top of page

Calor intenso e barulho das baterias são destaques do vôlei feminino na Olimpíada UFU 2024

Atualizado: 1 de out.

Primeira fase da competição contou com jogos para todos os gostos


Por Fernanda Pugliero


A Olimpíada UFU 2024 teve início no último final de semana (21 e 22), com a primeira fase do vôlei feminino disputada na quadra do Sesi Gravatás. As partidas contaram com dois sets de 25 pontos, e em caso de empate, um terceiro set com 15 pontos.


No primeiro dia ocorreram três jogos da primeira fase, começando às 9h10 e terminando às 17h. Já no dia seguinte, foram os seis jogos restantes, com início às 8h e término às 19h30.   


Artes X Infernal


No primeiro jogo de vôlei feminino da nova Atlética Infernal, a torcida marcou presença com muita cantoria, animando e incentivando as atletas durante a partida. Mesmo assim, a Artes levou a melhor e venceu por 2 a 0. 


O primeiro set foi disputado ponto a ponto na maior parte do jogo, mas a Artes abriu vantagem e finalizou com o placar 25 a 15. No segundo set, a Infernal abriu alguns pontos à frente no início, porém o Arlequim conseguiu alcançar e terminou mantendo-se no saque nos últimos sete pontos da partida, com o resultado final de 25 a 19.


A atleta destaque do jogo, Jordanna Lima, comentou sobre como o time retornou para a partida. “No início do segundo set, houve um erro: a gente trocou nossa ponteira de posição com a oposta, e elas nunca tinham jogado nessas posições”. Por fim, a estudante de Teatro ainda pontuou que a equipe sempre procura se divertir dentro de quadra, o que ajudou o time a retomar o resultado.


Humanas x Biológicas


No último jogo do sábado, a Humanas conseguiu sair com a vitória por 2 a 0, tendo o controle da partida nos dois sets, e abrindo uma vantagem considerável no segundo. No primeiro set, o resultado final foi 25 a 17, e no segundo, 25 a 6.


Bárbara Martins, estudante de Pedagogia, falou sobre o desempenho da equipe após a Pantera vencer a segunda parte com grande diferença de pontos. “A gente vem treinando forte, e esse segundo set é o que estamos jogando agora, foi o nosso melhor”. 


A atleta também comentou sobre o barulho durante o jogo. “O primeiro set foi mais um treinamento, até acostumar com a quadra e com o barulho das baterias, que acaba deixando a gente um pouco desnorteada e dificulta escutar o que a outra está falando”.


Medicina x Gnomada


Em mais um jogo com muito entusiasmo da torcida e o barulho da bateria durante todo o jogo, a Medicina venceu por 2 a 0. As atuais campeãs da competição conseguiram abrir vantagem no início dos dois sets, e mesmo com a Gnomada tentando buscar, a Medicina saiu com a vitória no primeiro set por 25 a 16 e no segundo por 25 a 17.


Durante toda a partida, as equipes conversavam muito entre si para alinhar-se durante o jogo. No segundo set, a camisa 9 da Gnomada, Nicolly Dias Luciano, sentiu dor no dedo após uma jogada e precisou sair por uns minutos para recuperar-se. Para finalizar, as atletas da Medicina ainda aproveitaram quando a equipe adversária pediu tempo para cantar parabéns para uma de suas companheiras.


Monetária x Exatas


Com dois sets parecidos, a Monetária comandou a partida do início ao fim e venceu por 2 a 0. No início da segunda parcial, o Tamanduá abriu 13 pontos seguidos para cima da Exatas, o que deu uma grande vantagem. O primeiro set terminou em 25 a 9 e o segundo 25 a 3.


A Exatas teve grande dificuldade na recepção de saques e para completar jogadas. Mesmo assim, o técnico da equipe não deixou de apoiar e auxiliar as atletas durante todo o jogo. No fim do segundo set, o treinador do Gorila ainda levou um cartão amarelo por uma substituição indevida. 


Fisioterapia x Odontologia


O jogo mais disputado da primeira fase terminou após três sets, com duração total de 1h20. Ambas as equipes deram show dentro de quadra, e a atual terceira colocada da competição não facilitou para o Panda, com rallies intensos e disputa ponto a ponto.


O calor excessivo e o barulho de três baterias tocando ao mesmo tempo atrapalhou algumas atletas em alguns aspectos: concentração, diálogo durante o jogo com as companheiras e até mesmo na provocação da equipe adversária. 


O primeiro set foi muito disputado, deixando as torcidas apreensivas sem saber quem venceria no final, terminando com o placar de 25 a 23 para a Fisio. Na segunda parcial, a Odonto buscou ganhar para se manter viva na competição e venceu por 25 a 16. Já no desempate, a Fisio voltou recuperada da derrota e conseguiu a vitória por 15 a 8.


Jamile Vitória Herdina, da Atlética do Crocodilo, comentou sobre o jogo, destacando que era uma das partidas mais difíceis, e exaltando a confiança que a equipe conquistou após a classificação. “A gente estava bem receosa com esse jogo, porque sabíamos que seria difícil, mas a gente treinou muito. Precisamos ter um mental muito forte para conseguir vencer”, completou.


Agrárias x Computação


Mais um jogo muito disputado desde o apito inicial, que precisou de um terceiro set para desempatar, terminando em 2 a 1 para a Computação. A bateria da equipe vencedora fez festa fora de quadra para incentivar as atletas, com muita música e até mesmo provocações para a equipe adversária. 


No primeiro set, a Agrárias saiu na frente. O Javali tomou uma virada no meio do jogo, mas conseguiu se recuperar e fechou a primeira parte com a vitória por 25 a 18. Já no segundo set, a Computação veio focada e empatou a partida, finalizando com o placar de 25 a 21. No último set, as atletas da Comp voltaram determinadas e, com muito apoio da torcida, venceram o tie-break por 15 x 12.   


Engenharia X Moca


No segundo jogo do domingo, a quadra do Sesi Gravatás foi dominada pela torcida do Leão, com muitas bandeiras e a bateria Charanga. Isso  agitou o jogo do começo ao fim, e a Engenharia saiu com a vitória por 2 sets a 0. A equipe da Moca apresentou certa dificuldade no passe e acabou perdendo por 25 a 5 no primeiro set e 25 a 14 no segundo.


A estudante de Engenharia Química, Yasmin Giacomo, permaneceu no saque por 14 pontos seguidos e declarou como se sentiu no momento. “A gente entrou muito focada no jogo. Quando cheguei no saque, a torcida começou a gritar para me incentivar e fiquei muito feliz. Eu fui sacando e simplesmente parecia que tudo se encaixava”.  


Resultados do fim de semana:


Artes 2 x 0 Infernal (25 x 15 / 25 x 19)

Educa 2 x 0 Psicologia (25 x 13 / 25 x 7)

Humanas 2 x 0 Biológicas (25 x 17 / 25 x 6)

Monetária 2 x 0 Exatas (25 x 9 / 25 x 3)

Engenharia 2 x 0 Moca (25 x 5 / 25 x 14)

Medicina 2 x 0 Gnomada (25 x 16 / 25 x 17)

Fisioterapia 2 x 1 Odontologia (25 x 23 / 16 x 25 / 15 x 8)

Computação 2 x 1 Agrárias (18 x 25 / 25 x 21 / 15 x 12) 

Direito 2 x 0 Aplicada (25 x 17 / 25 x 13)


Confrontos da repescagem (28/09):


Aplicada x Infernal

Moca x Exatas

Odontologia x Biológicas

Psicologia x Agrárias


0 comentário

Comments


bottom of page