Monetária, Medicina, Educa e Agrárias completam top-5, e Computação é eleita atlética destaque; veja classificação geral e lista dos melhores atletas
Por Mateus Batista
Engenharia chegou em oito das 12 finais de esportes coletivos | Foto: Laura Malavolta
A Engenharia Uberlândia é campeã da Olimpíada UFU 2024! Pela 24ª vez na sua história, e 10ª consecutiva, o Leão conquistou o primeiro lugar na tabela geral, anunciado após o fim da competição no domingo (10), no G1 do campus Educa. Assim como no ano passado, Monetária, Medicina, Educa e Agrárias completaram o top-5 das melhores atléticas da competição, e a Comp foi eleita como atlética-destaque. Veja no fim da matéria a classificação geral com todas as atléticas e suas respectivas pontuações, além dos principais atletas do torneio.
Campeã desde 2014, a Engenharia conquistou 303 pontos nessa edição, apenas sete a menos em comparação com a Olimpíada de 2023. A equipe foi finalista em oito esportes coletivos: basquete masculino, futebol de campo, peteca masculina e vôlei masculino, além dos dois naipes do handebol e do futsal. Foram cinco títulos, todos masculinos: basquete, handebol, futsal, futebol de campo e peteca. O Leão ainda conquistou um bronze com a peteca feminina.
Além disso, a Engenharia também acumulou medalhas nas modalidades individuais: a atlética foi campeã geral da natação e do tênis de mesa, ambos no masculino e no feminino. Outros títulos vieram no xadrez feminino e no team cheer. O judô também somou duas pratas gerais, mesma posição do atletismo feminino. Por fim, os bronzes gerais no atletismo masculino e no tênis de campo representam as principais modalidades em que o Leão somou pontos e, principalmente, medalhas.
O top-5 foi o mesmo da última edição, sem mudanças nas posições das equipes. A Monetária conquistou cinco pontos a mais em relação ao ano passado, impulsionada pelas conquistas do vôlei masculino e pela liderança geral no judô e no tênis de campo, também masculinos.
Já a Medicina, que somou os mesmos 210 pontos da última edição, foi a campeã geral do atletismo em ambos os naipes, e também conquistou os títulos da peteca feminina e dos dois torneios de E-Games. Já Educa e Agrárias tiveram menores pontuações em relação ao ano passado, mas as duas torcidas ainda comemoraram bastante. A Educa foi campeã geral do judô feminino, e no mesmo naipe levou os títulos no vôlei, handebol e futsal. Já a Agrárias conquistou o ouro no torneio de tênis de campo masculino.
A sexta colocada, Computação, levou o prêmio de atlética-destaque para a sua sala no Bloco 1B. Com vices no E-Games e no futsal, ambos masculinos, a Atlética do Lobo somou 126 pontos, 23 a mais do que no ano passado, e subiu duas posições em relação à Olimpíada de 2023.
Comp diminuiu a diferença em relação ao quinto colocado: no ano passado, eram 68 pontos, e nesse ano, foram apenas 24 | Foto: Laura Malavolta
Outras atléticas que mostraram grande evolução em relação à última Olimpíada foram Aplicada e Biológicas. O Canguru, que havia somado 71 pontos no ano passado, fez 22 pontos a mais nessa edição e alcançou os 93 pontos. A equipe subiu duas posições: de 13º para 11º na tabela geral. Já o Dragão conquistou 16 pontos a mais, atingiu os 83 de pontuação e subiu uma posição: de 14º para 13º.
O Direito foi a atlética que mais evoluiu na questão de pontuação em relação à Olimpíada de 2023. O Guará conquistou 112 pontos no ano passado, mas ficou com 88 pontos na tabela final de 2023, atingindo a 11ª posição, por conta de uma punição de menos 24 pontos. Em 2024, a equipe conquistou 36 pontos a mais, e subiu quatro posições, terminando a competição em sétimo lugar.
Lista dos atletas-destaque da Olimpíada UFU 2024
Para essa edição da Olimpíada, os atletas eleitos como os melhores de cada partida pela arbitragem recebiam um tirante como premiação pelo seu desempenho no jogo, e quem recebeu mais votos em cada modalidade foi eleito como atleta-destaque. Veja a seguir a lista dos atletas que foram eleitos como os destaques da Olimpíada UFU 2024:
Atletismo: Luciana Alves de Medeiros (Medicina) e Valter Lucas (Educa)
E-Games: Amanda Passagem Ridencio (Monetária) e Ronaldo Leite Simões Junior (Medicina)
Judô: Ana Júllia Batista Lucas (Educa) e Alandete Araújo Silva (Engenharia)
Natação: Camila Oliveira Cesário (Engenharia) e Guilherme Lisboa de Faria (Monetária)
Tênis de campo: Ana Clara Farias Thiago (Direito) e Matheus Estêvão de Oliveira (Agrárias)
Tênis de mesa: Yasmin de Goes Martins (Engenharia) e Thiago de Souza Campisi (Engenharia)
Xadrez: Lesly Viviane Montúfar Berrios (Engenharia) e Rodrigo Machado Borges Filho (Direito)
Basquete: Daniella Gomes Oliveira (Humanas) e Pedro Augusto Souza Silva (Moca)
Futebol de campo: Cláudio Honorário da Silva Filho (Educa)
Futsal: Alícia Amália Simões (Fisio) e Guilherme Augusto Martins Borges (Engenharia)
Handebol: Saymon Cristopher Elias (Artes) e Ana Flávia dos Reis Buiatti (Educa)
Peteca: Gabrielle de Ávila Augusto (Medicina) e Guilherme Guido Geraldo Neto (Engenharia)
Vôlei: Diany Nachelly Pereira (Educa) e Régis Ezaias da Silva (Monetária)
Team Cheer: Kauê Malta de Carvalho (Sexy Lions - Engenharia)
Cheer Dance: Livia Stefany Ferreira da Costa (Furious - Educa)
Classificação geral da Olimpíada UFU 2024*
1º lugar: Engenharia - 303 pontos
2º lugar: Monetária - 231 pontos
3º lugar: Medicina - 210 pontos
4º lugar: Educa - 188 pontos
5º lugar: Agrárias - 150 pontos
6º lugar: Computação - 126 pontos
7º lugar: Direito - 124 pontos
8º lugar: Fisio - 122 pontos
9º lugar: Exatas - 109 pontos
10º lugar: Artes - 96 pontos
11º lugar: Aplicada - 93 pontos
12º lugar: Humanas - 91 pontos
13º lugar: Odonto - 88 pontos
14º lugar: Biológicas - 83 pontos
15º lugar: Moca - 69 pontos
16º lugar: Infernal - 64 pontos
17º lugar: Psicologia - 62 pontos
18º lugar: Gnomada - 37 pontos
* Classificação geral com base no boletim oficial final da Olimpíada UFU 2024, divulgado pela DIESU nesta segunda-feira (11).
Comentários