top of page

Engenharia Pontal: detalhes da preparação, competidores e expectativas para a CIA 2023

Atualizado: 26 de ago. de 2023

A atlética de Ituiutaba busca voltar para a primeira divisão nesta próxima edição da Copa Inter Atléticas (CIA) 2023


Por Gabriel Ferrer


Futsal é um dos esportes que mais têm tradição nas competições e pode ajudar na colocação final da Engenharia Pontal | Foto: Banco de dados da atlética

A Engenharia Pontal está se preparando para disputar mais uma edição da CIA, entre os dias 8 e 11 de junho em Uberaba, em Minas Gerais. Em meio às dificuldades, a atlética espera voltar ao topo da competição e voltar aos tempos de glória. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas da Engenharia para a CIA 2023.


Os rinocerontes de Pontal participam da Copa Inter Atléticas desde 2016, em 2019, protagonizaram a sua melhor campanha na competição, chegando às finais em mais de uma modalidade. Atualmente, futsal e futebol de campo são os esportes que têm “maior chance de conquistar a medalha neste CIA”, de acordo com Leonardo Moreira, presidente da atlética.


A atlética laranja e preta é composta apenas pelo curso de Engenharia de Produção, assim com um baixo número de atletas. Até por isso, muitos deles competem em mais de uma modalidade. Outro problema que eles enfrentam é a falta de estrutura no campus de Ituiutaba por não haver quadras, obrigando a Engenharia Pontal a alugar locais para todos os treinos.


E como uma forma de preparação para as competições do ano, ocorreram vários jogos entre as AAA’s da cidade de Ituiutaba . Única representante da cidade na CIA, a Engenharia esteve presente para entrar no ritmo de competições e chegar confiante para os desafios do ano.Há um longo caminho a ser percorrido para conseguir o acesso à primeira divisão.


Expectativa da Engenharia Pontal na CIA 2023


Após a queda em 2022, a Engenharia Pontal deseja voltar à primeira divisão da Copa Inter Atléticas, apesar dos diversos empecilhos enfrentados. O presidente Leonardo Moreira destacou algumas destas dificuldades que a atlética vem enfrentando.


"É uma junção de fatores. A pandemia mudou bastante a universidade, ainda mais nos campi que não são os principais, já que estão entrando poucas pessoas que querem jogar e para engajar é mais difícil. Além disso, há uma falta de estrutura da universidade. Quem banca todos os treinos é o caixa atlética. Esses são grandes fatores que nos fazem ter essa dificuldade para chegar forte para competir e subir no topo”, disse o gestor da atlética.


Depois de citar os problemas, Leonardo Moreira fez questão de destacar os trunfos da Engenharia Pontal. Para o presidente, a expectativa é bem clara: retornar à elite da CIA.


“Nosso campus também é bem complicado na questão dos esportes, mas estamos com times masculinos de vôlei, futsal e futebol de campo. Acreditamos que nesse três temos mais chances. Nossa expectativa é subir de volta para a primeira divisão, que é o nosso lugar. Mas como as dificuldades são tantas, o mínimo que esperamos é nos manter na divisão”, concluiu o presidente Leonardo Moreira.


Destaque da Engenharia Pontal na CIA 2023


Um dos destaques da Engenharia Pontal é Isadora Gallo. A goleira do futsal feminino participará pela primeira vez da Copa Inter Atléticas. Além dessa modalidade, ela ainda compete em outras modalidades coletivas. A multiatleta até falou sobre o número reduzido do número de atletas da atlética.


“São poucas meninas que jogam esportes pela nossa atlética porque só existe uma Engenharia no campus. Sempre é muito complicado. Mas elas se esforçam muito. Me sinto bem e com vontade de dar o meu melhor jogando por elas. Ainda mais no gol, já que são poucas pessoas que gostariam de estar nessa posição”, ressaltou a atleta.

Isadora Gallo também comentou como é defender a atlética e o que espera da competição em Uberaba. "Sempre saio cheia de roxos, mas vale a pena, sempre é bom defender aquilo que você gosta. Como são várias atléticas e pessoas de várias regiões, estou animada. Ainda mais para os jogos que vão ter, adoro uma competição saudável”.


Já Ana Clara Quevedo, que também é multiatleta, “é uma das melhores jogadoras que a atlética tem”, como afirmado pelo próprio presidente. Na Olimpíada UFU, ela foi longe no futsal feminino - caiu nas quartas de final - e agora entra em um novo desafio que é a Copa Inter Atlética. Ana falou sobre a sua expectativa.


“Acredito que vai ser uma experiência única, até porque vai ser minha primeira vez como atleta e como diretora de esportes. Estou muito ansiosa e creio que vai ser muito gostoso a integração com todos. Agora é trabalhar bastante pra vir com tudo na CIA e na Olimpíada", afirmou Ana Clara.



Em amistoso entre AAA's da cidade de Ituiutaba, Engenharia Pontal vence a atlética Engenharia UEMG na quadra da AABB | Foto: Banco de dados da atlética

Ficha técnica da Engenharia Pontal


  • Nome: Associação Atlética Acadêmica Engenharia Pontal-UFU

  • Mascote: Rinoceronte

  • Fundação:14 de 07 de 2013

  • Campus da UFU: Pontal

  • Curso da atlética: Engenharia de Produção

  • Presidente: Leonardo Moreira

  • Diretor de esporte: Ana Clara Quevedo

  • Primeira participação na CIA: 2016

  • Melhor campanha na CIA: 5º na 1ª divisão em 2019

  • Campanha na CIA em 2022: 16º na 1ª divisão


Lista de atletas


Esportes femininos coletivos: Ana Clara Quevedo Gomes, Beatriz Minetto, Isabela Mariana dos Santos, Maria Rita Salvador Camara, Maria Alice Gregio Felipe, Isadora Portugal Ferreira Gallo, Ana Rita Brugugnolli Sandrini.

Esportes individuais femininos: Ana Clara Quevedo Gomes, Isabela Mariana dos Santos.

Peteca: Ana Clara Quevedo Gomes,Isabela Mariana dos Santos.

Tênis de mesa: Ana Clara Quevedo Gomes, Ana Rita Brugugnolli Sandrini.


Até o momento, a lista dos nomes dos atletas masculinos não foi disponibilizada.



0 comentário

Comments


bottom of page