, apenas o quinto lugar na Olimpíada de 2022. O novo ano trazia um cenário temeroso devido a problemas na composição do time.


Devido à necessidade de reorganização da equipe, com a baixa de atletas por lesão ou que haviam se formado no ano anterior, e assim, estariam impossibilitados de competir novamente, o time do Gorila trabalhou com o que tinha.


Como informado ao ARQ UFU pelo atleta Victor Cruz, foi necessário recorrer ao improviso, com vários membros da equipe jogando em posições que nunca haviam experimentado. Mas, como o mesmo disse, uma palavra resume esse time: resiliência.


Com esse mantra, venceram a Computação, o Direito e a Moca nas fases anteriores, mas ainda tendo seu maior desafio até o momento nas semifinais, a Educação Física. Em sets extremamente apertados, a Exatas conseguiu se classificar com um 3 a 0 onde somente o resultado não reflete o jogo.


Victor também contou que o jogo dos “donos da casa” havia sido analisado durante a preparação após as quartas de final, o que trouxe um engrandecimento a um jogo de alta tensão. Com a final no dia seguinte uma coisa ficou clara: seja com baixas, improvisos ou cansaço, a Exatas estava pronta. Ela queria as glórias de volta e sabia o que precisava ser feito: vencer a Engenharia na decisão.


A grande final no domingo (8) não foi uma tarefa simples. Os engenheiros vinham de um grande jogo contra a Monetária e queriam repetir o feito de 2019, onde venceram a Exatas na final. Mas o destino tinha outros planos para essa revanche que esperou quatro anos.


Com os três primeiros sets acirrados, um deles vencido pelo Leão e outros dois pelo Gorila, a atlética de vermelho encerrou o último set com um show: 25 a 9, sem permitir uma resposta do adversário. Assim, foi coroado o campeão do vôlei masculino de 2023.


Um time se faz da união, e essa frase define bem a equipe da Exatas em 2023 | Foto: Ítana Santos

Engenharia UDI e o jogo de fazer inveja no próprio Olimpo


Campeões gerais de 2023, a Engenharia tinha missões quase pessoais para os atletas no vôlei. A primeira era vingar a última Olimpíada, onde foram eliminados pela Monetária e não conseguiram alcançar a final. Em novo ano, o mesmo desafio, com uma nova conclusão.


Ao pisar no G5 do campus Educação Física, já se notava o ambiente da partida. Arquibancadas lotadas, com pessoas tendo que se espremer nos corredores de acesso para assistir ao embate.


Tal qual um grande jogo, esse foi montado pela atmosfera. O piso vibrando refletia o que se via fora de quadra: os gritos de ambas as torcidas calavam qualquer pensamento sobre o que viria a seguir, dando somente uma alternativa para todos além de encorajar suas equipes em quadra: assistir a esse embate de gladiadores.


A partida durou mais de duas horas e meia. O primeiro set foi vencido pelos futuros engenheiros e o segundo se encaminhava para o mesmo resultado até um infeliz acontecimento. A lesão do camisa 77, Felipe, que precisou sair de quadra amparado e com o joelho imobilizado, tirou um pouco a equipe preta e amarela do jogo.


Os dois sets seguintes foram vencidos pela Monetária, até o momento em que o capitão da Engenharia, Samuel Rodrigues, assumiu o saque no final do terceiro set. Notava-se uma retomada emocional da equipe que, mesmo perdendo o set, voltou focada para o quarto, forçando o tie-break e exorcizando um fantasma. Em entrevista para o ARQ UFU, Samuel contou sobre a vontade do time de vencer aquele jogo e também como a dedicação e trabalho justificavam a grande partida e o poder de recuperação do Leão.


Não foi possível repetir o mesmo grande jogo na final, com a Engenharia sendo derrotada ao final do quarto set em uma atuação apagada. Mas o técnico da equipe Deivid Alves se mostrou confiante com o trabalho, onde, além da Monetária, a equipe passou pela Exumadas e Medicina.


“Primeiro, parabenizar o jogo da Exatas. Alguns detalhes não foram eficientes, mas para o ano que vem, vamos continuar investindo mais nos treinamentos. É uma equipe muito disciplinada, muitos atletas começam a jogar vôlei na Engenharia e conseguimos ver essa evolução”.


A Engenharia, hoje, é uma equipe pronta | Foto: Ítana Santos

Sai, sai da frente! O terceiro lugar da Educação Física


O Cachorro “comeu gente”, como diz a sua torcida, e conseguiu elevar sua classificação no vôlei masculino este ano, conquistando o terceiro lugar do terceiro ao vencer a Monetária por 3 a 0 em ótimo jogo.


A Educa chegou em meio a descrenças de que poderia fazer uma grande campanha. O time azul e laranja passou pela Odonto, pela Humanas, jogo em que teve sua classificação ameaçada, e pelos campeões de 2022, a Fisioterapia, em jogo onde não foi permitida nenhuma resposta de seu adversário.


Foi então que, ao chegar na semifinal, se viram no desafio de eliminar a Exatas, que estava fazendo uma bela campanha até então. E seguiu com ela, eliminando a equipe azul com um 3 a 0, encaminhando a Educa para o jogo de terceiro lugar.


Com a grande partida entre Engenharia e Monetária no dia anterior, via-se um favoritismo do Tamanduá. Porém, isso foi algo que não se refletiu em quadra, já que a Educa não encontrou nenhuma resistência para conquistar o terceiro lugar no pódio, ficando com o bronze e a conquista de valiosos oito pontos para a atlética na classificação geral da Olimpíada.


Em “casa”, Educa não saiu de mãos vazias | Foto: Ítana Santos

“Monetária até morrer”: um grito que se vê abalado pela frustração


Chegando como uma das favoritas ao título em 2023, a Monetária começou sua campanha no terceiro final de semana, após se classificar automaticamente para as oitavas devido a sua posição em 2022.


A atlética eliminou a Computação e a Agrárias, avançando com 2 a 0 em ambas as partidas, e buscando repetir o feito anterior de eliminar a Engenharia em uma semifinal.


Mas a história não se repetiu nesse ano. Mesmo protagonizando o melhor jogo da modalidade nessa Olimpíada ao lado de seu oponente, o Tamanduá se viu forçado a jogar pelo terceiro lugar, dessa vez com a derrota por 3 a 2.


No dia seguinte, a partida tinha um clima de tristeza, com a equipe e a torcida desmotivados após a frustração da eliminação nas semifinais. Mesmo com tentativas da área técnica e chamadas de atenção aos atletas que podiam ser ouvidas, a atlética vermelha foi derrotada por 3 a 0 e encerrou sua participação em quarto lugar.


O fim da campanha da Monetária não saiu como o esperado | Foto: Ítana Santos

Classificação geral do Vôlei Masculino

  1. Exatas

  2. Engenharia UDI

  3. Educa

  4. Monetária

  5. Moca

  6. Medicina

  7. Fisioterapia

  8. Agrárias

  9. Direito

  10. Humanas

  11. Computação

  12. Exumadas

  13. Eng. Bio. Patos

  14. Biológicas

  15. Engenharia Pontal

  16. Odonto

  17. Artes

  18. Biologia Pontal

0 comentário

コメント


bottom of page