Atlética do Javali promoveu a integração por meio de modalidades que, apesar de não fazerem parte da Olimpíada UFU, são muito queridas dentro do mundo universitário
Por Felipe Pirovani
Apesar de não serem esportes que constam na vasta lista da Olimpíada Universitária UFU, a sinuca e o truco são jogos presentes na vida da grande maioria dos estudantes universitários. É raro frequentar algum estabelecimento no entorno da faculdade que não contenha ao menos uma mesa de sinuca ou quatro pessoas em volta de um baralho gritando.
Pensando nisso, a Agrárias, que conta com os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, promoveu um evento para que os alunos pudessem se integrar em um dos melhores ambientes que uma cidade universitária pode proporcionar: o bar.
Assim, na sexta-feira (17), os discentes se reuniram no Flex Bar para disputarem os torneios de truco e sinuca. Ambas modalidades começaram logo no mata-mata, em que a dupla que saísse perdedora da melhor de três partidas era eliminada da competição.
De milho em milho, a galinha enche o papo
Da maneira mais tradicional possível, a Agrárias contou os tentos da partida com feijões, mas isso trouxe um pequeno problema para este modelo de marcar a pontuação: a empolgação dos atletas. O truco é uma modalidade que exige muita persuasão: você pode até estar sem nada na mão, mas um “truco” ou um “seis” bem gritado pode te trazer uma excelente bonificação, ou a sua ruína.
O tempo ia passando, os jogadores ficavam cada vez mais confortáveis com o jogo e não era incomum ver feijões caindo ou alguém sempre falando “não bate na mesa”. Porém, era inevitável. O aluno Gabriel Alão, da Medicina Veterinária, que chegou até a semifinal do campeonato, revelou o segredo para o êxito na partida: “quem ‘corre’ menos, perde mais”.
Cada dupla utiliza a estratégia que desejar, mas na partida que eliminou Gabriel e Douglas, seu parceiro de equipe, , a emoção ficou à flor da pele. Com as três quedas contando com reviravoltas e viradas, no último tento da última queda, o jogo estava 11 a 11 e, após garantir a primeira rodada, Maria Luiza e sua dupla de jogo (e de vida) Mateus Batista, ainda tinham uma manilha na mão, carimbando o passaporte para a final.
Desapontado após a derrota, Douglas afirmou que truco era sorte e não tinha muito o que fazer. “O adversário jogou bem e mereceu a vitória, saiu com as cartas certas na hora certa”, completou.
Tem que respeitar o presidente
Ser presidente de uma atlética não é uma atividade fácil. O cargo requer um nível de responsabilidade e compromisso e, além de ter que aguentar os problemas da instituição, o presidente é a pessoa para qual todos olham. Leonardo Pimenta, mais conhecido como “Marreta”, tinha a missão de fazer bonito na competição, até porque ele era o encarregado de tudo aquilo.
Como um bom líder, o “presida” não fez feio e chegou na final de ambos os esportes. Na sinuca, ao lado de Maicon Douglas, os companheiros do curso de Agronomia fizeram uma final eletrizante contra Alexander Domini e Mateus Batista, ambos da Zootecnia.
A dupla da Agronomia começou perdendo a final, que foi no modelo de melhor de cinco partidas, mas conseguiu se reerguer e tomar a frente do placar, abrindo 2 a 1. Porém, os zootecnistas mostraram que não entendem apenas da criação e conservação de animais e viraram o jogo, levando o troféu de campeão para casa.
Depois da derrota na sinuca, foi a hora de partir para a mesa do baralho. Marreta agora havia trocado seu parceiro, fazendo dupla com Igor Mialich. Porém, algo permanecia em comum, O seu adversário novamente era Mateus, que agora estava acompanhado de sua esposa, Maria Luiza.
Em uma disputa que o bar parou para assistir, o presidente mostrou que entende do assunto e levou o troféu para casa, se tornando bicampeão do torneio de truco do Inter Agrárias. Ele afirmou que o trabalho para promover a integração e o evento valeu muito a pena.
Resultados
Sinuca:
Campeões: Alexander Domini e Mateus Batista
Vice-campeões: Leonardo Pimenta e Maicon Douglas
Truco:
Campeões: Leonardo Pimenta e Igor Mialich
Vice-campeões: Maria Luiza e Mateus Batista
Lembrando que o Inter Agrárias não acaba por aqui! Nos próximos dias, postaremos um texto de como foi a disputa do futsal, então fiquem ligados no site e nas redes sociais do ARQ UFU!
Comments